Sugestão de Leitura | Flores para Algernon, de Daniel Keyes


A sugestão de leitura de hoje é uma ficção-científica que devorei em três dias. "Flores para Algernon", de Daniel Keyes, é uma ótima crítica ao ser humano e eu acho que você devia ler também.

Este livro começou como um conto, escrito em 1958, para uma revista de ficção-científica norte-americana. No ano seguinte, o conto foi premiado com o Hugo Award e, alguns anos depois, em 1966, Keyes decidiu transformá-lo num romance, que conquistou o Nebula Award logo na sequência. "Flores para Algernon" já foi censurado em algumas bibliotecas dos Estados Unidos e Canadá, o que só deu ainda mais força para que ele se tornasse um dos clássicos da ficção-científica.
Outro ponto interessante deste livro é que Keyes se baseou em duas experiências pessoais para a construção da narrativa, sendo a pressão que sofreu por seus pais para "ser mais inteligente e tornar-se médico" e quando ele foi professor de estudantes com necessidades especiais. Além disso, os personagens do livro foram baseados em pessoas na vida de Keyes. O personagem de Algernon foi inspirado por uma turma de dissecação da universidade, e o nome foi inspirado pelo poeta Algernon Charles Swinburne. Nemur e Strauss, os cientistas que desenvolvem a cirurgia para melhorar a inteligência da história, foram baseados nos professores que Keyes conheceu enquanto estudava psicanálise na pós-graduação.

O livro é narrado em primeira pessoa por Charles Gordon, através dos relatórios de progresso que ele precisa escrever para as pesquisas de Nemur. Este formato funcionou muito bem para a narrativa, pois é através da escrita de Charles que percebemos o que está acontecendo com seu desenvolvimento.
Portador de fenilcetonúria, seu QI é de 68 e, por isso, eles tem severas dificuldades cognitivas, psicológicas, emocionais e sexuais, e é colocado por seus pais no Instituto Beekman para Retardados. Embora tenha 32 anos de idade, Charles tem a inteligência e o comportamento de uma criança de 4 a 5 anos de idade, mas a professora Alice Kinnian do instituto logo vê potencial nele. 
Charles tem um subemprego numa padaria e, devido ao seu retardo, não percebe as violências e abusos que sofre de seus colegas de trabalho, considerando-os seus amigos (o que partiu meu coração quando li).
Assim, ele é escolhido pelos professores Nemur e Strauss para ser cobaia de um experimento de aumento de inteligência. O experimento foi testado com sucesso em um ratinho de laboratório - o Algernon do título - e agora eles desejam iniciar a pesquisa com humanos.

Os primeiros relatórios de Charlie são quase impossíveis de ler, o que foi uma sacada genial de Keyes para nos demonstrar como seu personagem raciocinava. Há inúmeros erros gramaticais, ausência de pontuação, poucos detalhes e frases super confusas, tudo isso refletindo brilhantemente o mundo interior de Charlie. Há um trecho, por exemplo, onde vê Algernon encontrando a saída do labirinto e Charlie fica admirado com a inteligência do ratinho, muito acima da dele (outro trecho que partiu meu coração).
Assim, através dos relatórios, sabemos que Charlie foi submetido à tal cirurgia e está aguardando os resultados acontecerem. 

Conforme a leitura avança, percebemos que os relatórios de Charlie vão melhorando - a gramática se aperfeiçoa, os erros de ortografia começam a sumir e ele é capaz de descrever os eventos com mais detalhes - o que sugere ao leitor que a cirurgia está fazendo efeito. Em paralelo, Charlie também registra suas sessões de terapia com Strauss e começa a descobrir uma série de memórias da infância, Ele, finalmente, se lembra dos seus pais, que há muito tempo o abandonaram na porta da padaria onde ele trabalha, e com isso percebe que sua mãe era abusiva e chegou a pensar em matá-lo por causa de seu retardo.
Pouco tempo depois, seu QI atinge 185 e Charlie passa a ter enormes dificuldades de se adaptar ao mundo real. Em paralelo, ele começa a ver alguns efeitos colaterais em Algernon e começa a temer por sua própria sanidade.
Seu avanço intelectual não é acompanhado pelo desenvolvimento emocional e social e Charlie enfrenta problemas, pois sua vida é virada de cabeça para baixo pelas mudanças. Suas interações familiares e sociais passam por transformações significativas. Charlie não é a mesma pessoa que era antes e ele fica completamente perdido.

Este é um livro triste, e a tristeza vem da desesperança que senti em relação ao ser humano. Não sei se Keyes quis transmitir esta mensagem mas, quando finalizei a leitura, senti que a felicidade é algo que não existe - nem para Charlie, muito menos para Algernon e, definitivamente, nada de felicidade para o leitor. E, apesar do tema recorrente de inteligência, o livro é, sobretudo, emocional, o que é uma baita ironia (Keyes deve ter feito isso de propósito). 
Fiquei bastante pensativa quando acabei o livro e, como eu adoro algo que me faça pensar, sem dúvidas eu recomendo a leitura.

Avaliação Perplexidade e Silêncio: 

0 Comments