O Guia de Leitura de Elena Ferrante

 


Elena Ferrante, autora queridinha do Perplexidade e Silêncio, recentemente divulgou uma lista inspiradora com 40 recomendações de leitura. No post de hoje, separei as sugestões que achei mais interessantes para compartilhar com vocês.

Se você quer saber mais sobre Elena Ferrante, navegue neste link e encontre as resenhas de todos os livros da Série Napolitana, além de outros posts relacionados. 

Malina, de Ingeborg Bachmann
Ingeborg Bachmann foi uma poetisa austríaca que faleceu nos anos 70. Ela era doutora em Filosofia, o que é bastante marcante em sua forma de escrever, cheia de fluxos de consciência e meta linguagem. Ingeborg começou sua carreira de escritoras com peças para rádio e depois se arriscou na poesia, onde ganhou reconhecimento e credibilidade.
"Malina" foi uma das últimas obras escritas pela autora e conta a história de uma protagonista que fica dividida entre dois homens, com personalidades totalmente distintas e complementares. A protagonista divide um apartamento com Malina e é com ela que divide seus pensamentos e sentimentos em relação a esse dilema, então o livro é basicamente narrado em diálogos e fluxo de consciência.

Manual da Faxineira, de Lucia Berlin
A vida de Lucia Berlin, falecida em 2004, daria um livro por si só. Nascida no Alaska, a família de Lucia se mudou bastante pelos Estados Unidos, depois para o Chile e então de volta para os Estados Unidos. Ela começou a escrever aos 45 anos e se encontrou com os contos, escrevendo mais de setenta ao longo de sua curta carreira.
"Manual da Faxineira" é uma das coletâneas dos seus contos e eles são todos interligados, seja nas personagens ou nos acontecimentos. Como crítica, li em diversas resenhas que todas as personagens de Lucia parecem a mesma pessoa e não consegui decifrar se isso foi intencional da parte dela ou não. Os contos giram em torno do dia-a-dia em mansões da classe alta, lavanderias e clínicas de desintoxicação da burguesia americana.

Léxico Familiar, de Natalia Ginzburg
Natalia Ginzburg, italiana como Elena Ferrante, falecida nos anos 90, ficou conhecida como uma autora que explorou temas de família e relacionamento na época da Segunda Guerra Mundial e em meio ao fascismo de seu país. Ela, seu marido e os três filhos precisaram se exilar em Roma quando manifestaram publicamente sua contrariedade ao regime. Seu marido morreu torturado pelo governo e, anos depois, ela casou-se novamente, com quem ficou até a morte do mesmo.
Nesse livro publicado em 1963, Natalia deixou claro que nada, nem fatos e nem pessoas, são inventados. Tudo é real. Ela narra várias histórias de famílias que foram desmanteladas pela guerra, as consequências da segregação racial/social, num estilo de escrita que muito inspirou Ferrante.

Destinos e Fúrias, de Lauren Groff
Lauren Groff é uma jovem escritora que atualmente vive em Nova York com seu marido e dois filhos. 
Neste livro, a autora propõe uma visão narrativa diferente. Na parte chamada "Destinos", o romance de Lotto e Mathilde é vista de fora: um casal jovem, na casa dos 20 anos, vibrante, apaixonado e com um futuro brilhante pela frente, que causa inveja em todos ao seu redor. Em "Fúrias", o leitor se aproxima da realidade deste romance, vendo-o por dentro e vivenciando-o com as dores, amarguras e inseguranças dos personagens.
Além disso, a primeira parte é narrada de forma linear e "perfeitinha", enquanto a segunda parte é mais caótica, confusa e sobreposta em seus eventos principais, refletindo como as personagem experimentam o romance.

Olive Kitteridge, de Elizabeth Strout
Elizabeth Strout é conhecida por sua capacidade descritiva (de personagens, cenários e situações) de seus romances. Em suas entrevistas, ela diz que o fato de ter crescido em cidades pequenas do interior dos Estados Unidos a transformou em uma pessoa muito observadora, característica que carregou para sua escrita anos mais tarde.
Nesse livro, publicado em 2008, são treze contos, organizados de maneira não-linear, que contam a vida de Olive Kitteridge em uma cidade litorânea americana, no estado do Maine. 
Olive é uma professora de matemática aposentada, conhecida na cidade por seu humor cáustico. Os contos apresentam mais de 40 personagens que gravitam ao redor dela, e o ponto comum é a reflexão sobre a amoralidade destas pessoas, todas elas guardadando algum tipo de segredo ou pecado.

Eu adicionei estes livros na minha lista de to-read. E você, ficou com vontade de ler algumas destas recomendações?

0 Comments