O que ler se você gosta de... Crazy Rich Asians, de Kevin Kwan



Em 2013, Kevin Kwan publicou o livro "Crazy Rich Asians", que seria adaptado para o cinema cinco anos depois pela Warner. O filme ficou bastante popular na ocasião por ter sido a primeira produção de Hollywood com um elenco majoritariamente asiático-americano. Devido ao sucesso do filme (e do livro), separei algumas recomendações de leitura caso você tenha gostado das obras.

"A Grana", de Cynthia D'Aprix Sweeney
Publicado em 2016, este livro de Cynthia se tornou um sucesso imediato nos Estados Unidos e está sendo adaptado para o cinema. 
O enredo é sobre quatro irmãos (Leo, Melody, Bea e Jack) que ganham muito dinheiro com um negócio da família quando Melody, a mais nova dos quatro, completa 40 anos de idade. Leo, o irmão mais impulsivo de todos, sofre um acidente de carro depois de sair bêbado e drogado de uma festa de casamento da família, o que implica que os irmãos precisarão usar o dinheiro que receberam mais cedo do que gostariam (e também não do jeito que planejaram).
A leitura é recomendada pois tem o mesmo ritmo dinâmico da obra de Kevin Kwan e também trata de dramas familiares ao redor de dinheiro e heranças.

"Primatas da Park Avenue", de Wednesday Martin
Wednesday Martin é uma autora que gosta de entremear antropologia e psicanálise em suas obras, já que tem formação acadêmica em ambas. Ela ficou conhecida nos Estados Unidos quando, em 2009, publicou um ensaio sobre sua experiência como madrasta e, em 2015, ela publicou "Primatas de Park Avenue", também baseado em sua vida.
Ela e sua família se mudaram para o Upper East Side (a região mais rica de Nova York) e ficou chocada com o estilo de vida daquelas pessoas, o que a estimulou a escrever um livro analisando o comportamento das pessoas milionárias na sociedade. 
Embora não seja um livro de ficção como o de Kwan, pode agradar os leitores que ficam intrigados com o estilo de vida cheio de glamour e ostentação.

"Os Números do Amor", de Helen Hoang
A protagonista deste livro é Stella Lane, uma matemática de 30 anos de Asperger, cujos algoritmos prevêem o comportamento do cliente. Seu trabalho lhe rendeu muito dinheiro, mas não lhe deixou tempo para namorar (algo que ela não se importa nem um pouco, inclusive, mas acaba sofrendo muita pressão da família para "casar e ter filhos"). Então, Stella faz uma abordagem lógica para seu problema de namoro: ela contrata um especialista, Michael Phan, para ensiná-la os meandros do romance físico.
Helen Hoang aborda o tema do autismo com muita delicadeza e adiciona um pouco de humor na trama, sem diminuir os desafios que a protagonista vive.
Pode ser uma leitura interessante para quem gostou das discussões ao redor do "amor verdadeiro" de Kwan.

"A Professora de Piano", de Janice Y. K. Lee
Janice Y. K. Lee escrevia artigos para revistas norte-americanas até que decidiu desenvolver um conto, aprofundando-o até que virasse o romance "A Professora de Piano", publicado em 2009.
A história se passa em Hong Kong, nos anos 40 e 50, em uma época em que o território ainda era colônia da Inglaterra. Will Trusdale chega ao país e conhece Trudy Liang, uma socialite. Eles se apaixonam imediatamente mas são separados por causa da Segunda Guerra Mundial. 
Então, o enredo caminha dez anos no futuro e Will agora trabalha como motorista de uma família rica chinesa. Ele começa um relacionamento com Claire, vinte anos mais jovem e casada, e o presente de Will se mistura ao passado com Trudy quando uma série de segredos vem à tona.
Esse livro é um pouco mais distante do cenário moderno das obras de Kwan, mas também se refere às tradições das famílias asiáticas e seu conservadorismo.

"Eu Digo Sim", de Eliza Kennedy
Este livro de Eliza Kennedy explora mais a questão de como as mulheres modernas lidam com as tradições e as expectativas sociais em relação a casamento e a relacionamentos. 
Lily Wilder, a protagonista da história, é uma advogada rica e bem-sucedida que está prestes a se casar com Will, visto por todos como o "homem perfeito" (o quer que isso signifique). Quando a data do casamento se aproxima, Will diz a ela que só serguirá em frente se Lily concordar em ter um relacionamento aberto e Lily passa a se questionar se o que ela entende por casamento se aplica ou não à sua nova realidade.
Esse livro tem um tom mais próximo da obra de Kwan, pois é mais jovem e bem humorado que as outras recomendações desta lista, com o adicional de oferecer um pouco mais de erotismo.

Você já leu algum desses livros ou tem outro para recomendar? Deixe aí nos comentários!


0 Comments