6 Benefícios da Leitura (Para sua Vida ser Melhor)


Felizmente, fui criada em uma família que valoriza a leitura. Minha avó costumava ler Monteiro Lobato para mim e minha mãe sempre me comprava revistas e livros. Hoje, percebo que estes hábitos, que começaram desde cedo, fazem muita diferença na minha vida adulta. Imaginação leva à inteligência e à curiosidade, e isso engrandece o espírito de qualquer um. Motivada por esta reflexão, resolvi falar mais sobre os benefícios de ler ficção.


Quem nunca sentiu medo de alguma coisa na vida que atire a primeira pedra. O medo regula nossos pensamentos e sentimentos e é uma reação básica do ser humano. O que diferencia as pessoas, no entanto, é a forma como elas lidam com o medo. Não é corajoso quem não sente medo, e sim, quem o supera, e muitos heróis da Literatura nos mostram como é possível ser mais corajoso. Exemplo: "Sob a Redoma", de Stephen King.


Principalmente na infância e na adolescência, nós precisamos de um modelo para seguir, alguém que nos forneça os exemplos de atitudes e comportamentos nos momentos que nos sentimos perdidos. Para mim, ter lido "O Diário de Anne Frank" quando era criança me forneceu este modelo, que seria um parâmetro por muitos anos.


A literatura também nos ajuda a visualizar as consequências positivas de lutar - seja por um ideal, um sonho, um objetivo ou uma meta pessoal. Quando percebemos que um determinado herói é recompensado, após esforço e dedicação, também nos sentimos inspirados a fazer o mesmo. Exemplo: "O Conde de Monte Cristo", de Alexandre Dumas.


Ler também nos auxilia a colocar as situações da vida sob uma nova perspectiva. Desta forma, quando lemos uma determinada estória e vemos que a personagem principal está perdendo o foco, poderíamos extrapolar e fazer o mesmo com as nossas próprias estórias. Exemplo: "As Vantagens de Ser Invisível" de Stephen Chbosky.


Para reflexão, acredito que as melhores obras sejam as de ficção-científica e as distopias. Acredito que elas tragam uma visão macro da sociedade e, a partir dela, somos capaz de ponderar nossas próprias escolhas e caminhos. Nesta linha, recomendo "O Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley; "Fahrenheit 451", de Ray Bradbury e esta lista de distopias.


A literatura também pode nos ajudar a agir e a re-agir. O que fica parado, cria mofo e morre. Nossa vida precisa de movimento para poder evoluir e, por isso, não podemos ficar assistindo nossas próprias estórias como se não pudéssemos mudá-las. Alguns livros inspiram este sentimento de força e mudança e recomendo "Pequena Abelha", de Chris Cleave.

E na sua vida, como a literatura e a leitura te beneficiam? Me conta! (:

0 Comments