Sugestão de Leitura | Série Napolitana, vol.3: História de Quem Foge e de Quem Fica, Elena Ferrante


Cheguei ao terceiro volume da Série Napolitana e Elena Ferrante fica cada vez melhor. Em "História de Quem Foge e de Quem Fica", Lenu segue narrando os acontecimentos de sua vida e de sua melhor amiga, Lila, de um jeito que só Ferrante sabe fazer.

Se você quiser mais sobre os volumes anteriores da série, clique nos links abaixo:

Se você ainda não está familiarizado com a Série Napolitana, sugiro ir direto para o post sobre o primeiro volume. Se você continuou por aqui, vou assumir que já sabe dos eventos anteriores do enredo.


Sabemos através de Lenu que Lila trabalha numa fábrica de salsichas durante o dia e, à noite, cuida do filho Gennaro (que ainda não sabemos se é de Nino ou de Stefano). Lila ainda mora com Enzo, eternamente apaixonado e esperançoso. A rotina pesada, aos poucos, tem drenado a energia e a vitalidade de Lila, que murcha a olhos vistos.

Na primeira metade do romance, o tom da narrativa é político. Lila, que é constantemente abusada sexualmente na fábrica e se vê em uma situação socioeconômica miserável, aos poucos se interessa pelo discurso de Nádia e Pasquale, que fazem parte de um movimento comunista e sindical.
Lenu é chamada às pressas para acudir Lila que está em um estado mental e emocional extremamente frágil, e pede ajuda à amiga de infância. Assim, mais uma vez, Lenu se vê sendo tragada pelo mundo caótico de Lila e por suas exigências incessantes. Lenu acaba aceitando escrever artigos políticos sobre a fábrica e as condições de trabalho do proletariado, o que, em última instância, faz Lila ser demitida e ficar à mercê da generosidade dos Solara.

Mas Lenu está evoluindo nos últimos tempos e, por isso, ao contrário do que acontece nos outros livros, este aqui não é "Lila-cêntrico". Lenu ganha popularidade (ora negativa, ora positiva) com o lançamento de seu livro e viaja por toda a Itália para divulgá-lo. Além disso, ela está em alta conta com os jornais italianos, uma vez que tem escrito denúncias sobre a fábrica, o que atrai a atenção do público.
Porém, Lenu se casa com o amorfo e entediante Pietro, com quem acaba tendo duas filhas. O peso da vida doméstica recai sobre os seus ombros, principalmente porque Pietro não ajuda em absolutamente nada, só fica trancado no quarto trabalhando e estudando, mal dando pela presença da esposa e das filhas na casa. Deste momento de Lenu saem ótimas reflexões, como esta:

"Enquanto os homens se entregam a aventuras espaciais, a vida para as mulheres deste planeta ainda deve começar." (Série Napolitana, vol.3: História de Quem Foge e de Quem Fica, Elena Ferrante)

Também por causa de sua enorme frustração, Lenu se envolve em pequenos casos de adultério e se aproxima de Mariarosa. Mariarosa faz parte do movimento feminista da época (por volta dos anos 60) e leva Lenu para grupos de discussão, que proporcionam ótimos momentos de leitura, como este:

"Por trás de toda disciplina está o pau, e quando o pau se sente impotente recorre ao porrete, à polícia, às prisões, ao exército, aos campos de concentração; e se você não se submete, se ao contrário continua questionando tudo, vem o massacre." (Série Napolitana, vol.3: História de Quem Foge e de Quem Fica, Elena Ferrante)

Lila retorna ao lar dos Solara, já que Michele ofereceu empregos a ela e a Enzo. Além disso, a irmã de Lenu está noiva de Marcelo Solara, o que a obriga a se reaproximar de Nápoles e da família.

Eu amei esse livro, pelo motivo de que ele é mais focado no desenvolvimento de Lenu. Seus casos extraconjugais, seu flerte com o feminismo e mesmo o surgimento (inesperado) de Nino no final da estória me fizeram sorrir. Lenu está cada vez maior, enquanto Lila está menor. E, não vou mentir, fico feliz que seja assim, porque simplesmente não consigo engolir a Lila, estou imensamente cansada dela. E a escrita de Ferrante não decepciona, ela tem uma cadência única e um estilo inconfudível que, a cada volume, admiro mais e mais.

E já estou ansiosa para ler o último volume da série, "História da Menina Perdida."

Avaliação do Perplexidade e Silêncio: 

0 Comments