Top 5 | Cinco utopias que merecem sua atenção


No mundo literário, muito se fala em distopias (eu mesma sou uma profunda admiradora do gênero). Contudo, estamos esquecendo do lado oposto da moeda, as utopias. Separei algumas incríveis utopias da literatura que você deveria conhecer.

Tá, mas qual a diferença entre distopia e utopia?
Nas distopias, a sociedade é governada pelo totalitarismo, ou seja, o Estado é um mecanismo de opressão e controle. Como consequência, os indivíduos não tem livre-arbítrio, autonomia ou liberdade. Normalmente, as distopias são um tipo de ficção-especulativa, onde o autor extrapola a maneira atual como vivemos e puxa os limites da sociedade até o insustentável. 
Aqui no blog, há uma categoria específica para os livros do gênero Distopia. Clique aqui.
Já nas utopias, acontece o movimento inverso. O autor postula como seria sua sociedade ideal, perfeita e fantástica, praticamente inalcançável. Para isso, ele repensa os modelos de governo, política, cultura e economia. Abaixo, segue cinco dicas de livro do gênero.

O País das Mulheres, de Gioconda Belli

A premissa da obra é a seguinte: O PEE (Partido de Esquerda Erótica, cujo símbolo são os pés com as unhas pintadas de vermelho da capa) ganhou a eleição para a presidência do país fictício de Fáguas, através da incrível Viviana. Este novo governo fez uma série de mudanças de paradigmas na sociedade como, por exemplo, obrigar que os homens tornem-se donos-de-casa e que as mulheres ocupem todos os postos de emprego existentes. Viviana e as colegas do PEE acreditam que medidas drásticas são necessárias para derrubar o patriarcalismo, já enraizado demais na sociedade e no subconsciente das pessoas. É uma obra interessantíssima e que recomendo a leitura. 
Para ler a resenha completa deste livro, clique aqui.

Herland - A Terra das Mulheres, de Charlotte Perkins Gilman

Surpreendemente escrito em 1915, este livro continua sendo relevante e importante nos dias de hoje. Três homens descobrem um país escondido e misterioso que eles denominam de Terra das Mulheres. Lá, não há homens há mais de dois mil anos e a sociedade se estabeleceu de uma forma idílica e perfeita. Os campos são cultivados com eficiência, a educação é de vanguarda, a economia e a política são perfeitas e até mesmo a religião é incrível. O livro, narrado do ponto-de-vista dos homens, mostra os estereótipos e os paradigmas que a mulher enfrenta em todos os setores da vida, do amor ao trabalho. (Resenha em breve!)


Oryx e Crake, de Margaret Atwood

Publicado originalmente em 2003, este livro é uma ficção especulativa. Ou seja, Atwood extrapola como seria o nosso mundo caso os seres humanos resolvessem manipular não apenas as plantas, os alimentos e os animais, como também a genética do próprio ser humano. Assim, o leitor é introduzido a um cenário futurista, sem ano definido, mas com um background tecnológico intenso e uma grande apropriação da Biologia e da Natureza por parte do homem, que se estabelece como uma raça superior. Assim, uma nova raça é criada, perfeita, bondosa, que nunca adoece e tampouco conhece a mentira, a desonestidade e a violência. 
Para ler a resenha completa deste livro, clique aqui.


A Ilha, de Aldous Huxley

Embora seja mundialmente conhecido pela distopia "Admirável Mundo Novo", Huxley escreveu "A Ilha" em 1962 e foi seu último livro, trinta anos depois de seu best-seller. O jornalista Willy Farnaby encontra uma ilha no oceano Índico chamada Pala, que se mantém completamente isolada do restante do mundo. Lá, a economia é baseada na cooperação e seu povo não sofre de miséria, inanição, fome ou doenças, além de possuírem um temperamento constantemente alegre e sereno. E se em "Admirável Mundo Novo" a civilização contava com o soma como droga alucinógena, aqui a estória traz o moksha, uma substância que direciona o povo à iluminação. 
Para ler a resenha completa, sugiro esta aqui do deusmelivro.

O Fim da Infância, de Arthur C. Clark


Publicado originalmente em 1953, o enredo deste livro gira em torno de uma pacífica invasão alienígena na Terra. Os Senhores Supremos, a tal raça invasora, conduz a humanidade para um estado de constante evolução e prosperidade. Eles se mantém anônimos e nunca saem de suas naves, o que provoca uma série de infortúnios entre a civilização, que sente necessidade de vê-los e conhecê-los. É criado o Estado Mundial; são abolidas as forças armadas (o que duplica a riqueza do mundo); as máquinas encarregam-se sozinhas da produção de praticamente todos os bens e serviços; os homens passam a se dedicar exclusivamente a atividades de seu genuíno interesse. Contudo, a ciência e a arte praticamente desaparecem (o que achei um absurdo).

Ao escrever esse Top 5, não pude evitar de pensar o que seria uma sociedade ideal, para mim. Ando flertando com a possibilidade de escrever uma distopia mas, até agora, não tinha pensado em escrever um utopia. Quem sabe um dia.

Você conhece mais algum livro de utopia para recomendar? Deixe aí nos comentários, vou adorar saber.

0 Comments