Já Li #118 - Os Vestígios do Dia, de Kazuo Ishiguro


Tenho uma relação conflitante com Kazuo Ishiguro. Já li livros dele que amei e outros, por sua vez, quase abandonei no meio do caminho. Mas, de um jeito ou de outro, reconheço que seu estilo de escrita é muito marcante e original e, por isso, estou sempre aberta a ler mais uma obra sua. Na resenha de hoje, falarei sobre "Os Vestígios do Dia"

Caso você queria, antes de seguir adiante, saber mais sobre este autor e suas obras, sugiro navegar pelos links abaixo:

"Os Vestígios do Dia" foi publicado em 1989 e ganhou uma adaptação para os cinemas em 1993. 
Brilhantemente narrado em primeira pessoa, Stevens, um mordomo inglês que dedicou sua vida ao serviço de Lord Darlington, recebe uma carta de uma ex-colega, a governanta Miss Kenton, descrevendo sua vida de casada, que Stevens acredita sugerir um casamento infeliz. Além disso, o Darlington Hall possui poucos funcionários e poderia usar muito uma governanta qualificada como Miss Kenton. Stevens começa a considerar uma visita à senhorita Kenton. Seu novo empregador, um americano rico chamado Farraday, incentiva Stevens a pegar emprestado seu carro para tirar férias merecidas. Stevens aceita e parte para a Cornualha, onde Miss Kenton (hoje Sra. Benn) vive.

Durante sua jornada, Stevens reflete sobre sua inabalável lealdade a Lord Darlington, que havia realizado luxuosas reuniões entre simpatizantes alemães e aristocratas ingleses, em um esforço para influenciar os assuntos internacionais nos anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial; sobre o significado do termo "dignidade" e o que constitui um grande mordomo; e em seu relacionamento com seu falecido pai, outro homem que dedicou sua vida ao serviço. Por fim, Stevens é forçado a refletir sobre o caráter e a reputação de Lord Darlington, bem como a verdadeira natureza de seu relacionamento com a senhorita Kenton. 

Não é o que acontece no enredo que é importante, e sim, o que não acontece. Não é o que é dito, mas o que não é dito. Stevens parece uma pessoa real e não um personagem fictício e foi isso que conquistou minha atenção ao longo da leitura. Aliás, ele pode muito bem ser uma das figuras mais trágicas que tive a honra de ler. Stevens se esforçou ao máximo para fazer o que pensava ser a coisa certa e - ou seja, a lealdade inabalável a Lord Darlington - e, no final, tudo deu errado. 
O mais interessante para mim foi que, como o livro é narrado em primeira pessoa, não podemos confiar no que está sendo dito. Conforme Stevens traz os flashbacks dos anos passados em Darlington Hall, vamos percebendo que ele próprio foi muito ingênuo e não percebeu muitos movimentos ao seu redor, sendo os mais flagrantes deles a associação de Lord Darlington ao nazismo e os sentimentos por Miss Kenton. 
O leitor só consegue inferir os erros de Stevens quando Ishiguro retrata os diálogos de Stevens com os outros personagens e eu senti muita, muita compaixão pelo mordomo. Em sua ânsia por ser um "mordomo digno", ele se fecha à vida.

Para mim, a cena mais marcante foi a do falecimento de seu pai. Mesmo em meio à dor e ao luto, Stevens não deixa de lado seu papel de mordomo e segue trabalhando incansavelmente. A essa altura do livro, o leitor já sabe que Stevens se esconde dos próprios sentimentos, e vê-lo fugindo de si mesmo é dolorido e interessante.

Ishiguro criou uma narrativa sutil, elegante e perfeitamente trabalhada, com domínio preciso da linguagem, cenário e personagens. No fundo, é uma história de busca por algo irrevogavelmente perdido na vida, uma história de memória e sua indescritível falta de confiabilidade. É bonito e assustador, com um tom melancólico de nostalgia que vai se transformando em um arrependimento suave e tranquilo.

Em alguns aspectos, lembrei de outro livro, "A Improvável Jornada de Harold Fry" de Rachel Joyce. Em ambos, o protagonista é um homem de meia-idade que decide olhar para trás, reconstituindo pedaços de suas memórias e experiências para tentar atribuir algum sentido à sua vida. 

Agora sou oficialmente fã de Ishiguro, um livro tão diferente de "Não me Abandone Jamais", um livro que também foi uma história incrível para mim. Porém, essa história é de qualidade muito diferente, mas igualmente alta, o que, na minha opinião, indica a qualidade do escritor, capaz de escrever histórias totalmente diferentes, ambas intrigantes à sua maneira.

Avaliação do Perplexidade e Silêncio: 

0 Comments