O que ler se você gosta de... Música


Das roupas que vestimos aos amigos com quem nos relacionamos, a música define muito de nossa personalidade. Enquanto fazemos o trabalho árduo de formar nossas identidades, nos apoiamos em trilhas sonoras. Os livros da lista de hoje falam sobre isso, e as "paisagens sonoras" que eles criam podem se tornar leituras inesquecíveis para você.

Shine, Vol.1: Uma Chance de Brilhar, de Jessica Jung
Rachel Kim é uma garota de dezessete anos de idade, com descendência sul coreana e americana, foi recrutada ainda criança por uma grande gravadora na Coréia do Sul chamada DB Entertainment. Rachel está alcançando a data limite na qual a gravadora cuidará de sua carreira e ela sente dificuldades de acompanhar o ritmo intenso e extremamente competitivo para tornar-se uma das cantoras de uma girl band de K-Pop em formação. 
A própria autora, Jessica Jung, fez parte de um grupo feminino chamado Girl's Generation, e muito do que acontece no livro é parte de sua biografia e de suas experiências com o processo, as positivas e as negativas.
Para quem gosta de K-Pop, este livro pode ser uma ótima recomendação.

Amor e Sorte, de Jenna Evans Welch
A protagonista, Addie, está em viagem de férias com a família na Irlanda e esta viagem está sendo apenas uma fonte de frustração. Ela ainda está arrasada pelo término de um romance e, em paralelo, ela e seu irmão, Ian, estão cada vez mais distantes, o que também lhe causa sofrimento, principalmente por causa das brigas constantes.
Em meio a este contexto, o que parece ajudar Addie a retomar o rumo de sua vida é um festival de música que ela e o irmão vão na companhia de um desconhecido que lhes deu carona. O ambiente do festival e as músicas, aos poucos, fazem com que Addie se reconecte consigo mesma, com seu irmão e com seu futuro.

A Música que Mudou Minha Vida, de Robin Benway
Audrey começa a namorar Evan, um músico amador, e este escreve uma música para ela. No entanto, nenhum dos dois estava preparado para o fato de que a música se tornaria um hit nacional, alavancando a carreira de Evan como músico profissional e, ao mesmo tempo, tornando Audrey uma celebridade.
Além disso, é bom mencionar que a música, na verdade, é sobre o rompimento deles, o que traz perguntas inconvenientes e uma atenção indesejada à vida de Audrey que, até então, era uma adolescente comum.
O enredo progride ao ponto que eles são convidados pela MTV para falar sobre o relacionamento e o rompimento.
Este livro trata mais dos bastidores e consequências do mundo da música, ainda que de um jeito cômico.

As Variações de Lucy, de Sara Zarr
Lucy Beck-Moreau é, desde criança, uma pianista famosa, contratada para tocar em concertos e festivais ao redor do mundo, na companhia rígida de seu avô e sua mãe. Quando ela está perto de completar dezesseis anos de idade, vários eventos em sua vida fazem com que Lucy se sinta perdida e sozinha, entre eles uma morte e uma traição (que não vou detalhar por causa de spoilers). 
Aos poucos, ela também percebe que o controle rígido de sua família a está sufocando e impedindo que ela conheça sua verdadeira personalidade (e seus reais interesses). Neste ponto, ela conhece Will, um professor de piano que a ajuda a resolver várias destas questões pendentes.
Uma boa leitura para quem gosta de música clássica e livros sobre relacionamentos familiares.

Nick & Norah, Uma Noite de Amor e Música, de Rachel Cohn e David Levithan
Nick gosta de música indie e gosta de percorrer New York encontrando novos lugares e novas bandas, e num destes shows, escutando punk rock, ele conhece Norah, tentando evitar sua ex-namorada. Norah e Nick não tem nada em comum  a não ser o gosto musical.
Eles decidem, então, sair pela cidade em busca de uma banda misteriosa (e suportamente muito cool), o que os aproxima em muitos níveis. 
Cada capítulo alterna os pontos-de-vista de ambos os personagens e inclui uma série de referências musicas e à cultura pop. É uma história famosa, que já foi até transformada em filme, e pode agradar a muitos leitores do blog.

E você, conhece mais algum livro que deveria estar nesta lista? Deixe aí nos comentários que vou adorar saber!


0 Comments