Sugestão de Leitura | Skyward - Conquiste as Estrelas, de Brandon Sanderson


Quem acompanha o blog sabe que meu escritor preferido de Fantasia é Brandon Sanderson. Depois de alguns livros que não me fisgaram como eu gostaria, ele retorna com o ótimo "Skyward - Conquiste as Estrelas"

Já falei tanto sobre o Brandon Sanderson aqui no Perplexidade e Silêncio que vou me dar o direito de pular a tradicional "introdução ao autor" de início de post. No final desta resenha, listei todas as menções a ele que fiz, tem bastante coisa para você navegar.

"Skyward - Conquiste as Estrelas" é o primeiro volume do que será uma tetralogia sobre a incrível personagem feminina Spensa Chaser, codinome Spin. O livro se passa em um planeta chamado Detritus, onde os seres humanos buscam refúgio em cavernas dos ataques de alienígenas chamados Krell. Detritus é envolto em satélites quebrados, claraboias, pedaços de metal e outros itens de tecnologia antiga e esquecida. Os Krell se aproveitam desta órbita poluída para atacarem os humanos de surpresa.

Para combater os Krell, existe a Força de Defesa Desafiadora (FDD). O maior sonho de Spensa é se tornar piloto da FDD, assim como seu pai foi. Todos os seus estudos e todo o tempo que dispõe são dedicados exclusivamente a este objetivo. Além disso, Spensa é muito belicosa, como uma das outras personagens a irá definir num dado momento da estória, e só fala em "esmagar o cérebro do inimigo e beber seu sangue". Aqui, faço um adendo sobre Spensa: ela é uma personagem feminina já fruto dos novos tempos e da luta feminista. Ela é retratada como violenta, impulsiva e ambiciosa, traços que, antes, eram destinados apenas para as personagens masculinas. Eu diria que Spensa poderia ser a irmã mais nova da Capitã Marvel.

Porém, Spensa é discriminada em Igneo, a principal cidade de Detritus, por causa de seu pai. Ele era um dos mais talentosos pilotos da FDD mas, na Batalha Alta, a mais histórica batalha contra os Krell, ele fugiu no meio do combate e foi abatido pelo seu melhor amigo, Cobb, a pedido da lider de vôo Ironsides. Ironsides queria dar o exemplo aos demais pilotos, avisando que os covardes morreriam. Assim, todo mundo chama Spensa de "a filha do covarde" e ela só tem um amigo, Lad, que parece não se importar com nada disso. 

Quando ela presta a prova para a FDD, Ironsides é a Almirante e a proíbe de fazer parte da esquadrilha. Cobb, no entanto, intervém, e consegue que Spensa faça, pelo menos, o treinamento básico de vôo. Em paralelo, Spensa encontra uma nave nas cavernas e, com a ajuda de Lad, agora engenheiro, decide colocar a nave de volta à ativa e fazê-la sua.

A nave é uma das personagens mais legais do livro. Ela é dotada de uma inteligência artificial que Spensa chamou de M-Bot. O M-Bot tem uma personalidade deliciosa e faz uma dupla perfeita com Spensa. 

As personagens da esquadrilha de Spensa na FDD também são muito bem escritas e, como sempre digo nos posts sobre Brandon Sanderson, ele é mestre em construir grupos coesos e que parecem pessoas de verdade. E conforme as personagens são abatidas pelos Krell, a leitura fica ainda mais emocionante. E este livro É emocionante. As cenas dos vôos e das batalhas são sensacionais!

O livro tem dois mistérios: a real história por trás do pai de Spensa (que tem um desdobramento surpreendente) e a identidade dos Krell. Brandon deixa perguntas em aberto que serão respondidas nos próximos livros e eu fiquei doida de curiosidade. Além disso, Spensa, assim como seu pai, parece ter um "defeito" que os faz escutar a música das estrelas, e Ironsides quer acabar com este "defeito".

Ouso dizer que este é o melhor livro de Sanderson desde a série Mistborn, Primeira Era. É uma leitura fantástica. Tem muita ação, suspense, fantasia, um pouco de ficção-científica e uma personagem feminina maravilhosa. Eu devorei cada letra de cada página e mal posso esperar pela continuação. Vai Spensa, conquiste as estrelas!

Avaliação do Perplexidade e Silêncio: 

Por favor, conheça mais sobre o trabalho do Rei Brandon Sanderson:

Série Executores
Mistborn, Segunda Era, Vol. 1: A Liga da Lei, de Brandon Sanderson
Mistborn, Segunda Era, Vol. 2: As Sombras de Si Mesmo, de Brandon Sanderson
Mistborn, Segunda Era, Vol. 3: Os Braceletes da Perdição, de Brandon Sanderson

0 Comments