8 Séries Literárias que Estou Lendo no Momento (2020)


Se você, como eu, começa a ler uma nova série literária quando mal chegou na metade da série que estava lendo antes, este post é para você. Separei uma lista especial de todas as sagas que estou lendo no momento e o que estou achando de cada uma delas.
Além disso, achei que era um bom momento para atualizar uma lista similar que fiz em 2016. Para saber as séries que eu estava lendo há quatro anos atrás, é só clicar aqui.

1. A Roda do Tempo, de Robert Jordan e Brandon Sanderson

Bom, ainda estou lendo a série "A Roda do Tempo", escrita pelos mestres Robert Jordan (já falecido) e Brandon Sanderson. São 14 volumes no total e cada livro tem, mais ou menos, mil páginas. Isso, somado ao fato de que as traduções para o português demoram muito para chegar, fazem com que seja uma série que venho lendo há, pelo menos, cinco anos. 
Trata-se de uma Alta Fantasia épica com um universo tremendamente bem detalhado e muitos personagens (incríveis e memoráveis), que mistura Renascentismo, matriarcado e Era Industrial.
A série começa em Dois Rios, um distrito quase esquecido do país de Andor. Uma Aes Sedai, Moiraine, e seu escudeiro Lan, chegam à vila de Emond, secretamente cientes de que os servos do Escuro estão procurando um jovem que mora na área. Moiraine é incapaz de determinar qual dos três jovens (Rand al'Thor, Matrim Cauthon ou Perrin Aybara) é o Dragon Renascido.
Depois disso, os protagonistas são frequentemente divididos em diferentes grupos e perseguem missões diferentes em relação à causa do Dragão Renascido, às vezes a milhares de quilômetros de distância. Enquanto lutam para unir os vários reinos contra as forças do Escuro, sua tarefa é complicada pelos governantes das nações que se recusam a perder sua autonomia; pelos fanáticos que se denominam "os Filhos da Luz", que não acreditam nas profecias; e pelos Seanchan, os descendentes de uma colônia há muito perdida do império de Artur Hawkwing. Os Aes Sedai também se dividem em como lidar com o Dragão Renascido.
Veja, abaixo, as resenhas dos volumes que li até agora. Faltam 8 para terminar!
Já Li #32 - A Roda do Tempo, vol.5: As Chamas do Paraíso, de Robert Jordan
Sugestão de Leitura | A Roda do Tempo, vol.6: O Senhor do Caos, de Robert Jordan

2. Mistborn: Segunda Era, de Brandon Sanderson
Antes de começar a falar sobre esta série, quero contextualizar a Primeira Era de Mistborn para quem não a conhece. A premissa da série é que existem algumas pessoas que são alomânticas, ou seja, elas podem controlar metais e extrair poder deles. Cada metal tem uma função específica: estanho aguça os sentidos, peltre fortalece o corpo, ferro e aço empurram e puxam metais próximos, e assim por diante. Ao longo dos três primeiros livros que compõem a Primeira Era, todos os metais e seus respectivos poderes nos são apresentados, bem como suas consequências para a sociedade da época. Foi uma das melhores séries que já li e, por isso, fiquei muito empolgada quando Sanderson lançou a Segunda Era.
Este série começa trezentos anos depois do término da Primeira Era. A principal mudança que ocorreu no fictício mundo de Scadrial, onde se passa a estória, foi o surgimento da energia elétrica e os progressos tecnológicos que vieram com ela. As personagens principais da primeira trilogia - Kelsier, Vin e Elend - são referenciados de forma indireta. Quem leu a Primeira Era percebe mais claramente quais são as influências e as consequências de seus atos neste novo mundo. 
Uma outra mudança significativa na sociedade de Scadrial é que, agora, alomânticos e feruquemistas começaram a casar entre si, originando os duplonatos, ou seja, pessoas que detêm os dois poderes através dos metais. Também surgem novas ligas de metal - afinal, a tecnologia evoluiu - e, com isso, novos poderes. Brandon Sanderson conseguiu ampliar o sistema mágico de Mistborn de forma bastante coerente e sólida, o que deixou esta série ainda mais interessante.
Falta somente o último volume da quadrilogia, "The Lost Metal", ainda em andamento. Veja, abaixo, as resenhas dos outros três livros:

3. O Problema dos Três Corpos, de Cixin Liu

Esta série é para os iniciados em ficção-científica já que traz uma mistura de Física, Matemática, invasão alienígena e futuro. Durante a Revolução Cultural da China, a astrofísica Ye Wenjie vê seu pai ser morto e sua família ser banida da sociedade chinesa, devido suas relações com a Ciência e o Conhecimento. Depois, ela é traída, vai presa e conhece dois físicos militares (Yang Weining e Lei Zhicheng) que a recrutam para um projeto secreto. O projeto consiste em interceptar os sinais de satélite do governo chinês para um boicote da tal Revolução, mas Ye acaba enviando um sinal para seres extraterrestres, que estão a caminho da Terra atendendo ao "chamado" dela. Estes seres demorarão 450 anos para chegar aqui e, enquanto isso, a Humanidade se prepara para o que está por vir.
Agora, só me falta ler o último volume da trilogia, publicado recentemente com o título de "O Fim da Morte", e vocês podem acessar as resenhas dos dois primeiros livros:

