Literatura de Res-Peito | Minha História, de Michelle Obama


Uma leitura deliciosa e inspiradora, a biografia de Michelle Obama, "Minha História", jamais poderia deixar de fazer parte deste desafio. O desafio Literatura de Res-Peito foi criado por mim para compartilhar experiências e leituras realmente empoderadoras.

Michelle Obama é uma capricorniana danada. Ambiciosa, perfeccionista e dura na queda, o fato de ser uma ex-primeira dama dos Estados Unidos não a define, e tampouco a resume. Em sua recém-lançada biografia, isso fica bem claro logo no início.

A estrutura da biografia segue o padrão tradicional, ou seja, começa com sua infância, passando pela adolescência, como conheceu Obama e sua vida adulta até o momento que deixou a Casa Branca. O livro também conta com várias fotografias, de sua família e amigos ao longo dos anos. O que realmente surpreende na biografia de Michelle Obama é a delicadeza e a sofisticação da escrita. Em diversos momentos, senti como se estivesse lendo um romance de Chimamanda Adichie, com uma protagonista cativante e incrível como Ifemelu. Mas, em certo sentido, essa história é ainda melhor, pois fala de uma mulher real.

E, quando falo real, é como se fosse um baita elogio. É um alívio saber que Michelle Obama fumou maconha na adolescência no banco de trás de um carro enquanto "dava uns amassos" no namoradinho da época. Que ela não gostou de Obama logo de cara e de que não tinha muita vontade de casar. Que não gosta de política, mas que por amor a ele e ao país se viu diante do imenso desafio de fazer parte das campanhas. Que ela não sentiu a menor vontade de sorrir na Cerimônia de Posse de Trump e não o fez, a despeito do que seus assessores mandaram. Em tempos de redes sociais, onde todos - não apenas as celebridades - tentam se mostrar como perfeitos e invencíveis, adoro ler e ouvir pessoas que são "gente como a gente".
Eu sei que talvez alguém vai dizer: "Mas a Michelle quer passar essa imagem de propósito!". Que bom! Porque ela realmente transmite verdade e autenticidade quando o faz.

Não farei aqui uma descrição da jornada de Michelle Obama, pois isto fica disponível na Wikipedia para qualquer um consultar - e a biografia dela parece saber disso e optar por um caminho diferente. No entanto, Michelle deixa claro que ela tinha (e tem) uma carreira de sucesso como advogada e que não se sentiu feliz, nem confortável, por ter deixado esta carreira de lado enquanto foi Primeira Dama. Daí em diante, ela conta causos (ora dramáticos, ora engraçados) que ela considera como os principais de sua vida, que moldaram sua personalidade e seu caráter.

Obama, de fato, teve um grande impacto nessa formação de Michelle. Ele é mostrado como um homem muito inquieto, sempre em busca do "the next best thing" em sua carreira. Michelle, ao conviver com a personalidade impetuosa e carismática de Obama, encontrou sua própria voz ao descobrir que queria largar o Direito Corporativo e atuar em ações estaduais, em Chicago, visando melhorar a qualidade da educação dos negros. Na parte final do livro, onde Michelle relata seus desafios e aborrecimentos enquanto fazia Campanha Presidencial com Obama, eu me senti frustrada e desanimada junto com ela. Eu jamais teria a resiliência e a força que esta mulher teve, lidando com uma opinião pública injusta e, muitas vezes, burra. 

Por fim, o livro apresenta uma série de fatos sobre a rotina na Casa Branca, satisfazendo a curiosidade dos leitores que buscam sua biografia para saber dos bastidores da Presidência americana. Embora estes fatos não sejam tão relevantes para a história de vida da Michelle, ainda assim é interessante de ler. Por exemplo, as famílias presidenciais ganham cem mil dólares para redecorar a Casa Branca, mas Michelle e Obama não quiseram o dinheiro e preferiram devolver o valor ao Tesouro Nacional, para ser utilizado em iniciativas sociais. Alguém tem dúvida que a Sra. Melania gastou cada centavo destes cem mil? Fora isso, adorei conhecer a mãe de Michelle (que foi morar com eles na Casa Branca), que não dava a mínima para os protocolos de segurança do Serviço Secreto e lavava a própria roupa.

Foi uma leitura muito inspiradora, que me fez pensar sobre muitas das minhas experiências profissionais e das minhas ambições de carreira. Também fez com que eu me aceitasse mais como sou, pois me identifiquei com as "falhas" e "defeitos" de Michelle. Recomendo muitíssimo sua biografia que, de longe, foi a melhor que já li.

Avaliação do Perplexidade e Silêncio: 

0 Comments