Já Li #31 - Saga Mistborn, vol. 3: O Herói das Eras, de Brandon Sanderson


Sou fã de carteirinha do escritor Brandon Sanderson. Aqui no blog, já falei sobre As Três Leis dele, sobre seu incrível livro "Elantris" e sobre o início da Saga Mistborn, vol 1 e vol 2. Recentemente, li o terceiro volume desta saga e achei que ele merecia ter mais um post no meu humilde cantinho literário.

Para quem não viu o post sobre os dois primeiros volumes - "O Império Final" e "O Poço da Ascensão" - farei um breve resumo. O sistema mágico de Mistborn é baseado no domínio de alguns metais, ou seja, cada metal detém um determinado poder e apenas algumas pessoas são capazes de destravar alguns estes poderes. Por exemplo: estanho aguça os sentidos, peltre fortalece o corpo, e assim por diante. Ao longo da trama, aparecem quinze metais e seus respectivos poderes. Porém, apenas algumas raríssimas pessoas são Nascidas da Bruma (Mistborns) e podem controlar todos os metais. Tudo isso é chamado de poder alomântico ou alomancia.


A trama começa, no primeiro volume "O Império Final", com o protagonista Kelsier. Ele quer derrubar o governo eterno e opressor do Senhor Soberano, uma tirania que está em vigor há mais de mil anos e que escraviza a população mais pobre, chamados skaas, que não tem nenhum tipo de poder alomântico para se defender. Kelsier bola um plano impossível e tremendamente complexo e, para poder colocá-lo em prática, ele se alia a diversos contrabandistas, bandidos e foras-da-lei - todos eles super carismáticos e que ganham a empatia do leitor instantaneamente. Longe de serem personagens coadjuvantes irrelevantes, esta equipe permanece ao longo dos três livros, mantendo sua identidade e sua relevância para a estória.

No segundo volume "O Poço da Ascensão", Vin - uma das integrantes da equipe de Kelsier - ganha destaque e torna-se a protagonista. Ela é uma personagem feminina maravilhosa, longe de todos os clichês e de todos os machismos. Orfã, ex-moradora de rua e ladra, Vin se vê diante da imensa missão de perpetuar o legado de Kelsier. Para isso, ela precisa não apenas aprender a comandar e liderar pessoas, como também precisa treinar seus poderes alomânticos recém-descobertos. Mesmo seu relacionamento amoroso com Elend, um nobre com pensamentos progressistas e a favor dos skaa, não a torna menos profunda (como normalmente acontece nos romances, onde amar enfraquece a mulher ao invés de fortalecê-la.)

Na conclusão da trilogia "O Herói das Eras", o foco da narrativa gira suavemente para a figura de Elend. Sua essência predominantemente acadêmica e filosófica entra em choque com seu posto de Imperador dos novos tempos, pois ele se vê diante de escolhas difíceis e cheias de aspectos morais. Vin, com seu espírito mais pragmático e combativo, tenta ajudá-lo ao mesmo tempo que precisa combater as forças do Mal liberadas do Poço no livro anterior. 
Além disso, neste volume, Brandon Sanderson finalmente começa a aprofundar e explicar uma série de criaturas e profecias que foram mencionadas nos volumes anteriores. Por exemplo: em toda a trilogia, o Império é ameaçado pelos koloss, criaturas mistas de bestas com seres humanos extremamente violentas e sem nenhum tipo de pensamento aparente; porém, neste volume, o leitor compreende as origens e o funcionamento destas criaturas. Há também uma série de profecias e trechos do diário do Senhor Soberano espalhados por toda a trilogia; mas só neste volume tais citações fazem sentido e ganham uma ordem cronológica.

Tive receio de que Brandon Sanderson não fosse dar um fechamento apropriado a todos os elementos da trilogia, mas ele fez isso com maestria. Há uma grande participação de dois dos meus coadjuvantes preferidos, Sazed e Tensoon, ambos criaturas mágicas distintas que fizeram toda a diferença na estória. 

Mais do que nunca recomendo esta saga como sugestão de leitura. Brandon Sanderson é um dos melhores escritores de Fantasia da atualidade e merece ser lido e relido. Ele é brilhante e a saga Mistborn é uma das melhores que já li.

Avaliação do Perplexidade e Silêncio: 

0 Comments