Um guia sobre o universo Cosmere, de Brandon Sanderson

 

Neste post, saudosa como estava de ler o rei supremo Brandon Sanderson, resolvi escrever um guia rápido sobre os livros que fazem parte do universo Cosmere, em ordem cronológica, para você entender mais sobre a incrível imaginação dele, dono absoluto do meu coração de leitora de fantasia.

O Cosmere é um universo fictício, onde vários dos livros de Brandon Sanderson acontecem. Como resultado, os livros ambientados no Cosmere compartilham as regras básicas de magia, e alguns personagens de um mundo farão aparições em outros mundos. Apesar das conexões, Brandon deixou claro que não é necessário nenhum conhecimento do Cosmere mais amplo para ler, entender ou desfrutar de livros. A origem comum do Cosmere gira em torno de Adonalsium, o poder da criação, que foi quebrado em dezesseis pedaços chamados Shards, em um evento conhecido como Shattering of Adonalsium. Os Shards são efetivamente deuses, e a magia é derivada de seu poder.
Se você quiser mais sobre a magia do Cosmere, sugiro este post: As Três Leis de Brandon Sanderson

Para você conhecer este universo, separei os livros em ordem cronológica de eventos, mas que podem ser lidos separadamente também. Clique nos links dos livros para ler as resenhas de cada um

1. Trilogia A Saga Mistborn, Primeira Era 
As histórias começam em Scadrial, que é um dos dezesseis pedaços (Shards) que mencionei acima, e tanto sua magia quanto seu poder são derivados da Preservação e Ruína. O Poço da Ascensão, que é também o título do segundo volume desta trilogia, mostra que Ruína está presa neste Poço, depois de ter sido traída por Preservação, e uma vez que seja liberada do Poço, irá destruir Scadrial. A trilogia, então, narra a história de Kelsier e Vin, tentando evitar que isso aconteça, ao mesmo tempo que precisam aprender a lidar com seus poderes alomânticos (eles extraem poder dos metais, e cada metal proporciona um poder diferente).
Recomendo muito essa trilogia.

2. Warbreaker (volume único) - resenha aqui
A seguir, temos a história que acontece em Nalthis, que foi formado a partir do Shard de Legado. Para o sistema fantástico do enredo, Sanderson criou um poder que extrai propriedades das cores e, além disso, que a alma contendo estes poderes pode ser transmitida (voluntariamente) a outra pessoa através da respiração. 
As protagonistas de "Warbreaker" são duas irmãs, Siri e Vivenna. Siri e Vivenna lutam para que não haja guerra entre os reinos, daí o nome da obra, mas elas fazem isso de forma diferente. Siri usa seu lado rebelde e questionador para tirar o Deus-Rei, com quem é obrigada a se casar, de sua zona de conforto e, por causa da influência dela, o Deus-Rei começa a investigar seus padres de confiança. Vivenna, sempre controlada e dona de si, se vê às portas da prostituição e da inanição e muda radicalmente seus valores e conduta. Vivenna, em certos sentidos, é mais interessante que Siri, mas ambas são personagens femininas maravilhosas.

3. Os dois primeiros volumes de Stormlight Archive - Os Relatos das Guerras das Tempestades
Observação irrelevante: detestei a tradução que fizeram do nome da saga. 
Vol. 1: O Caminho dos Reis | Vol. 2: Words of Radiance (ainda não publicado em português)
As histórias desta saga, que é composta por quatro livros publicados e outros seis que estão planejados por Sanderson, se passa em Roshar. Este lugar foi gerado pelos Shards de Honra e Cultivo e é aqui que Cosmere começa a ficar denso. 
"The Stormlight Archive" se passa no mundo de Roshar, um planeta que tem três luas e sofre tempestades absurdas de tempos em tempos, que mata centenas de milhares de pessoas a cada vez que acontece e deixa destruição pelo caminho. Originalmente, o planeta era comandado por dez nações, chamadas de "Silver Kingdoms" mas estas dez nações já se dividiram e reagruparam em muitas outras.
Além disso, há uma divisão de classes baseada na cor dos olhos, onde os nobres são aqueles que tem olhos claros. Quanto mais clara a cor do seu olho, mais privilegiado você é, e vice-versa.
Esta saga é para quem gosta de Alta Fantasia.

4. Elantris (volume único) - resenha aqui
Elantris, um dos meus preferidos de Sanderson, acontece em Sel, criada a partir das Shards de Devoção e Domínio. Os eventos de Elantris ocorrem predominantemente no país de Arelon e é contada sob três perspectivas: Príncipe Raoden, Princesa Sarene e Gyorn Hrathen. Raoden é o príncipe herdeiro de Arelon e o primeiro na fila para herdar o trono de seu pai, o rei Iadon. Ele está noivo da princesa Sarene, na esperança de que seu casamento fortaleça os laços entre seus países em face da agressão externa do Império Fjorden, do qual Hrathen vem.
Os Elantris tem cabelos brancos brilhantes e pele "prateada metálica" e parecem brilhar com uma luz interior. Eles tem um incrível poder de cura, são praticamente imortais, tem sangue prateado e são os soberanos de Sel. Para extrair o poder de AonDor (que é o depositório de magia do Cosmere), eles fazem runas no ar, e cada runa tem um significado e propósito.
Super recomendo a leitura.

5. Os outros dois livros de Stormlight Archive - Os Relatos das Guerras das Tempestades
Vol. 3 - Oathbringer | Vol. 4 - Rhythm of War (ainda não publicados em português)

6. Trilogia A Saga Mistborn, Segunda Era
Este livro começa trezentos anos depois do término da Primeira Era. A principal mudança que ocorreu no fictício mundo de Scadrial, onde se passa a estória, foi o surgimento da energia elétrica e os progressos tecnológicos que vieram com ela. As personagens principais da primeira trilogia - Kelsier, Vin e Elend - são referenciados de forma indireta. Quem leu a Primeira Era percebe mais claramente quais são as influências e as consequências de seus atos neste novo mundo.
Uma outra mudança significativa na sociedade de Scadrial é que, agora, alomânticos e feruquemistas começaram a casar entre si, originando os duplonatos, ou seja, pessoas que detêm os dois poderes através dos metais. Também surgem novas ligas de metal - afinal, a tecnologia evoluiu - e, com isso, novos poderes. Brandon Sanderson conseguiu ampliar o sistema mágico de Mistborn de forma bastante coerente e sólida, o que deixou esta série ainda mais interessante.
Também super recomendo a leitura.

7. e 8. The Lost Metal e White Sand (volumes únicos)
(ainda não publicados em português)
"The Lost Metal" também acontece no mundo de Mistborn, mas com outros personagens e outra narrativa, que não tem conexão direta com as trilogias. Os alomânticos tem sido sequestrados pelo senador Wax, e a detetive Marasi começa uma investigação para prendê-lo, uma vez que o senador visa fazer oferendas à Ruína com o poder deles.
"White Sand" é a única HQ deste guia, a história acontece em Taldain, criada pela Shard da Autonomia. Há quem diga que esta história é a primeira do Cosmere, já que Sanderson escreveu ela antes de todos os outros livros, em um rascunho há muito perdido. Contudo, como o rascunho foi reescrito por ele, muito depois, e ainda adaptado para HQ, o próprio Sanderson não vê mais essa obra como o início.
Aqui, o poder é telecinético através da manipulação da areia branca. 

9. Tress, A Garota do Mar Esmeralda (volume único)
Este livro acontece em Lumar, e tem uma energia diferente dos demais, uma vez que tem um enredo mais contos-de-fada. Em Lumar, existem as criaturas chamadas aethers, que existem antes do evento do Adonalsium que explico ali no primeiro parágrafo. Ele narra a jornada de Tress enquanto ela viaja pelo mundo de Lumar para resgatar seu amado, Charlie, depois que ele é sequestrado pela Feiticeira.
Já comprei este livro e, muito em breve, teremos resenha dele.

10. Yumi and the Nightmare Painter (volume único)
(ainda não publicado em português)
Por fim, acontece em UTol a última história do Cosmere. UTol foi criado a partir da Shard de Virtude. As protagonistas, Yumi e Nikaro, tem o poder de convocar espíritos, e só mulheres tem este poder. 

Por enquanto, é isso! Sanderson é um escritor muito produtivo e imaginativo, então outras obras do Cosmere já estão em andamento. Recomendo muito que vocês façam parte de todo esse universo porque é incrível, vocês não vão se arrepender! (:

0 Comments