Lançamento | Insurgência, de Rúbia Dias

 


É com muita alegria no coração que hoje lanço o meu mais novo livro, uma distopia de volume único chamada "Insurgência".



Sinopse:
Eric já se acostumou com o silêncio do Apalavramento - e nem poderia ser diferente, já que não consegue comprar palavras com o dinheiro que ganha no campo de construção. Enquanto ajuda sua família a sobreviver ao regime opressor, Eric precisa salvar sua irmã do Alistamento Obrigatório. Ele, então, conhece Agnes e Sarah, amigas de infância que exibem sua riqueza através de uma tagarelice sem fim, e decidem invadir o Alistamento. Eric descobre que faz parte de algo muito maior e, se possível, ainda pior que o Apalavramento. Seu silêncio passa a ser um fardo, quando tudo o que ele quer é gritar por insurgência.

Já fazia muitos anos que eu planejava escrever uma distopia, desde a época em que escrevi a trilogia A Teoria das Estrelas. Quis escrever algo que fosse diferente de todas as distopias que já li (que, aliás, são 23, e você pode checar as resenhas aqui) e, além disso, que tivesse a ver comigo, com meus valores e minha identidade. Foi daí que pensei no Apalavramento.

O Apalavramento é o pano de fundo de toda a distopia e se passa em um futuro daqui uns 20 ou 30 anos, onde as palavras viraram moeda. Ou seja, o Governo estabeleceu um preço sobre as palavras, e todo o sistema econômico e político gira em torno desta mudança. Os efeitos sociais imediatos são que os ricos conseguem não só empregos melhores, como também tem o privilégio de se defenderem perante a Justiça, ter mais acesso à saúde de qualidade, entre outros, enquanto os mais pobres, por não terem dinheiro para falar, sequer conseguem comprar o que precisam ou ter um emprego digno, uma vez que a eles só restam os empregos "mudos". 
Há uma série de consequências do Apalavramento, tanto nos sistemas sociais, como mencionei acima, mas também na forma como as pessoas se relacionam, pensam, sentem, produzem e consomem. Mas aí você precisa ler o livro para saber mais sobre isso! :)

Outro desafio que tive como escritora foi escrever um livro narrado em primeira pessoa, por um personagem masculino, que não pode falar. Eric é a da geração que viveu a transição para o Apalavramento e assiste à ruína de sua família no novo Governo. Ele tenta salvar sua irmã, Elen, que foi convocada para o Alistameto Obrigatório, uma das muitas práticas obscuras do Apalavramento. Vivendo em Tiv, a periferia da Província, Eric descobre o enorme abismo social existente quando conhece a Princesa, que vive em uma mansão em Valbárdia e será a futura proprietária da casa que ele e seu melhor amigo, Benjamin, trabalham construindo. 

Eric se vê diante de uma aliança impossível com a Princesa (seu nome real é Agnes, aliás) quando ela decide ajudá-los a resgatar não somente Elen, mas todos os jovens que estão aprisionados no Alistamento Obrigatório. Eric percebe que a Princesa esconde seus reais motivos, mas a necessidade de salvar sua irmã fala mais alto (gostaram do trocadilho?).

E deixo aqui uma dica: Eric não é o protagonista. Isso mesmo. O livro é narrado por um personagem coadjuvante. E, sem dúvida, ele não é nenhum herói. Para saber quem é o(a) real protagonista da história e quem é o(a) antagonista, só lendo!


Sendo escritora independente, eu não coneguiria publicar nada sem o talento de outros artistas nesta empreitada. Assim, agradeço ao incrível Thiago Willisk, que deu vida às ilustrações de todo o livro (capa, contracapa, marca-página, banners, imagens da campanha de mídia social, etc). Thi, você captou direitinho como seria a minha distopia e serei eternamente orgulhosa de mostrar seu trabalho. 
Também agradeço ao Vini Meneghin que arrasou na diagramação do livro, deixando ele com cara de livro profissional feito pelas grandes editoras, e também pela ecobag maravilinda que ele criou para a distopia.
E, por fim - mas não menos importante (senão dá divórcio) - meu fã número zero, apoiador e empresário maridão Diogo Costta, que fez o design da capa, da contracapa e revisão de todo o processo.  Além de, claro, não me deixar desistir quando a vida me atrapalhava de terminar este livro.

Se você quer comprar um exemplar para chamar de seu, você pode encontrá-lo físico na minha lojinha ou comprar a versão digital na Amazon

Espero que vocês gostem da leitura! 
Para saber mais sobre os outros livros que já publiquei, clique aqui.

0 Comments