Especial 6 Anos | 6 filmes que não sabíamos que eram livros


O debate sobre as adaptações cinematográficas de livros sempre dão pano para a manga. Aqui no Perplexidade e Silêncio, para surpresa de alguns, diversos filmes foram eleitos melhores por mim do que seus respectivos livros. Para comemorar os seis anos do blog, a convidada Deborah Mundin não poderia deixar de fazer parte dos posts especiais e ela escolheu falar sobre 6 filmes que você (provavelmente) não sabia que eram livros.

Deborah Mundin é convidada especial do blog e, de vez em quando, nos escreve resenhas com jeitão de conversa. Ela também mantém o blog Constantemente Inconstante.

Usar livros como base de roteiros para o cinema já é algo comum e bem discutido (inclusive aqui). Facilita para Hollywood, que se baseia numa história conhecida e querida, deleita os leitores que tem a possibilidade de ver suas queridas personagens num filme e amplia o conhecimento para o público que não teve a oportunidade de ler o livro. Simples assim, todos ganham. 
Porém, as adaptações não vivem apenas de livros famosos. Existe um grande número de filmes que utilizaram como base de seus roteiros livros que são pouco conhecidos e escolhi 6 que me fizeram falar “WHAAAAAAAT??!!” assim que descobri:

1. Lagoa Azul, de Henry de Vere Stacpoole

A estória dos primos que sobrevivem a um naufrágio e crescem sozinhos numa ilha paradisíaca não é inédito nem nas livrarias. 
Considerado um dos filmes mais reprisados na década de 80/90, que fez uma geração de pré adolescentes sonhar em ficar preso numa ilha com a Brooke Shields, foi baseado no livro homônimo de Henry De Vere Stacpoole, lançado em 1908. O livro recebeu outras adaptações, mas foi a de 1980 que ficou mais conhecida. 
Como sempre, há algumas alterações entre uma obra e outra, mas a que mais chama atenção é que, no livro, há um enfoque maior na cultura do povo polinésio, e principalmente o choque cultural com os primos ingleses, ao contrário do filme que foca mais na descoberta da sexualidade (que, convenhamos, é disso que o povo gosta, ainda mais nos anos 80). 
Fun Fact: o livro está na lista do Plano Nacional de Leitura, recomendado como leitura autônoma para os 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental.

2. O Chamado, de Koji Suzuki

Aquele filme que te fez ter pesadelos no início dos anos 2000, ainda se você resolveu assistir a versão japonesa de 1998, é baseado numa série de livros. 
A Samara/Sadako já saltava das televisões antes do filme de 2002. Koji Suzuki, escritor japonês, é o autor da série Ringu que é composta por três livros (lançados até 1998), uma coleção de histórias curtas (1999) e uma continuação com mais dois livros lançados (2012 e 2013). Além dos filmes, a série foi adaptada para TV, mangá e áudio dramas. O espirito vingativo da menina no poço fez muito sucesso na terra do sol nascente. 
Vale ressaltar que apenas o filme de 2002 é baseado no livro, especificamente no livro Ringu de 1995. “O Chamado 2” não é baseado em nada do autor e talvez seja por isso que é inferior ao primeiro.

3. Eu sei o que vocês fizeram no verão passado, de Lois Duncan

O gancho de pescador já aterrorizava adolescentes e fazia suas vítimas desde 1973, ano de lançamento do livro homônimo da escritora Lois Duncan, falecida em 2016. 
O filme, lançado em 1997, foi, junto com Pânico, os filmes de terror jovem mais assistidos da década de 90. 
Novamente, as continuações não são baseadas no livro e de qualidade inferior ao primeiro.


4. Sem Limites, de Alan Glynn

"Sem Limites" narra a estória do escritor fracassado Eddie Morra (sim, este é o sobrenome dele) que começa a tomar algumas pílulas, no mínimo, diferentes. As pílulas proporcionam acesso a 100% de sua capacidade cerebral e o roteiro brinca com a noção de que os seres humanos só acessam 10% da capacidade do cérebro. Esta mudança nos padrões de comportamento do seu cérebro levam Eddie ao topo do mundo financeiro e ele se torna um dos homens mais poderosos do mundo. Mas, como as narrativas não vivem de estórias felizes, obviamente há terríveis efeitos colaterais e a diminuição do estoque da droga ameaça o colapso de Eddie. Essa trama foi criada por Alan Glynn em seu livro, lançado em 2002, The Dark Fields (não encontrei o nome em português, acredito que ainda não tenham traduzido). O filme estrelado por Bradley Copper teve sua estreia em 2011. 
Fun Fact: No fim do filme, a personagem escreve um romance chamado "Illuminating The Dark Fields", nome referência ao livro.

5. O Exótico Hotel Marigold, de Deborah Moggach

Lançado em 2012, o “Exótico Hotel Marigold” cativou o público com sua história sobre sete aposentados resolvem ir para Índia. O hotel parecia maravilhoso pelas fotos do website mas ,ao chegarem, eles percebem que as coisas não são exatamente como imaginavam. O que poucos sabem é que esse filme é baseado no livro originalmente publicado como “These Foolish Things” de Deborah Moggach, escritora e roteirista. Deborah também roteirizou a adaptação (MARAVILHOSA) de 2015 do livro "Orgulho e Preconceito".
Não encontrei a versão do livro em português. Se alguém souber, é só comentar aí embaixo, porque fiquei bem curiosa. O filme é ótimo, uma delícia para se ver em família. 
A estória rendeu um segundo filme que, pela recepção da crítica especializada, ficou um pouco abaixo do esperado. Mas, aqui entre nós, um filme com Judi Dench e Maggie Smith não deve ser ruim.

6. Jack Reacher, de Lee Child

Achou que não ia ter filme de tiro? ACHOU ERRADO! 
Lee Child escreveu 22 livros que contam as aventuras da personagem Jack Reacher. Nove destes livros foram lançados em português. O filme é baseado especificamente no livro “Um Tiro”
A premissa, tanto do livro quanto do filme, é quando o ex-investigador militar (nosso querido Jack) é convocado para resolver o misterioso caso de um atirador que matou cinco pessoas aleatórias em Indiana.
Apesar do sucesso que faz nos Estados Unidos (afinal, a série tem 22 livros), o ex-militar não é muito famoso aqui na terra tupiniquim. Pegando carona na fama pós-filme, alguns dos livros já traz o Tom Cruise encarnando a personagem na capa. 
O filme rendeu uma continuação, "Jack Reacher: Sem Retorno", baseado no livro de mesmo nome.

Esses foram os seis filmes/livros que escolhemos. Há mais algum que você saiba que é um livro e nos deixará de queixo caído? Comenta ai! Adoramos essas curiosidades =)

Para ler os demais posts escritos pela convidada Deborah Mundin, navegue:

0 Comments