O que ler se você gosta de... Mitologia

 




Os mitos são as primeiras e mais fundamentais narrativas da Humanidade, Geralmente, seus protagonistas são deuses, semi-deuses e criaturas fantásticas, que detém poderes sobrehumanos sobre o mundo, a história e o destino das pessoas. Muitos livros foram escritos baseados em tramas da mitologia e, neste post, separei algumas recomendações de leitura com este tema.

Circe, de Madeline Miller
"Circe", publicado em 2018, é a adaptação de Miller para o mito de Circe, a deusa-ninfa dos feitiços e da bruxaria. Filha do Deus Sol Helios, Circe passa toda sua imortalidade sendo renegada, abandonada e ofendida pelos (inúmeros) membros de sua família, até que é banida para uma ilha, fadada a viver em eterna solidão. Porém, é exatamente neste momento que Circe se descobre e se transforma numa das mais poderosas bruxas da mitologia grega.
Na história original, Hermes a convence a permitir que Odisseu (também chamado de Ulisses) passe por sua ilha sem sofrer nenhum mal. Circe se apaixona por Odisseu e eles tem três filhos, enquanto Penélope, esposa de Odisseu, espera em casa que ele retorne de sua viagem de quase vinte anos de duração.
Este livro é incrível! A forma como Miller deu vida e voz à Circe é magnífica e eu devorei a história em dois dias. Super recomendo a leitura dele e você pode conferir a resenha na íntegra aqui: Sugestão de Leitura | Circe, de Madeline Miller

Os Filhos de Anansi, de Neil Gaiman
Gaiman usou de base a mitologia de Anansi, uma lenda africana. Na lenda, Anansi, o Deus Aranha, rouba as histórias do mundo de Nyame, o Deus do Céu. Anansi queria as histórias para contar ao povo de sua aldeia, pois a Terra estava triste sem histórias para contar. Nyame cobrou um preço alto pelas histórias e Anansi nem hesitou em pagar. A partir daí, as histórias voltaram para a Terra.
Neste livro, Anansi viveu entre os mortais sob outro nome e teve um filho chamado Fat Charlie, que é o protagonista da história. Fat Charlie não falava com o pai há anos e, um dia, recebe a notícia que ele morreu. Ele também conhece um de seus irmãos, Spider, e juntos eles descobrem o passado e a verdade sobre seu pai.
É um livro interessante, absurdo e nonsense, bem ao estilo de Gaiman. Para saber mais sobre este livro, veja este post: Já Li #45 - Os Filhos de Anansi, de Neil Gaiman

A Corrida de Escorpião, de Maggie Stiefvater
Maggie Stiefvater, neste livro, fala sobre o mito do capall uisce. Esta lenda também é conhecida como kelpie ou cavalos d'água. Os cavalos capall uisce são seres mitológicos que vivem no mar. Em algumas estórias, eles tem a metade inferior do corpo transformadas em animal marinho. O ponto comum entre todas as versões da lenda - que é originária da Escócia - é que os cavalos d'água alimentam-se de carne e, uma vez por ano, saem do oceano em busca de seres vivos para consumirem, principalmente homens.
Os protagonistas, Sean e Kate, moram na ilha de Thisby onde, todo mês de Novembro, há a Corrida de Escorpião. Nessa corrida, os capall uisce saem do oceano e são treinados para correrem/lutarem até que reste apenas um cavalo e um competidor. Foi uma leitura que eu adorei e que recomendo. Para ver a resenha completa, clique aqui: Sugestão de Leitura | A Corrida de Escorpião, de Maggie Stiefvater

A Canção de Aquiles, de Madeline Miller
A história é narrada em primeira pessoa por Pátroclo. ("Pá-tro-clo", como Aquiles irá pronunciar seu nome ao longo do livro). Ele é um príncipe que foi banido de sua côrte porque matou um menino, sem querer. Pátroclo era um desgosto para o pai, que queria um herdeiro forte e guerreiro, enquanto ele era sensível, introspectivo e mais inclinado à medicina do que à guerra. Assim, Pátroclo é abrigado pelo Rei Peleu, conhecido por sua bondade e generosidade.
Aquiles, filho de Peleu, é um semi-deus. Sua mãe, Tetis, é uma deusa do mar, com quem Peleu teve um breve e frustrante casamento. A combinação de um coração bom e honesto, herança de seu pai, e de força e agilidade sobrehumanas, traços de sua mãe, rapidamente transformaram Aquiles em uma "celebridade", carregando promessas e profecias de que se tornaria o maior guerreiro da História. Porém, Aquiles, humilde como era, não dava bola para este falatório e rapidamente se afeiçoou a Pátroclo, o único garoto da côrte que parecia vê-lo como ele realmente era e não como poderia/deveria ser.
Já falei bastante deste livro aqui no blog porque ele contém a mais linda história de amor de todos os tempos. Para ler a resenha até o fim, vá para este post: Sugestão de Leitura | A Canção de Aquiles, de Madeline Miller

A Odisséia de Penélope, de Margaret Atwood
Penélope esperou seu marido, Ulisses, por vinte anos, enquanto ele saía em aventuras e descobertas pelo mundo, descritas na Odisséia de Homero. Ulisses enfrentou monstros marinhos e a ira de deuses, além de se relacionar com uma centena de mulheres. Penélope, confinada em seu castelo, só chorava e declinava as propostas de seus pretendentes, crentes que Ulisses tinha morrido. Ela dizia que desposaria um deles após terminar a mortalha de seu sogro e, assim, ela tecia durante o dia e desfazia o trabalho durante a noite, para não ter que casar-se com outro homem. Vinte anos depois, Ulisses retorna disfarçado de mendigo, para descobrir se sua esposa continuava fiel. 
No conto, a narrativa é contada em primeira pessoa, do ponto-de-vista de Penélope. Já morta e, agora, no século 21, Penélope está nos campos de Hades, ao lado de todas as figuras presentes na Odisséia de Homero. Penélope relembra todos os fatos de sua vida e os narra como se escrevesse um diário.
Embora eu não tenha gostado muito deste livro de Atwood, acho que vale a pena conferir mesmo assim, principalmente se você for muito fã de mitologia grega: Já Li #52 - A Odisséia de Penélope, de Margaret Atwood

E não, não vou comentar sobre Percy Jackson. Tem mais algum livro que você gostaria de ver nessa lista? Deixe aí nos comentários como recomendação!

1 Comments