Top 5 | 5 Ficções Históricas sobre Mulheres da Vida Real


Talvez uma das verdades mais lamentáveis ​​seja que as histórias de tantas mulheres incríveis foram perdidas no tempo. Felizmente para nós, mais e mais autores estão percebendo isso e desenterrando histórias perdidas. Hoje trago uma lista de livros que exploram as verdadeiras histórias de mulheres ao longo dos séculos, desde ícones sociais famosos a poderosas forças nos bastidores. Inspiradoras, fortes, inteligentes, influentes e à frente de seus tempos, essas mulheres deixaram uma marca no mundo que nem mesmo a história poderia apagar. Confira a lista abaixo de histórias reais sobre mulheres históricas.

1. Katahrine Hepburn, de Bárbara Leaming

Hollywood produziu muitas estrelas, mas ninguém se compara a Katharine Hepburn. Ela é a última das grandes: uma atriz célebre, uma personalidade brilhante, dotada de uma personalidade original. Barbara Leaming descobriu milhares de documentos nunca antes vistos que finalmente iluminam o mistério dessa mulher enigmática e fascinante. Baseado em cartas de Hepburn, seus amigos e sua família, além de entrevistas com a própria Hepburn, o livro de Leaming é uma história de família que traz à vida três gerações de mulheres destemidas, cruzadas pessoais e políticas que moldaram a história das mulheres em nosso século.

2. Moça com Brinco de Pérola, de Tracy Chevalier

Com precisamente 35 telas em seu crédito, o pintor holandês Johannes Vermeer representa um dos grandes enigmas da arte do século XVII. Os poucos fatos de sua biografia foram recolhidos a partir de um punhado de documentos legais. No entanto, as pinturas extraordinárias da vida doméstica de Vermeer, com seu jogo sutil de luz e textura, chegaram a definir a idade de ouro holandesa. Seu retrato da garota anônima com brinco de pérola exerce um fascínio particular há séculos - e é essa pintura magnética que está no coração do segundo romance de Tracy Chevalier, com o mesmo título. A menina com um brinco de pérola centra-se na próspera casa de Delft, de Vermeer, durante a década de 1660. Quando Griet, a heroína silenciosamente perceptiva do romance, é contratada como serva, segue-se uma turbulência. Primeiro, a narradora de 16 anos se torna cada vez mais íntima de seu mestre. Então Vermeer a emprega como assistente - e, finalmente, Griet faz dele um modelo.

3. Euforia, de Lily King

Este livro de Lily King foi inspirado na verdadeira história de uma mulher que mudou a maneira como entendemos nosso mundo. Aqui, nos deparamos com um recorte da vida da famosa antropóloga Margaret Mead, e tanto sua pesquisa como o triângulo amoroso em que se envolveu de Mead são explorados através de sua representante fictícia Nell Stone.
Em 1933, três jovens antropólogos talentosos são reunidos na selva da Nova Guiné. Eles são Nell Stone, famosa por seu controverso trabalho de estudo das tribos do Pacífico Sul, seu marido inteligente e agressivo Fen, e Andrew Bankson, que tropeça na vida desse casal estranho e fica totalmente encantado. Dentro de meses, o trio está produzindo seu melhor trabalho de todos os tempos, mas logo uma tempestade de amor e ciúme fica fora de controle, ameaçando seus laços, suas carreiras e, finalmente, suas vidas.

4. A Invenção das Asas, de Sue Monk Kidd

Este romance cativante se concentra na mulher histórica da vida real, Sarah Grimke, que foi uma participante importante no abolicionismo e no movimento pelos direitos das mulheres. Lançando-se diretamente nessas questões importantes e complicadas, a história nos apresenta Sarah no seu aniversário de 11 anos, quando ela é presenteada com Hetty, de 10 anos, como sua criada - um "presente" que Sarah tenta rejeitar. À medida que a história segue a notável jornada de Sarah e Hetty ao longo de um período de 35 anos, as duas mulheres se envolvem em suas próprias rebeliões enquanto se esforçam para mudar o gênero e a desigualdade racial inerente ao seu tempo.

5. O Caminho de Casa, de Yaa Gyasi

Embora este romance impressionante não descreva mulheres da vida real, este conto de duas meias-irmãs, Effia e Esi, cada uma nascida em uma tribo diferente do Gana do século XVIII, é uma leitura necessária. O livro segue a vida de uma irmã e seus descendentes enquanto eles permanecem na África, enquanto a outra irmã é escravizada e transportada para a América, onde nasce sua descendência. Uma exploração multifacetada das ramificações dos males da escravidão, contém uma das minhas reflexões favoritas sobre o estudo da história: “Você deve sempre se perguntar: de quem estou perdendo a história? Qual voz foi suprimida para que essa voz pudesse surgir? Depois de descobrir isso, você deve encontrar essa história também.
Para ler a resenha completa deste livro, clique aqui.

Outras biografias de mulheres importantes na História passaram aqui pelo Perplexidade e Silêncio e separei, abaixo, as minhas preferidas:

Caso você se interesse pelo tema, sugiro também dar uma olhadinha da sessão Biográficos deste blog.

0 Comments