Um Guia sobre os Prêmios Literários mais Interessantes


Receber um prêmio literário é um dos maiores reconhecimentos para um autor. Desde o Prêmio Nobel de Literatura - o mais antigo e mais famoso de todos - até os prêmios criados na era da internet, eles são grandes oportunidades para os leitores conhecerem novas obras. No post de hoje, fiz um guia rápido para você não se perder em meio a tantos prêmios.

Prêmio Nobel de Literatura 
O Prêmio Nobel de Literatura é concedido anualmente, desde 1901, a um destacado autor, de qualquer país, que se destaca por seu trabalho, e é o prêmio literário mais antigo que existe. É um prêmio sueco e recebeu o nome de seu criador, Alfred Nobel. 
O atual detentor do Prêmio Nobel de Literatura é Kazuo Ishiguro, vencedor do prêmio em 2017. 
O prêmio de 2018 será atribuído juntamente com o de 2019 devido a um escândalo envolvendo abuso sexual de um dos membros da comissão julgadora. (artigo em inglês sobre este assunto aqui).
Aqui no blog, tivemos duas resenhas de Kazuo Ishiguro:


Prêmio Pulitzer
O Prêmio Pulitzer é concedido anualmente em vinte e uma categorias. Fundado em 1917, foi originalmente criada por Joseph Pulitzer, ex-editor de jornais. Atualmente é administrado pela Columbia University, em Nova York. O prêmio é concedido por realizações em jornal, revista e jornalismo on-line, literatura e composição musical.
No entanto, o Pulitzer tem sido alvo de críticas ao longo dos últimos anos. Por exemplo, em 2017, Kevin Carter ganhou o prêmio por jornalismo ao tirar uma foto de um menino morrendo de fome no Sudão. Ele tirou a foto, mas não ajudou o garotinho. Desde então, o Pulitzer tem lutado para mudar sua imagem na mídia como um prêmio "frio e cruel". 
Aqui no blog, temos a resenha do seguinte ganhador deste prêmio:

Women’s Prize for Fiction
Premia a melhor ficção completa escrita por mulheres em todo o mundo. Foi criado em 1992, quando um grupo diversificado de jornalistas, revisores, agentes, editores, bibliotecários e livreiros se reuniram em Londres, após o Booker Prize, em 1991, não incluiu nenhuma mulher. O grupo se reuniu para debater as razões pelas quais a proporção de livros escritos por homens era maior que a de livros escritos por mulheres. Ao longo dos anos, foi apoiado por diferentes patrocinadores, que permitem trabalhar em várias iniciativas que os ajudam a continuar a celebrar, honrar e promover a excelente ficção escrita por mulheres de todo o mundo.
Aqui no blog temos a seguinte resenha de livros ganhadores deste prêmio:

Hugo Awards - meu preferido
O Hugo Awards é o prêmio de maior prestígio da ficção científica. Apresentado pela primeira vez em 1953 e depois anualmente desde 1955, o Hugo Awards é votado por membros da World Science Fiction Convention (Worldcon), que também é responsável por administrá-los.
O que não falta neste blog é resenha de ganhador do Hugo Awards. Veja algumas (se eu colocasse todas, a lista não caberia neste post!):

E você, acompanha algum prêmio literário?

0 Comments