Top 5 | Cinco escritoras que você precisa conhecer, parte 3


O post de hoje trará mais cinco nomes de escritoras que você precisa conhecer, na terceira parte do nosso Top 5 mensal. 


1. Celeste Ng

Celeste Ng é a primeira geração de sua família a nascer nos Estados Unidos, pois seus pais imigraram de Hong Kong nos anos 60. Seu pai era físico e sua mãe, química, mas desde a escola Celeste se interessou por jornalismo e literatura.
O estilo de escrita de Celeste é impecável. É possível perceber que ela estudou bastante antes de se aprofundar na carreira de escritora, pois sua estilística e ritmo são cuidadosamente pensados e elaborados. Celeste escreve, basicamente, sobre relacionamentos e dramas familiares, explorando sentimentos como culpa, arrependimento, tristeza, traição e amargura. 
Aqui no blog, tivemos resenha de "Pequenos Incêndios por Toda a Parte".

2. Naomi Alderman

O background familiar de Naomi Alderman influencia diretamente suas obras. Seu pai é especialista em História Judaica, o que fica claro quando lemos, por exemplo, seu romance entitulado "Desobediência", que narra o amor proibido entre duas mulheres judaicas. O suicídio de seu tio também aparece na forma de relacionamentos familiares conturbados. 
Curiosamente, ela começou no mundo literário escrevendo fanfics de "Buffy, a Caça-Vampiros", mas não demorou até que seu estilo e seus temas amadurecessem. Além de seus romances, ela também escreve roteiro de videogame e uma coluna mensal sobre tecnologia para o The Guardian
Seus livros, atualmente, são considerados feministas, pois ela escreve personagens femininas contestadoras, inquisitivas e revolucionárias e é mais conhecida pela utopia feminista "Poder"

3. Charlotte Perkins Gilman

Nascida em 1860, ela é referência de feminismo e luta pelos direitos humanos até hoje. Filha de uma mãe abandonada pelo marido, não é difícil imaginar a pobreza e o preconceito que ambas sofreram lá nos idos do séc. XIX. Charlotte teve ajuda financeira da tia Harriett, uma notória sufragista e a influência da tia em suas idéias progressistas perdurou até a morte de Charlotte, em 1935. Anos depois, Charlotte decidiu se divorciar do marido, o que também não é difícil de perceber que foi bastante vanguardista em 1888. Daí em diante, Charlotte ganhou força nos seus movimentos políticos, defendendo pontos-de-vista polêmicos e nada conservadores. Enquanto vendia sabonetes de porta em porta para sustentar a filha, Charlotte falava sobre direitos humanos, direitos das mulheres e igualdade. Depois, começou a escrever suas idéias em formas de contos e poesias. Ela foi uma mulher sensacional e eu estimulo vocês a lerem mais sobre ela, ela é inspiração pura.
Aqui no blog, teve resenha de "Herland - A Terra das Mulheres"

4. Becky Chambers

Becky Chambers é uma excepcional escritora de ficção-científica, dotada de uma visão muito diversificada e inclusiva de um gênero que, até então, era majoritariamente formado por white privilege men
Antes de alcançar o sucesso com sua trilogia, era uma escritora freelancer que passava por um baita aperto financeiro na época em que escrevia o primeiro volume. Sua publicação só foi possível em 2014, quando ela conseguiu patrocínio pelo Kickstarter. 
Ela é responsável por uma das melhores séries de sci-fi que já li, "Wayfarers". Aqui no blog, teve resenha dos dois primeiros volumes desta série:

5. Joanna Russ

Joanna é outra escritora de ficção-científica que merece sua atenção. Falecida em 2011, foi uma feminista declaradamente radical. Em 1983, ela escreveu um livro chamado "Como reprimir a literatura feminina" onde, com muito sarcasmo e humor negro, mostrou evidências de que as mulheres não tinham espaço e nem reconhecimento no universo literário, e menos ainda na ficção-científica. Nos anos 60, ela já começou a se destacar no gênero como uma das poucas mulheres a escrever sci-fi.
Seu estilo de escrita é raivoso e irônico e Joanna não deixa margem para interpretações.
Aqui no blog, teve resenha de "The Female Man."

Você conhece mais alguma escritora para fazer parte destes posts? Deixe aí nos comentários que vou adorar saber. (:

1 Comments

  1. Que postei incrível!
    Tô lendo o livro da Celeste NG, amando! A Charlotte já li o livro Terra das Mulheres e arorei, foi um dos meus favoritos do mês de janeiro.
    Os livros da Becky e da Naomi estão na minha lista de urgências, mas a Joanna eu não conhecia!!! Já quero também

    Beijos
    renatavarelaescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir