5 motivos para você ler "Arquivos Têmis" de Sylvain Neuvel


Hoje meu post é dedicado a convencer você a ler a trilogia "Arquivos Têmis" de Sylvain Neuvel, mesmo que você não seja um fã de ficção-científica. 
Antes de seguirmos adiante, convido você a ler as resenhas já escritas aqui no blog, abaixo:

1. Cada livro é melhor do que o anterior
Muitas vezes, quando lemos uma série, parece que todas as melhores idéias foram colocadas no primeiro livro e, depois, a história acaba se perdendo e não causa o mesmo impacto nos leitores. Definitivamente isso não acontece com "Arquivos Têmis". Apesar de "Vol. 1: Gigantes Adormecidos" ser uma história completa, existem tópicos pendentes o suficiente para fazer uma conexão perfeita com "Vol. 2: Deuses Renascidos". Ainda não li o "Vol. 3: Apenas Humanos", mas li muitas resenhas gringas dizendo que este livro é um pouco mais chocante do que os demais pois há uma mudança acentuada no tom na escrita e, mesmo assim, a série funciona. Os três volumes se combinam para formar um todo satisfatório.

2. Uma premissa sólida
No centro de toda ficção-científica está um conceito. A premissa de Neuvel não é original, mas em suas mãos parece que é. Um artefato misterioso é encontrado no chão. Tecnologia alienígena com milhares de anos. O resto dos gigantes adormecidos e os romances seguintes mostram como a humanidade lida com essa descoberta. À medida que novas peças são encontradas, o que isso significa para nossa história, ciência e religião? Qual será a resposta da humanidade? Como lidamos com a descoberta de que, não apenas não estamos sozinhos no universo, mas também somos tecnologicamente insignificantes para o que está por aí? O jeito que Neuvel escreve sobre a condição humana torna sua versão da história atraente e altamente interessante.

3. Ele sabe estrututar uma narrativa sensacional
As revelações da narrativa são apresentadas com perfeição. Os livros estão cheios de ganchos e insistem que você continue lendo para descobrir o que vai acontecer. Neuvel também não tem medo de tomar decisões inesperadas e consegue colocar isso na narrativa sem estregar o seu desenvolvimento. 

4. Os personagens
O impacto que comentei acima da narrativa de Neuvel não seria tão alto se não fosse pelos seus maravilhosos personagens. 
Peguemos como exemplo a doutora Rose Franklin, a principal cientista da história, que é uma personagem que sabe ser diligente e empática na medida certa. 
Gosto também do agente secreto misterioso que trabalha ninguem-sabe-para-quem e muito menos qual é seu objetivo. Seu senso de humor seco transforma o livro em algo muito bom, especialmente em sua interação com um dos guarda-costas de Franklin, a durona e intransigente Kara Reznick. 
Os personagens dos "Arquivos Têmis" são essenciais para o seu sucesso. A história é boa, mas é o fato de podermos nos identificar profundamente com seus personagens que torna a narrativa tão convincente.

5. Paralelos com o mundo real
Como mencionado anteriormente, o controle de Neuvel sobre a condição humana faz parte do que torna os romances tão fortes. A loucura previsível do comportamento da humanidade, quando confrontada por uma raça alienígena, é bem retratada. É claro que os livros são ficção, então talvez Neuvel esteja muito errado, mas acho que não. Os romances não são abertamente políticos, mas há uma inegável mudança de foco entre os dois primeiros livros e o livro três, um livro que foi escrito depois da eleição de Donald Trump. Eu acho que foi intencional e isso me faz gostar ainda mais de Neuvel.

E eu ainda poderia adicionar uma observação sobre seu estilo de escrita, que é dinâmico, objetivo e contemporâneo, o que fez eu me reconectar com o gênero da ficção-científica. Por isso, fica aqui esta super dica para você mergulhar nesta trilogia.

0 Comments