Sugestão de Leitura | O Manual do Mago Frugal, de Brandon Sanderson

 

A resenha de hoje é super especial pois, além de ser sobre mais uma obra do Rei Brandon Sanderson, também é sobre o segundo volume de seu Projeto Secreto, o livro chamado "O Manual do Mago Frugal (para sobrevivência na Inglaterra Medieval)"

Quem acompanha o Perplexidade e Silêncio há mais tempo sabe que somos uma fonte inesgotável de conteúdo do Sanderson. Se você quer mais conhecer sobre ele, veja estes posts.
Para saber mais sobre o primeiro volume do Projeto Secreto, entitulado "Tress, a Garota do Mar Esmeralda", clique aqui.

"O Manual do Mago Frugal" é um volume independente, assim como os demais livros do Projeto Secreto. Nesta obra, narrada em primeira pessoa, o enredo começa com o protagonista não lembrando quem é, onde está e de onde veio. Protagonista e leitor irão descobrir a história juntos, o que eu, particularmente, adoro. 
Ele acorda em um campo no que parece ser a Inglaterra Medieval, ao redor de várias páginas de um livro pegando fogo. Pouco depois, ele percebe que está sendo perseguido por um grupo de homens que parecem ser de outra época - de sua própria época - mas tudo parece muito absurdo para fazer sentido.
Logo ele entende que precisa encontrar aliados locais, tanto para descobrir mais pistas sobre si mesmo, quanto para entender porquê e por quem ele está sendo perseguido. Nesse processo, ele fica diante de superstições daquela comunidade que são muito além do que parecem.

Acho que o grande mérito deste livro é o Manual do Mago Frugal. Ao longo da narrativa, entremeado com os capítulos narrados pelo protagonista, existem partes de um Manual que ensina as regras da viagem interdimensional que nosso personagem fez. A elaboração do Manual é excelente pois, ao mesmo tempo que traz as explicações que precisamos receber para entender o que está acontecendo, o Manual em si tem sua própria personalidade - debochada, deixando implícitas as consequências legais da viagem interdimensional e se eximindo de qualquer responsabilidade - o que torna a leitura muito interessante.
É pelo Manual que sabemos, então, que no futuro criou-se uma agência de turismo que viaja por outras dimensões, oferecendo vários pacotes, adicionais, promoções e cupons, e o cliente recebe o Manual depois de escolher e comprar qual dimensão irá viajar. 

As informações sobre o Manual e sobre o próprio protagonista são oferecidas aos poucos, como se fossem dois quebra-cabeças sendo montados em paralelo.
Tudo fica ainda melhor com as ilustrações de Steve Argyle, que já trabalhou anteriormente com Sanderson e é um artista incrível.

Enfim descobrimos que seu nome é John, e ele era usado como um lutador perdedor em rodas de apostas clandestinas, ou seja, ele era pago para apanhar e perder. John estava profundamente insatisfeito com a vida que levava no "nosso" mundo, principalmente depois que sua esposa, Jen, morreu. Ele viaja para outra dimensão, seguindo as pessoas que o prejudicaram, para um acerto de contas e uma tentativa de reconstruir sua identidade. 
Nesta dimensão medieval, devido aos conhecimentos que tem sobre doenças, tecnologia e História, os locais logo acreditam que ele seja um Mago, e a forma como John usa essa situação a seu favor é ótima. Sanderson sabe como ninguém construir um personagem carismático, e John definitivamente é. Ele é esperto, mentiroso e simpático, e consegue enrolar a população medieval para que fiquem ao lado dele.

Eu adorei a leitura. Leve, descomprometida e trazendo um ângulo completamente original a um tema que poderia ter facilmente caído no clichê. Já li muitas histórias de viagens interdimensionais e é claro que a de Sanderson parece nova, diferente e criativa, que é exatamente o que eu esperava dele.

Esse é o jeito de Sanderson fazer ficção-científica, com um pouco de humor, sarcasmo e sem se levar muito a sério, o que eu gosto muito e super recomendo a leitura desse livro.
Avaliação do Perplexidade e Silêncio: 4/5

0 Comments