A Jornada do Herói


Normalmente, as estórias possuem uma estrutura clássica de narrativa, com alguns elementos que são comuns, independente do enredo. Claro que, em alguns casos, há algumas modificações, que o escritor pode ter feito conscientemente ou não, mas de forma geral, o Herói de uma estória tem mais ou menos a mesma jornada.


1. O Chamado

A jornada do Herói começa com um chamado de aventura, onde ele é convidado a enfrentar o desconhecido para poder ganhar algo maior. O chamado também lhe oferece a chance de crescer (fisicamente, espiritualmente, emocionalmente, etc) e ele pode ouvi-lo por livre e espontânea vontade ou relutantemente. Exemplo: a Dorothy, em "O Mágico de Oz", que, contra sua vontade, vai embora do seu familiar rancho em Kansas por causa de um tornado. Outro exemplo é Frodo que, voluntariamente, sai do Condado para levar o anel a Mordor.

2. A Transição

O Herói, então, percebe o que está deixando para trás e que está entrando no terreno do desconhecido. É neste momento que o Herói encontra obstáculos do mundo conhecido, pessoas e situações querendo convencê-lo de que lá fora é muito arriscado e ele não deve ir.  Ou, ainda, o próprio Herói começa a se questionar e duvidar de sua capacidade de enfrentar o desconhecido ou, até mesmo, se recusa a ir. Exemplo: quando Harry Potter não acredita que será um bom bruxo e fica resistente ao convite de Hagrid. 




3. Os Desafios

Esta etapa da jornada é quando vemos o Herói lutando para aperfeiçoar-se diante dos desafios e dos novos problemas que se apresentam a ele. Pode vir como uma cena de treino, onde o Herói não consegue dominar uma habilidade ou um poder, ou quando o Herói precisa superar uma tentação para seguir em frente. O desafio, geralmente, vai no ponto fraco dele e ele precisa lutar com seus próprios fantasmas antes de seguir em frente na jornada. Exemplo: quando o Charlie, em "As Vantagens de Ser Invisível", vai à festa com Sam e Patrick e precisa superar suas dificuldades de socialização e acaba comendo o brownie "batizado" de maconha.

4. O Abismo

O abismo é quando o Herói enfrenta o maior desafio de todos, aquele que está diretamente relacionando ao que ele vai ganhar ao fim de sua jornada. Também é o momento que ele ficará diante de seu maior medo e precisará provar sua coragem e valor, mesmo que sinta-se inseguro e despreparado. Ele vai colocar em prática o que aprendeu na etapa anterior, do Desafio. Exemplo: quando Luke Skywalker, em "Star Wars", invade a Estrela da Morte para salvar a Princesa Léia.



5. A Tranformação e 6. O Insight

Este é o momento da jornada em que o Herói incorpora as mudanças e os aperfeiçoamentos que sofreu na fase anterior, do Abismo. Ele vê a si mesmo como uma versão melhorada do que era antes e abraça o novo status das coisas. Em outras palavras, o herói renasce. 
Consequentemente, vem a próxima etapa da jornada: o insight. Quando o Herói se transforma, ele também compreende sua missão em um nível mais profundo e mais completo, e começa a entender o que deve fazer e como. Exemplo: quando Bruce Wayne finalmente entende que é o Batman e resolve salvar Gothan City, assumindo seu papel e sua responsabilidade na missão.

7. A Reparação

Então, finalmente, o Herói vai lá e faz. É o clímax da estória. A reparação tem como objetivo não só que o Herói supere seus medos e fracassos como, também, é quando ele cumpre sua missão, seja ela qual for. É a sensação de trabalho bem feito e dever cumprido. A reparação pode ser, além disso, a restituição de um relacionamento com a mãe, o pai, e assim por diante. Exemplo: quando a Imperatriz Furiosa liberta o povo da opressão de Immortan Joe em "Mad Max: Estrada da Fúria".
PS.: Diva absoluta!





8. O Retorno

É o fimda estória, quando o herói retorna ao ponto inicial de sua jornada. O retorno pontua como o Herói se desenvolveu e se transformou ao longo dos acontecimentos, assim como mostra que sua essência permanece a mesma, vinculando-o ao passado de uma forma agradável e construtiva. Exemplos: quando a Alice em "Alice no País das Maravilhas" volta ao mundo real e não sabe se estava acordada ou sonhando; quando Frodo volta ao Condado depois da saga do anel; quando Harry Potter retorna, ao final de cada livro, à casa de seus tios troxas; e assim por diante.

Para quem se interessou pela tema, procure por Joseph Campbell, o melhor teórico sobre o tema A Jornada dos Heróis.

Quer mais sobre o assunto? Leia também sobre Os Sete Tipos de Heróis.

1 Comments

  1. Só vim comentar uma coisa: Charlie <3 (Estou me sentindo tão Charlie ultimamente que não sei o que fazer da vida).
    Mentira, vim comentar também que já tinha ouvido falar sobre isso - realmente, não sei onde -, mas achei muito legal você apresentar cada passo e exemplificá-los com um personagem diferente! :D

    Saudade daqui! <3 Desculpe o sumiço, tava em época de final de semestre. Mas agora estou - quase - livre!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir