7 dicas para nomear suas personagens


Uma das tarefas mais difíceis de um escritor é encontrar os nomes certos para cada personagem. E eu, particularmente, acho uma das tarefas mais gostosas e sempre começo meus livros pensando nas personagens principais e seus nomes. Compilei algumas dicas que me ajudam no processo criativo e que, espero, ajudem outros escritores também.

1) Antes de pensar nos nomes, pense na época
Uma das partes mais importantes de construir uma personagem sólida é refletir sobre o contexto dela: como é seu histórico familiar, onde vive, quantos anos ela tem no enredo e assim por diante. Partindo destas informações, é possível descobrir qual é o nome mais apropriado para a época onde a estória se passa. Isso também passa mais credibilidade para o leitor, que percebe que as coisas fazem sentido ao longo da leitura.

2) Escolha um nome com significado
Essa é uma regrinha de ouro que funciona muito bem comigo. Antes de chegar no nome, como disse no tópico acima, eu penso sobre tudo o que diz respeito àquela personagem, incluindo - e principalmente - sua personalidade. A partir daí, pesquiso por nomes que estejam relacionados com os traços mais marcantes da personagem. Falei um pouco mais sobre isso neste post

3) Não exagere
Como leitora voraz de ficção-científica e fantasia, posso dizer que já me deparei com muitos nomes absurdos. Sobretudo em ficção-científica, onde os autores parecem ter uma inclinação particular para Z's e X's, sabe-se lá porquê. Os nomes precisam ser de fácil assimilação durante a leitura pois, do contrário, acaba distraindo o leitor e dificultando seu vínculo com as personagens. 

4) Pesquise, pesquise, pesquise
A mitologia grega está aí para ser usada. Ou até mesmo a Bíblia. O que importa é não ter preconceito na hora de pesquisar referências. Por exemplo, recentemente descobri que os nomes de Robert Jordan na saga A Roda do Tempo foram inspirados em contos judaicos e no Alcorão. 

5) Combine nomes e misture idéias
Esta dica funciona bem com ficção-científica e fantasia, cujos contextos permitem uma maior criatividade na hora de compor os nomes. É possível fazer várias combinações com dois ou três nomes que você tenha gostado e lê-las em voz alta, até descobrir aquela que soa melhor aos ouvidos.

6) Apelidos
Suas personagens podem ter nomes e apelidos. Por exemplo, o pai de uma personagem a chama de um jeito diferente, ou um casal de namorados estabelecem apelidos entre si, e assim por diante. O apelido pode, inclusive, pontuar o tom de um diálogo, deixando-o mais intimista e verdadeiro.

7) Não usar nomes carregados de significado
Você lê Jair e seu cérebro automaticamente completa "Bolsonaro". Adolf "Hitler". Ayrton "Senna". Romeu "e Julieta". Fuja dessas ciladas e seja criativo.

Também recomendo o site ONYM (em inglês). Ele lista diversos sites e referências que ajudam no processo criativo de encontrar nomes, reunindo uma série de bases de dados interessantes. 

E você, qual sua dica para nomear personagens? Deixe aí nos comentários que vou adorar saber! :)



0 Comments