Top 5 | Cinco livros sobre dimensões paralelas

 

Adoro histórias sobre dimensões paralelas. Gosto da reflexão que elas provocam sobre as consequências e as reações se fizéssemos outras escolhas, ou se o mundo tivesse evoluído de outra forma. Muitos universos podem existir ao mesmo tempo sem que a gente saiba disso e eu adoraria conhecer a minha versão destes outros mundos. Por isso, separei alguns livros que abordam este tema (e nos fazem repensar todas as decisões que já tomamos na vida).

Trilogia Firebird, Vol.1: Mil Pedaços de Você, de Claudia Gray
Os três volumes desta trilogia são baseados neste conceito de dimensões paralelas e, até hoje, acho que foi a melhor história que li sobre o tema.
Firebird é o nome de um dispositivo que permite viagens entre as dimensões. Se você não está familiarizado com a teoria dos universos paralelos, explico: há uma teoria da Física Quântica que diz que "tudo que pode acontecer, aconteceu". Isso significa que, nesta teoria, existem uma série de universos onde todas as possibilidades e variações das nossas vidas estão existindo em paralelo à esta dimensão na qual estamos. 
"Mil Pedaços de Você" narra a estória de Margarite Caine, filha dos dois físicos que inventaram o Firebird. Margarite começa a usar o dispositivo para encontrar seus pais desaparecidos, só que acaba se deparando com centenas de versões dela mesma e das pessoas ao seu redor, o que a confunde sobre o real objetivo de sua missão.
Aqui no Perplexidade e Silêncio resenhei os três volumes da trilogia, mas caso você queira saber mais sobre a série, recomendo começar pelo primeiro volume: Sugestão de Leitura | Série Firebird, Vol.1: Mil Pedaços de Você, de Claudia Gray

1Q84, de Haruki Murakami
"1Q84" é uma distopia escrita por Murakami que, devido ao seu extenso tamanho (mais de 900 páginas) foi transformada em trilogia em alguns países, como aqui no Brasil. A história se passa em um ano ficcional de 1984 quando uma mulher chamada Aomame começa a notar estranhas mudanças ocorrendo no mundo. Ela é rapidamente arrebatada por uma trama envolvendo Sakigake, um culto religioso, e seu amor de infância, Tengo, e embarca em uma jornada para descobrir o que é "real". Logo, Aomame e Tengo descobrem que existem duas realidades - a de 1984 e a de 1Q84 - e ambos tentam entender qual delas é a verdadeira/original.
Para ler a resenha completa do primeiro volume, veja este post: Desafio Livros pelo Mundo | Japão: 1Q84, de Haruki Murakami 

O Homem do Castelo Alto, de Philip K. Dick
A premissa da realidade paralela desde livro é que os nazistas ganharam a Segunda Guerra Mundial e moldaram o futuro da nossa sociedade. Alemanha e Japão se tornaram as potências mundiais e os Estados Unidos foram divididos em duas faixas, cada uma para um país. 
Povos eslavos foram praticamente devastados juntamente com judeus. Povos africanos foram também eliminados e muitos foram utilizados como mão de obra escrava. Grandes campos de concentração continuaram a existir e vários judeus para sobreviverem, por exemplo, se submeteram a procedimentos cirúrgicos para eliminarem as características físicas mais evidentes de sua raça, bem como mudaram seus nomes.
Serei sincera: não consegui ler este livro, desisti antes de chegar no terceiro capítulo porque achei muito chato/arrastado e perdi totalmente o interesse. Mas vocês podem conferir a resenha do Mundo dos Livros, que foi muito bem escrita pelo Marcel Elias, clicando aqui.

A Bússola de Ouro, de Philip Pullman
A trilogia de Pullman segue duas crianças, Lyra Belacqua e Will Parry, que descobrem a existência de universos paralelos. O Magistério tenta controlar o acesso a estas realidades, pois vê seu poder sendo ameaçado caso isso venha ao conhecimento do público em geral. Tanto o pai quanto a mãe de Lyra sabem destas dimensões paralelas, mas reagem de formas opostas a elas, o que cria a maior parte dos conflitos que Lyra vivencia na história.
Os outros livros da trilogia mostram versões da realidade, mas de forma geral Pullman imaginou sociedades steampunk, onde a tecnologia é bem diferente da nossa e os costumes são próximos da época vitoriana.
Um dos primeiros posts do blog foi este livro e você conferi-lo aqui: O livro ou o filme? | A Bússola de Ouro, de Philip Pullman

Matéria Escura, de Blake Crouch
Jason Dessen é sequestrado e levado para uma usina abandonada, onde é amarrado em uma maca e lhe perguntam se é feliz com a vida que tem. Antes de responder, ele fica inconsciente e, quando acorda, tudo mudou. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável.
Aos poucos, Jason percebe que está em uma dimensão paralela na qual ele fez escolhas diferentes que o levaram a ter não apenas outras opções de felicidade, como também uma identidade diferente da que tinha antes.
Eu ainda não li este livro e, por isso, recomendo a resenha do blog da Estante Virtual, que pode ser lida aqui.

Você conhece algum livro que ficou fora dessa lista? Deixe aí nos comentários que vou adorar saber.

1 Comments