5 séries literárias que desisti de ler, parte 3



A vida é muito curta para insistir em um livro que você não está gostando e, por isso, não tenho nenhum problema em desistir de uma leitura e, mais ainda, de uma série que não está me agradando. No post de hoje, separei mais alguns exemplos de séries que não consegui ler até o final.

Para ver as outras séries que desisti de ler, veja os links abaixo:
5 séries literárias que desisti de ler, parte 1
5 séries literárias que desisti de ler, parte 2

Série "Trono de Vidro", de Sarah J. Maas

Nossa, essa série me doeu o coração desistir, porque eu tentei, acredite. Eu li os cinco primeiros volumes da série, que é composto de oito volumes, mas realmente não consegui seguir adiante. No meio do quarto volume, eu já pensei em largar porque a leitura estava muito arrastada, aí me esforcei e dei mais uma chance a Sarah, lendo o quinto, mas... Não deu.
O principal motivo pelo qual desisti da série foi o ritmo dos acontecimentos e o estilo de escrita de Sarah. Eram tantas e tantas páginas com nenhum evento relevante, diálogos bestas que não faziam a história avançar e um clímax que nunca chegava. Capítulo após capítulo, fui perdendo muito o interesse e me via pensando em outras coisas em vez de prestar atenção na leitura.
Além disso, achei insuportável o relacionamento de Aelin e Rowan, e foi ficando pior a cada volume. Não gostei dela e nem dele, e como ambos são os protagonistas de todo o enredo, perdi a vontade de seguir a leitura. 
Se você quiser ver as resenhas sobre os cinco volumes que li, navegue por estes links: Vol.1: Trono de Vidro, Vol. 2: Coroa da Meia-Noite, Vol. 3: Herdeira do Fogo, Vol. 4: Rainha das Sombras, Vol. 5: Império das Tempestades

A Saga do Bruxo Geralt de Rívia, de Andrzej Sapkowski
A saga acontece em um continente sem nome. Após um período de guerra entre elfos e anões, os anões recuaram para as montanhas e os elfos se estabeleceram nas planícies e florestas. Os colonos humanos chegaram, iniciando uma série de guerras, e se tornaram dominantes. As raças não humanas, agora consideradas cidadãos de segunda classe, costumam viver em pequenos guetos dentro de assentamentos humanos.
Geralt, o protagonista, é um bruxo que sofreu diversas mutações no processo mencionado acima e tem alguns poderes e habilidades especiais, e ele os utiliza para resolver problemas das aldeias em troca de dinheiro. 
Fiquei interessada em ler esta saga depois de assistir a série do Netflix "Witcher", mas acabou sendo uma baita decepção. O estilo de escrita de Andrzej é chato, as descrições são maçantes, o ritmo é meio forçado e não consegui me vincular a nenhum personagem, nem mesmo a Geralt. Li os dois primeiros volumes da saga e desisti sem dor no coração.
Para ver as resenhas dos dois volumes que eu li, veja: Vol. 1: O Último Desejo, Vol. 2: A Espada do Destino

A Passa-Espelhos, de Christelle Dabos
A série "A Passa-Espelhos" é composta de quatro livros e a personagem principal é Ophelia, uma menina que morava com a família em Anima e tem a habilidade de atravessar espelhos. Em Anima, as pessoas tem o poder de conversar com objetos, saber suas personalidades e ouvir o que eles tem a dizer. Ophelia consegue fazer isso também e, quando toca um objeto, seja ele qual for, ela consegue ver toda a história daquele objeto, desde seu primeiro dono, o que implica que ela descobre os segredos das pessoas que o tiveram ao longo do tempo.
Eu li somente o primeiro volume e desisti porque detestei os dois protagonistas, Ophelia e Thorn, a quem Ophelia foi prometida em casamento. Ophelia é irritantemente passiva e linear, fiquei me perguntando o que raios Christelle tinha em mente ao fazê-la personagem principal. E Thorn é abusivo, idiota, babaca, também linear, sem nenhum carisma ou apelo. Mal consegui chegar ao final do primeiro volume e, se você quiser mais detalhes, leia a resenha: Vol. 1: Os Noivos do Inverno

A Trilogia das Almas, de Deborah Harkness
A história é narrada em primeira pessoa por Diana. Historiadora, ela passa seus dias no fundo das estantes da Livraria Bodleiana na universidade de Oxford. Ela vem de uma linhagem antiga e famosa de bruxas que remonta à Salem no século 17, mas se recusa veementemente a ser uma bruxa, o que a leva a recusar e ignorar todos os seus poderes e qualquer forma de magia, por menor que seja. Um dia, no meio de seus estudos, ela involuntariamente invoca um manuscrito alquímico enfeitiçado e essa sua descoberta cria uma agitação fantástica no submundo. Uma horda de demônios, bruxas e vampiros começa a segui-la e a ameaçá-la, de forma cada vez mais violenta, até que o vampiro Matthew começa a protegê-la.
Também não consegui passar do primeiro livro dessa trilogia. O relacionamento entre Matthew e Diana é ridículo e forçado, a protagonista Diana é muito mal desenvolvida e, por algum motivo que só Deborah Harkness sabe, ela resolveu escrever longas e entediantes descrições de vinhos e comidas a cada cena de Matthew. Foi uma leitura sofrida e você pode ver mais motivos que me fizeram desistir neste post: Vol. 1: A Descoberta das Bruxas.

A Terra Partida, de N. K. Jemisin
Essa série eu me senti mal de desistir porque N. K. Jemisin ganhou muitos prêmios com as obras, mas eu não consegui me vincular a nada e a ninguém.
A premissa da série é que o planeta virou um único supercontinente e, de tempos em tempos, um evento climático catastrófico extermina a maioria da população, que precisa começar tudo de novo, e cada um destes ciclos é chamado de Estação.
E aqui foi meu maior problema com a leitura. Jemisin não se dá ao trabalho de explicar nada sobre o mundo, o sistema e o background de sua história. Eu tive que ir procurar um monte de coisas na Wikipedia para começar a entender o que estava acontecendo e, depois de um tempo, cansei e desisti. E, além disso, algumas partes da história são narradas em segunda pessoa. Não passei do primeiro volume e não me arrependo. Para saber mais sobre esse livro, veja este post: A estranheza de ler um livro narrado em segunda pessoa

E você, tem alguma série que você desistiu de ler? Deixa aí nos comentários que vou adorar saber!

0 Comments