Top 5 | Cinco livros com viagem no tempo, parte 1


Quem acompanha o blog sabe que sou fascinada pelo tema de viagem no tempo. Dentre todas as narrativas de ficção-científica, de longe esta é que mais chama minha atenção. Por isso, no Top 5 deste mês, resolvi escolher alguns livros que tratam do assunto de um jeito bacana.

A parte 2 deste Top 5 está disponível aqui.

1. A Máquina do Tempo, de H. G. Wells

Escrito em 1895, eu não poderia deixar de fora desta lista o maior clássico sobre viagem no tempo. Wells foi o primeiro escritor a propôr a construção de uma máquina que permitisse tais viagens e, nesta obra, o protagonista conhecido apenas como Viajante do Tempo navega pela Quarta Dimensão, tanto para o passado quanto para o futuro.
O livro começa com uma reunião de intelectuais, na qual o Viajante é o anfitrião. Ele deseja compartilhar sua experiência de viagem no tempo com os demais e, para isso, não poupa mistério e enrolação. As demais personagens da estória também não possuem nome próprio e são referenciadas como Psicólogo, Médico, e assim por diante.
A reunião começa com o Viajante do Tempo chegando atrasado, esfomeado, sujo e rasgado, misteriosamente silencioso sobre as experiências que o deixaram naquele estado. Pouco depois, ele leva seus convidados à uma sala e resolve contar, em detalhes, o que aconteceu enquanto viajava pelo distantíssimo ano de 802.701.
O livro é bem sucinto, mas bastante interessante. 
Para ler a resenha completa dele, clique aqui.

2. 30 e Poucos Anos e uma Máquina do Tempo, de Mo Daviau

A pergunta inicial do livro e o fio condutor da obra em "30 e Poucos Anos e Uma Máquina do Tempo" é: Se você pudesse voltar no tempo para assistir uma banda, qual (e quando) seria? Karl Bender era guitarrista de uma banda indie semifamosa, chamada Axis, nos anos 90. Agora quarentão, sedentário de dono de um bar meio falido, Karl começa a ter uma crise de meia idade e se vê sem grandes objetivos para o futuro. Seu único consolo é conversar com seu amigo Wayne, que comparece diariamente ao bar para discussões nostálgicas sobre como o passado era melhor que o presente. Karl ainda se ressente com o fim do relacionamento com Meredith, há 14 anos, o que o deixa ainda mais preso ao anos 90.
Um dia, Karl e Wayne descobrem que, em seu armário, existe u buraco de minhoca. Wayne com sua inteligência e background tecnológico, constrói uma engenhoca que permite que as pessoas viajem pelo tempo, preferencialmente em direção ao passado para assistirem suas bandas preferidas. Wayne, então, decide voltar ao ano em que John Lennon morreu para impedir seu assassinato mas, por engano, Karl o manda para o ano de 980. Assim, Karl precisa ir atrás de algum físico que possa reverter este erro e conhece Lena.
É um livro leve, despretensioso, engraçado e que trata do tema de viagem no tempo de uma maneira bastante original. Para ler a resenha completa dele, clique aqui.

3. A Mulher do Viajante no Tempo, de Audrey Niffenegger

"A Mulher do Viajante no Tempo" é narrado pelo ponto-de-vista de duas personagens: Henry deTamble, o viajante do tempo, e Clare, sua esposa. Quando Henry narra, ele dá maiores explicações de como funcionam as viagens no tempo, enquanto Clare traz a perspectiva de quem vive esperando o marido retornar destas insólitas viagens.
Henry tem uma doença genética que permite que ele viaje pelo tempo. É um gene extra no seu DNA, ainda não identificado. Suas viagens no tempo costumam acontecer quando ele está nervoso, estressado ou triste, e ele não tem nenhum controle para onde ou quando irá viajar. De forma geral, ele retorna para o passado, revivendo momentos-chave de sua vida. O livro começa com uma visita de Henry à Clare, quando esta ainda tinha seis anos de idade. Ele deixa escapar que será o futuro marido dela e lhe dá de presente um caderno com as datas que irá aparecer em sua vida, para ela esperá-lo.
Henry é um ótimo protagonista. Ele busca compreender porque as suas viagens nunca acontecem depois de seus 43 anos e ele não sabe se encontrará a cura para a sua "doença" ou se morrerá com esta idade. Além disso, ele procura aperfeiçoar-se para merecer o amor de Clare, que se sujeita a esperá-lo toda uma vida. É uma estória de amor diferente. 
Para ler a resenha completa, clique aqui.

4. As Melhores Histórias de Viagens no Tempo, Diversos Autores

Esta coletânea reuniu dezoito contos dos melhores autores de ficção-científica. Temos desde Arthur C. Clarke, passando por Ray Bradbury e Richard Matheson, até outros gigantes do gênero que são menos conhecidos do grande público como Poul Anderson e Theodore Sturgeon. O organizador do livro, Harry Turtledove, faz uma breve introdução dos escritores antes de seus respectivos contos, o que é muito prazeroso para os fãs de sci-fi, afinal, nos dá a oportunidade de reencontrarmos nossos autores preferidos e conhecer novos nomes interessantes.
Além disso, Turtledove também fez uma excelente introdução no livro, explicando a história do conceito de viagem no tempo na Literatura. Para quem gosta do tema, é uma aula incrível sobre todos os tipos de viagem no tempo que existem no mundo ficcional, suas raízes e suas repercussões.
Na resenha deste livro, separei os meus três contos preferidos desta coletânea. Para ler, clique aqui.

5. Quando Cair o Verão & Outras Histórias, de Amelia Williams

Acho que é até meio óbvio perceber que sou fã do seriado Doctor Who
"Quando Cair o Verão & Outras Histórias" é uma coletânea de três contos inspirados em episódios da 7ª temporada de Doctor Who, coletânea esta que foi lançada em 2013 como comeração aos 50 anos de existência da série. Amelia Williams, a escritora dos contos, criou : Quando cair o verão, O Beijo do anjo e O demônio na fumaça. Nos contos, ao contrário do que muitos imaginam, as personagens centrais não são o Doctor. De fato, ele não aparece no enredo de forma direta e só quem é um verdadeiro Whovian entende quem é o Doctor na narrativa, pois ele é sempre uma figura coadjuvante e meio escondida.
Na resenha deste livro, detalhei cada um dos três contos, referenciando seus episódios na série e, também, aproveitei para fotografar minha coleção de Doctor Who. Para ver tudo isso, clique aqui.

Você conhece algum livro sobre o tema que não está nesta lista? Me indica, vou adorar saber!

0 Comments