4. A Saga do Bruxo Geralt de Rívia, de Andrzej Sapkowski

Essa série comecei há pouco tempo e é composta de seis livros, então ainda tenho um longo caminho pela frente. Polonês, Sapkowski rapidamente ganhou fama em seu país com seu trabalho de Fantasia, que já foi adaptado para games e para o Netflix. 
O protagonista bruxo é Geralt de Rivia. Nos trabalhos de Sapkowski, "bruxos" são caçadores de bestas que desenvolvem habilidades sobrenaturais ainda jovens para combater demônios e monstros. Ele viaja pelo Continente aceitando os trabalhos que aparecem e é um dos últimos bruxos que ainda estão vivos e, por isso, sua fama o precede onde quer que vá.
Por enquanto, só li o primeiro volume da saga (depois de assistir a série do Netflix) e a resenha pode ser acessada aqui: Já Li #112 - A Saga do Bruxo Geralt de Rívia, Vol.1: O Último Desejo, de Andrzej Sapkowski

5. Arquivos Têmis, de Sylvain Neuvel

Uma das melhores séries de ficção-científica que já li e estou ansiosíssima para ler o último volume da trilogia, finalmente lançado no Brasil. 
"Arquivos Têmis" é uma trilogia de ficção-científica que parte do pressuposto de que uma civilização alienígena deixou na Terra, há cinco mil anos atrás, partes de um robô que se completariam formando uma arma com poder destrutivo nunca antes visto. Não sabemos se esta arma foi deixada como defesa para a Humanidade contra algum mal vindo do Universo ou se a própria raça alienígena virá buscá-la em algum momento. Também não sabemos se a tal raça retornará à Terra e com qual intenção.
O grande trunfo de Neuvel é seu estilo de escrita maravilhoso. Ele mistura vários formatos diferentes em sua narrativa, de relatórios científicos a diálogos perfeitos, e o ritmo do enredo é de tirar o fôlego. Eu devorei os dois primeiros volumes desta trilogia e eu super recomendo que você navegue nas resenhas abaixo:

6. Scythe, de Neal Shusterman

Adoro a premissa desta série de Neal Shusterman. Na trilogia Scythe, num futuro bem distante, a Humanidade chegou em um nível tão utópico que não há mais mortes de causas naturais. Assim, para controlar a população mundial e evitar que exista pobreza ou miséria, existem os Ceifadores. Os Ceifadores são pessoas treinadas para matar, seguindo estatísticas, orientações e regras do Conclave, uma entidade completamente separada do governo e da política, com poderes plenos. Além disso, a governo/política, na realidade, é uma Inteligência Artificial altamente especializada chamada Nimbo-Cúmulo.
A saga começa quando o Ceifador Faraday recruta Rowan e Citra para serem seus sucessores e eles logo percebem que a sociedade dos Ceifadores tão é tão binária quanto parecia a princípio. Já li o primeiro volume da trilogia e a resenha pode ser lida aqui.

7. O Trono de Vidro, de Sarah J. Maas

Também tenho uma longa jornada pela frente aqui, já que é série é composta de sete livros. sendo que um deles é dividido em dois volumes. Atualmente, estou lendo o terceiro. 
A protagonista da saga é Celaena Sardothien, uma assassina contratada pelo Rei de Adarlan para se livrar de seus inimigos, em troca de uma duvidosa liberdade das minas de Endovien, onde Celaena era submetida a um trabalho escravo. A crueldade do Rei logo incomoda a assassina que, não vendo outra saída para sua situação miserável, aceita o posto na côrte, enquanto desenvolve relacionamentos com a princesa Nehemia, com o capitão da guarda Chaol e com o príncipe herdeiro Dorian.
Ao longo da leitura, o universo fantástico desta saga vai aparecendo e ganhando força. Assim, sabemos que Celaena não é humana, e sim, feérica, e ela mesma é a rainha perdida de Erilea, um povo mágico que foi exterminado pelo próprio Rei Adarlan.
É possível conferir aqui no blog as resenhas dos dois primeiros volumes:

8. Tetralogia Skyward, de Brandon Sanderson

A promessa de Brandon Sanderson é que a tetralogia "Skyward" seja finalizada em 2022. Enquanto isso, já podemos conferir os dois primeiros volumes da saga, sendo que o segundo ainda não foi traduzido para o português.
Spensa é uma garota de 17 anos que faz parte de um grupo de humanos refugiados que vivem em um mundo em ruínas chamado Detritus, sob ataque constante de alienígenas misteriosos chamados Krell. Spensa sonha em seguir os passos de seu falecido pai, um piloto de caça da Força de Defesa Desafiadora (FDD). No entanto, ela é impedida de qualquer chance de se tornar uma, porque seu pai abandonou seu voo na infame Batalha de Alta, que terminou com seus próprios companheiros abatidos. Como uma boa protagonista feminina, Spensa não se conforma com a recusa que recebe e busca maneiras de tornar-se uma pilota mesmo assim. Em sua jornada, ela conhece o robô M-bot, uma Inteligência Artificial maravilhosa que faz o leitor se apegar rapidamente.
Eu amei a leitura do primeiro volume, do começo ao fim, e estou super ansiosa para ler o que vem a seguir. Afinal de contas, vocês sabem que sou a fã oficial do Brandon Sanderson e jamais poderia deixar de homenageá-lo.
Para ler a resenha do primeiro volume, clique aqui.

Uau, esse post ficou longo, mas valeu a pena! Espero que você tenha encontrado inspirações para suas próximas leituras. (:

0 Comments