O Guia de Leitura de Margaret Atwood

 

Que a Margaret Atwood é uma das rainhas deste blog, não é novidade para ninguém. E eu sempre fico muito curiosa em saber o que os meus escritores preferidos lêem, quais são os autores que inspiram eles e como eles passam o tempo. Assim, separei diversas recomendações de leitura da Tia Maggie para vocês adicionarem na listinha.

Aqui no Perplexidade e Silêncio também temos Um Guia de Leitura da Elena Ferrante
E se você gosta de Atwood, tem um montão de posts sobre ela para você xeretar aqui no blog.

Agatha Christie
Embora Atwood seja mais conhecida pelas distopias e ficções-especulativas, ela já escreveu alguns livros de suspense/crime no passado como "Vulgo Grace", de 1996. E uma de suas principais referências dessa época foi Agatha Christie e suas histórias de detetive.
Nesse box lançado pela Editora Fronteira em 2014, estão compilados dois romances de Christie que estão entre os preferidos de Atwood: "Morte no Nilo", onde Hercule Poirot investiga a morte de uma rica herdeira chamada Linnet Ridgeway enquanto ela estava em lua-de-mel no Egito, e "Um Corpo na Biblioteca", onde a detetive Miss Marple investiga a morte de uma jovem em uma biblioteca de uma mansão.

"Dezembros Selvagens", de Edna O'Brien
Os relacionamentos de Atwood são sempre intensos e, os personagens, cheios de escuridão com suas camadas que desvendamos através da leitura - é só pensar no relacionamento entre Jimmy, Oryx e Crake na sua Trilogia Mad Adão. E, por isso, Atwood recomenda os livros de Edna O'Brien, uma escritora irlandesa que ficou conhecida por escrever sobre a vida íntima e sexual de suas personagens femininas de um jeito vanguardista e inovador.
Em "Dezembros Selvagens", Michael Bugler chega a uma fazenda no interior da Irlanda despertando ciúme e inveja no proprietário dela, Joseph Brennan. Breege, a irmã de Joseph, se apaixona perdidamente por Michael, o que só aumenta o clima esquisito e pesado que se desenvolve na fazenda.

"A Época da Inocência", de Edith Wharton
Edith Wharton, nascida em 1892, ficou conhecida por escrever um retrato diferente, apurado e cínico sobre a aristocracia americana de sua época. Com "A Época da Inocência", publicado em 1920, ela foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Pulitzer de Literatura. 
O advogado Newland Archer está prestes a se casar com May Welland, porém, Newland realmente está apaixonado pela prima de sua noiva, a condessa Olenska, e chega um momento que ele não consegue mais lidar com essa vida dupla que ele tenta levar.
O romance foca em moralidade, no conservadorismo e nos impactos de ambos da felicidade dos personagens - o que, para a época em foi escrito, foi considerado bastante revolucionário.

"Armas, Germes e Aço", de Jared Diamond
Atwood também é conhecida por abordar os impactos das mudanças climáticas (na "Trilogia Mad Adão" mencionada acima, principalmente). Além disso, ela também é muito boa explorando as consequências sociais e políticas do que acontece no mundo, como bem sabemos em "O Conto da Aia".
Por isso, Atwood recomenda esse livro de Jared Diamond, que não é ficção. Em "Armas, Germes e Aço", Jared cruza dados de epidemiologia, arqueologia, história e geografia para explicar porque as civilizações tomaram os caminhos que tomaram e quais as consequências de cada um desses caminhos para o futuro. Seu principal ponto é convencer o leitor de que sociedades que tiveram um começo mais adiantado na produção de comida - a ponto de conseguir estocá-la -, logo desenvolveram ritos religiosos e se aventuraram na conquista de novos territórios, tornando-se regiões mais ricas e, posteriormente, nações mais desenvolvidas.

O que vocês acharam destas recomendações?

0 Comments