Top 5 | Cinco poetas e poetisas que você precisa conhecer


Preciso confessar que sempre tive um certo preconceito com poesia. Desde adolescente, a poesia foi um dos poucos gêneros literários que não me chamavam a atenção. Até agora. Nos últimos anos, conheci alguns poetas e poetisas que conseguiram acabar com o meu preconceito e este post é uma singela homenagem a eles.

Nota: No caso de alguns destes poetas, apenas encontro material em inglês. Por isso, peço desculpas aos leitores que, por ventura, não estejam familiarizados com o idioma. Atualizarei este post assim que surgirem obras em português.

1. Keaton Henson

É até uma injustiça chamar Keaton Henson de poeta, pois ele é mais do que isso. Ele é um artista com uma alma tão sensível que, para externalizar toda a melancolia, além da poesia, ele também é compositor, músico e ilustrador. Ele tem seis álbuns lançados, uma HQ e uma coletânea de poesias. Ansioso e tímido, Keaton Henson quase nunca faz shows e raramente se expõe nas redes sociais.
As poesias de Keaton são melancólicas, pois ele fala de inadequação, solidão, depressão e não-pertencimento. As letras de suas músicas seguem o mesmo tom. Indicado para corações tristes e almas que acreditam que esse mundo meio que deu errado.
Canal Oficial do Keaton Henson no YouTube

2. Atticus

Atticus é um poeta muito conhecido nas redes sociais, principalmente no Instagram. Suas poesias falam de amor, mas não forma melosa ou clichê. Elas também falam sobre juventude e amor próprio, sobretudo voltado para as mulheres. Seu rosto é desconhecido pois ele sempre vem à público usando uma máscara. Segundo ele, a máscara serve para protegê-lo não apenas da fama, como também das expectativas dos outros sobre o que ele deveria ou não escrever. Atticus tem uma pegada mais pop, Milenial e um quê de digital influencer, mas sua poesia não é menos bonita ou profunda por causa disso. 
Site oficial

3. Nikita Gill

Ela é responsável pelo meu poema preferido, este que está aí do seu lado esquerdo. Seus pais são indianos, mas Nikita nasceu em Belfast. Ela começou a escrever romances aos 12 anos de idade, mas logo percebeu que sua real vocação era a poesia. Hoje, Nikita Gill é um dos grandes nomes da poesia feminista e ela mesma diz que, através da poesia, quer empoderar as mulheres do mundo todo. Ela, principalmente, fala sobre a essência selvagem das mulheres e como não devemos nos desculpar por tê-la. Ela é incrível.
Instagram da Nikita Gill

4. Sylvia Plath

Sylvia Plath foi uma poetisa e escritora norte-americana, que cometeu suicídio colocando a cabeça dentro de um forno, com os filhos no quarto ao lado. Por isso, não espere por um conteúdo simples de digerir em suas poesias. A principal característica dela é o profundo pesar e tristeza que permeiam todas as suas criações, sempre bastante densas e carregadas.
Aqui no Perplexidade e Silêncio, ela apareceu em diversos outros posts. Navegue:

5. Amanda Lovelace

Também outro nome importante da poesia feminista, Amanda Lovelace é mais desaforada do que Nikita Gill. Seus livros de poesia "A Princesa Salva a Si Mesma Neste Livro" e "The Witch Doesn't Burn in This One" estão sendo amplamente divulgados mundo afora. Seus poemas colocam para fora sentimentos como raiva e indignação, sentimentos estes que as mulheres foram inibidas de sentir por muitos anos. Ler Amanda Lovelace faz você se sentir mais forte, mais dona de si. 
Site Oficial e Instagram

Você conhece algum poeta ou poetisa que gostaria de me recomendar? Deixe aí nos comentários que vou adorar saber!

1 Comments