O que ler se você gosta de... Boas histórias sobre amizade


Para o primeiro post de 2021, escolhi um tema que aquece meu coração: amizades verdadeiras. Em parceria com a convidada especial do Perplexidade e Silêncio (e minha melhor amiga) Deborah Mundin, separamos as amizades que mais mexem com nosso coração no mundo da Literatura.

Vamos começar este post com as indicações da Deborah. Um pouco sobre ela e nossa amizade:
Conheço a Deh há doze anos. Ela entrou na minha vida em uma época muito obscura e difícil para mim e, por isso, até hoje digo que ela foi (e continua sendo) meu Sol. Nos conhecemos pelo Twitter, que eu nem uso mais, em discussões sobre cinema, mas rapidamente nossa amizade ganhou o terreno da Literatura.
Hoje, ela mantém um blog chamado Constantemente Inconstante e escreve contos maravilhos para as editoras Wish e Carlota. 
Aqui no blog, há diversos posts que ela escreveu para nós, sobretudo na categoria "O livro ou o filme?". Recomendo que vocês dêem uma xeretada nos posts dela por aqui, ela traz uma diversidade maior de gêneros e autores.

Trilogia "Laços, Lições e Lembranças", de Vitor e Lu Cafaggi
Começando com o selo Graphic MSP (Maurício de Souza Produções) entitulado "Laços, Lições e Lembranças". Como falar sobre histórias de amizade e não citar a Turma da Mônica?
Essas três Graphic são obras dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi. O primeiro volume, "Laços", serviu como base para o  filme live action lançado em 2019. Ainda não li "Lembranças", mas "Laços" e "Lições" são histórias onde a amizade é o ponto central.
Em "Laços", a turma sai para ajudar o Cebolinha a encontrar o Floquinho que está perdido. Já "Lições" gira em torno de como é importante ter amigos em quem se apoiar e como o grupo funciona muito melhor quando os quatro estão juntos.
HQs de aquecer o coração.
Recentemente escrevi um post relacionado que você pode conferir aqui: Vamos Falar Sobre HQs Brasileiras

Trilogia A Teoria das Estrelas, Vol.2: "Estrelário - O Mapa das Memórias", de Rúbia Dias
A segunda trilogia que indico é a Trilogia “Teoria da Estrelas” que contempla: Vol.1: Almagesto - Como chegar às estrelas,
Essa trilogia é obra de Rúbia Dias (sim, a dona da porra toda aqui) que conta a saga iniciada por Valentina ao descobrir a existência de uma Academia que constrói constelações e as forças que moldam o Universo.
Outra trilogia que ainda não completei, mas destaco sobre esse tema o segundo volume, "Estrelário", que tem como um dos plots a vida da vilã do volume anterior, "Almagesto", e como a amizade (principalmente entre mulheres) cria uma rede de apoio e a conduz a ser uma pessoa melhor.
Essas são as minhas indicações e desejo a todos que encontrem uma Ruh na vida de vocês. 💓

Agora, as minhas recomendações:

Dumplin', de Julie Murphy
Embora seja classificado como uma literatura YA, acho que sua mensagem atinge toda e qualquer idade, mérito de Julie Murphy, que soube entregar personagens super carismáticas.
A protagonista da estória é Willowdean, uma adolescente texana gorda cheia de autoconfiança e dotada de uma personalidade forte, que proporciona momentos incríveis na narrativa, revezando sarcasmo e reflexões profundas sobre os acontecimentos de sua vida adolescente.
Além disso, temos a linda amizade de Will e Ellen, o ponto mais central da narrativa. Elas são amigas desde infância e acabam se afastando uma da outra, provocando um grande vazio em Will.
achei muito bonito o destaque que Julie Murphy deu para a amizade entre Will e Ellen. Normalmente, os enredos giram em torno dos interesses amorosos da protagonista e, embora haja momentos assim com Bo, fica claro que o "verdadeiro amor" de Will é Ellen. Fiquei muito comovida com a relação entre as duas.
Se você quer saber mais sobre esse livro, veja este post: O livro ou o filme? | Dumplin', de Julie Murphy

Peanuts, de Charles M. Schulz
O Charlie Brown é o personagem mais conhecido de Schulz, mas ele é só um dos vários personagens lindos que existem em Peanuts, séries de HQs que foram escritas ao longo de 50 anos e acumulam mais de 17mil tirinhas. Eu sou completamente apaixonada por Peanuts e tenho uma coleção enorme, que você pode ver aqui (este post está meio desatualizado, mas dá para você ter uma noção do tamanho da minha coleção).
Meu cachorrinho, inclusive, foi nomeado em homenagem ao Linus, melhor amigo do Charlie Brown. 
As tirinhas falam sobre como a amizade é um ponto fundamental para nos fazermos lidar com as dificuldades e problemas da vida adulta. Separei alguns momentos muito especiais neste post. Assim, até hoje, quando penso em amizade, imediatamente lembro de Peanuts e das lindas lições que aprendi com eles.

E para você, quais são as amizades mais marcantes da Literatura? Deixe aí nos comentários que vou adorar saber!

0 Comments