O que ler se você gosta de... Os Vingadores da Marvel


Antes de começar este post, é melhor eu explicar uma coisa: não vou sugerir aqui, como leitura, as HQ's da própria Marvel. Meu objetivo é mostrar que existem alguns livros que oferecem enredos que não deixam nada a desejar aos filmes dos Vingadores da Marvel.

O sucesso de Os Vingadores é inegável, assim como também é inegável que a Marvel mudou o cenário do cinema pop nos últimos onze anos. Mas, embora sejam mídias diferentes, acredito que existam alguns livros que oferecem cenas de ação, ameaças ao planeta e personagens/vilões que estejam a altura de um filme do Vingadores e, por isso, selecionei aqui os meus preferidos:

Trilogia Arquivos Têmis, de Sylvain Neuvel

Esta trilogia é um dos trabalhos de ficção-científica mais interessantes que já li. "Arquivos Têmis" parte do pressuposto de que uma civilização alienígena deixou na Terra, há cinco mil anos, partes de um robô que se completariam formando uma arma com poder destrutivo nunca antes visto. Não sabemos se esta arma foi deixada como defesa para a Humanidade contra algum mal vindo do Universo ou se a própria raça alienígena virá buscá-la em algum momento. Também não sabemos se a tal raça retornará à Terra e com qual intenção.
A forma como Sylvain Neuvel escreve as cenas de ação, a raça alienígena e a dinâmica entre as personagens parece saída de um roteiro cinematográfico. Ele coloca emoção, humor e violência nas medidas certas e prendeu minha atenção do começo ao fim. Há militares, conflitos políticos, diáologos inteligentes e invasão da Terra, todos os componentes que poderiam transformar esta trilogia em excelentes trabalhos da Marvel. 
Para saber mais sobre a trilogia, veja as resenhas abaixo:

A Menina que Tinha Dons, de M. R. Carey

"A Menina que Tinha Dons" é um dos nove livros que Carey escreveu e foi publicado em 2014. A premissa da estória é que, há vinte anos atrás, toda a Humanidade foi infectada por um fungo que fez com que os seres humanos se tornassem canibais e exterminassem a própria espécie. Estes seres humanos infectados passaram a ser chamados de famintos. Algumas poucas pessoas não foram infectadas e elas se juntaram para morar na base militar de Beacon, Inglaterra, onde uma redoma de vidro os protege dos famintos e permite que eles tenham uma vida minimamente normal.
M. R. Carey é mais conhecido pelas HQs e roteiros de cinema que escreve. Ele é responsável por escrever as HQs Lúcifer, algumas edições de Hellblazer, a biografia em HQ de Ozzy Osbourne, Elektra e X-Men, dentre outras. Assim, seu estilo literário é mais direto e menos descritivo, fornecendo apenas as informações necessárias para compreensão dos contextos ou das locações.
Para saber mais sobre este livro, leia a resenha completa aqui.

Série Executores, de Brandon Sanderson

Esta série, escrita pelo Rei Brandon Sanderson, parte da premissa de que, depois do aparecimento de um planeta flamejante no céu - evento este chamado de Calamidade - alguns humanos ganharam superpoderes. Porém, estes superpoderes corrompem seus portadores, transformando-os em vilões do mais alto nível e, devido aos seus superpoderes, estes vilões dominam toda a população e transforman-se no governo vigente. Eles são chamados de Épicos.
Algumas pessoas decidem criar uma resistência ao governo dos Épicos e criam os Executores. Eles detém conhecimentos e tecnologias que podem combater os Épicos e suas identidades são mantidas em segredo do resto da sociedade.
Ao longo dos três livros, a dinâmica entre as personagens é muito parecida com a dinâmica existente entre os Vingadores, e acho que esse é o maior trunfo da escrita de Sanderson. Embora exista um protagonista, todas as personagens ganham seu momento de destaque ao longo da narrativa.
Para saber mais sobre a série, veja as resenhas abaixo:

Você adicionaria mais alguma recomendação à esta lista? Deixe aí nos comentários que vou adorar saber! 

0 Comments