Top 5 | Cinco escritoras que você precisa conhecer, parte 4


No post de hoje, vamos adicionar mais cinco nomes à lista de escritoras que você precisa conhecer. De romance a ficção-científica, tem para todos os gostos.

Para ver as outras escritoras selecionadas, clique nos links abaixo:
Top 5 | Cinco escritoras que você precisa conhecer, parte 1: Margaret Atwood, Ursula K. Le Guin, Maggie Stiefvater, Katherine Mansfield e Arundhati Roy.
Top 5 | Cinco escritoras que você precisa conhecer, parte 2: Elena Ferrante, Gioconda Belli, Chimamanda Adichie, Madeleine L'Engle e Gillian Flyn
Top 5 | Cinco escritoras que você precisa conhecer, parte 3: Celeste Ng, Naomi Alderman, Charlotte Perkins Gilman, Becky Chambers e Joanna Russ

1. Alice Hoffmann

Alice Hoffman, norte-americana, ficou mais conhecida na literatura por seus livros de realismo mágico, onde ela aborda temas históricos e/ou contemporâneos, adicionando elementos fantásticos ao enredo. 
Ela ficou mundialmente conhecida quando seu livro "Da Magia à Sedução" foi transformado em filme, em 1995, com Nicole Kidman e Sandra Bullock.
Aqui no blog, falei sobre "As Mulheres do Deserto". Este livro considerado um romance histórico pois retrata acontecimentos verídicos do ano 70 d.C. (depois de Cristo) como o Cerco de Massada. Este cerco marcou o fim da guerra entre os romanos e os judeus, sendo que os primeiros ganharam, conquistando o território dos judeus e os expulsando para o deserto, onde tiveram que lutar pela sobrevivência. Os sicários, um grupo de judeus guerreiros que lutaram contra os romanos, foram notoriamente massacrados pela guerra e cometeram um suicídio coletivo que envolveu 900 pessoas, pois não queriam se entregar ao inimigo.
Para ler a resenha completa, clique aqui.

2. Rachel Kushner

Kushner nasceu nos Estados Unidos, filha de dois cientistas que descreveu como "pessoas profundamente não convencionais da geração beatnik". Sua mãe organizou um trabalho de alfabetização de crianças e adultos em uma livraria feminista quando ela tinha 5 anos, e Kushner diz que "foi incutido em mim que eu seria um escritor de algum tipo desde tenra idade".
Além de seus próprios livros, ela também escreve críticas de arte.
Aqui no blog, falei sobre "Os Lança-Chamas". A estória se passa no final da década de 70 e a protagonista é Reno. Ela se muda para Nova Iorque com o objetivo de estudar Arte. Sem conhecer ninguém na nova cidade, Reno contenta-se em frequentar um bar perto de seu apartamento, onde observa um grupo de amigos bastante refinados e barulhentos. Neste bar, ela mantém contato com a bartender mas, ainda assim, é um relacionamento bastante superficial e pouco recompensador.
Para ler a resenha completa, clique aqui.

3. Maya Angelou

Maya Angelou, ariana, ao longo do seus 86 anos de idade, publicou sete autobiografias, além de poesias, roteiros, ensaios e shows para a televisão. Já foi cozinheira, prostituta, dançarina de boate, jornalista, atriz, produtora, professora e ativista. Não à toa, Angelou construiu um baita nome na literatura, como consequência do seu espírito versátil e questionador. 
Até hoje, ela é respeitada como porta-voz de negros e mulheres, e seus trabalhos foram considerados uma defesa da cultura negra.
O uso de técnicas de escrita de ficção por Angelou (como, por exemplo, diálogo, caracterização e desenvolvimento de tema, cenário, enredo e linguagem) muitas vezes resultou na inserção de seus livros no gênero de ficção autobiográfica. Ou seja, embora seja uma autobiografia, parece que estamos lendo um romance.
Aqui no blog, falei sobre "Eu sei porque o pássaro canta na gaiola". Para ler a resenha completa, clique aqui.

4. Ann Patchett

Patchett começou sua carreira de jornalista escrevendo artigos comportamentais para a revista adolescente Seventeen. Cansada da superficialidade exigida pelo seu editor, pediu demissão e resolveu dedicar-se à carreira de escritora. Em 2011, ela publicou "Estado de Graça", que lhe garantiu uma série de prêmios literários e a destacou ao grande público.
Aqui no blog, falei sobre "Estado de Graça". A protagonista do livro é Marina Singh, que trabalha para uma grande empresa farmacêutica chamada Vogel, que é responsável por conduzir uma pesquisa em campo na Amazônia. Tal pesquisa, conduzida pela Dra. Annick Swenson, tem o objetivo de produzir uma droga que permita que as mulheres engravidem até os 80 anos de idade.
Para ler a resenha completa, clique aqui.

5. Octavia E. Butler

Nascida na Califórnia e criada pela mãe viúva, Octavia E. Butler gostava de passar o dia na biblioteca, lendo fantasia, o que a levou, depois de algum tempo, a estudar e escrever ficção-científica. 
Na época em que viveu, os Estados Unidos eram radicalmente segregados pelo racismo, mas Octavia cresceu numa comunidade onde tal segregação não acontecia como no restante do país, o que permitiu que ela conhecesse pessoas de diferentes etnias. 
Seu sucesso maior foi com o livro "Kindred: Laços de Sangue", publicado originalmente em 1979 e que mistura ficção-científica - viagem no tempo, mais precisamente - com narrativas de escravidão. Para ler a resenha completa deste livro, clique aqui.

Você conhece alguma escritora que eu preciso conhecer? Se sim, deixe aí nos comentários, vou adorar saber. (:

1 Comments