3 motivos para ler "As Pequenas Virtudes" de Natalia Ginzburg


Natalia Ginzburg é uma dessas escritoras que escreve tão bem sobre relacionamentos e família que eu quase sinto vontade de tentar escrever estes temas também (ao invés de fantasia). Separei os três principais motivos para você ler esta coletânea de contos chamada "As Pequenas Virtudes".

Meu primeiro contato com a Natalia Ginzburg foi em O Guia de Leitura de Elena Ferrante, e eu jamais poderia ignorar uma recomendação de leitura vinda de uma das minhas escritoras preferidas. Embora eu não tenha encontrado o livro que referencio neste guia, resolvi conhecer Ginzburg através desta antalogia, para ver se eu ia mesmo gostar do estilo dela. E gostei.
Além disso, posso definitivamente dizer que os escritores italianos são incríveis, como já tinha dito neste post: Desafio Livros pelo Mundo: 3 escritores italianos que você precisa conhecer

Mas vamos aos motivos para ler este livro.
1. O estilo de escrita
Natalia Ginzburg tem um estilo de escrita que eu invejo e que eu jamais seria capaz de reproduzir, que é mais ou menos a mesma vibe de Elena Ferrante e Ernest Hemingway. Ela consegue perceber as camadas mais escondidas dos personagens, aquelas coisas que queremos manter em segredo ou esconder do mundo (pelos mais diversos motivos), e traz à tona exatamente estas coisas que não deveriam ser ditas nem expostas, mas faz de um jeito que o leitor sente que está compartilhando o tal segredo com o personagem, como se fizesse parte de uma confissão. Além disso, o ritmo das frases e as escolhas de palavras de Ginzburg transformam alguns trechos quase em poesia, o que é muito lindo de se ler.
Neste livro em específico, como são 11 contos compilados ao longo de toda a sua carreira, o estilo de escrita dos primeiros contos é diferente dos últimos, e dá para perceber bem a evolução da escritora ao longo do tempo. Ela começa mais concreta e termina mais abstrata, é a melhor explicação que consegui encontrar.

2. O posicionamento sobre ser mãe e ser escritora
Ginzburg acreditava que, sem uma vocação, a vida pode se tornar bem vazia. É claro que nem todo mundo tem o privilégio de encontrar esta vocação (e menos ainda tem o de ganhar dinheiro com ela), e o fato de vivermos em uma sociedade tão esquisita só reforça a teoria dela, na minha opinião.
No caso dela, e no meu, a vocação é escrever, e eu nunca li nada tão bonito sobre ser escritor(a) como o que Ginzburg escreve em um dos contos. 
Eu também gostei quando, em um conto na sequência, ela mostra que ser mãe não é a vocação dela e que foi algo que aconteceu por acaso, sem grandes expectativas ou emoções de sua parte, e que no fundo ela teve medo que a maternidade a afastasse de sua essência. Me identifiquei muito e fiquei emocionada enquanto lia. 

3. A melancolia
Eu costumava ser consumida pela minha melancolia, como fica claro pelos primeiros posts do Perplexidade e Silêncio, quando eu escrevia contos autorais (você pode ler aqui). Com o tempo, fui aprendendo que eu precisava dosar essa melancolia na minha vida, pois ela estava me levando a lugares muito sombrios dos quais eu estava tendo dificuldade de voltar. 
No caso dos contos de Ginzburg, eu senti que ela teve a medida perfeita entre melancolia, vontade/alegria de viver e "sangue nos olhos", o que nem sempre é fácil de encontrar na literatura. E acho que é essa medida que fez que me inspirar tanto pelo jeito que ela escreve.

Se você gosta de Contos, tenho uma categoria aqui no blog dedicada a este gênero da literatura, que você pode conferir aqui.

Você tem alguma leitura similar para me indicar? Deixe aí nos comentários que vou adorar saber!

0 Comments