O livro ou a série? | Por Trás dos Seus Olhos, de Sarah Pinborough

 


Quando vi que a Netflix tinha adaptado o livro de Sarah Pinborough "Por Trás dos Seus Olhos", fiquei super curiosa para ver como eles fariam a série. Este livro tem dois plot twists de deixar qualquer um maluco! No post de hoje, farei uma comparação entre as duas obras e também dar meu veredito de qual gostei mais.

Caso você queira saber mais informações sobre o livro, leia a resenha completa dele aqui.

Separei, para esta discussão, as principais diferenças que percebi entre o livro e a série.

Louise x Adele: no livro, uma das coisas que mais me incomodou foi que Sarah Pinborough tentou escrever ambas as personagens em primeira pessoa, revezando os capítulos, então ora líamos as coisas do ponto-de-vista de Louise, ora de Adele. O problema foi que Sarah não criou vozes muito distintas entre as duas e, às vezes, eu me confundia sobre qual POV estava lendo. Na série, além dessa confusão narrativa não acontecer pela própria natureza da mídia, Louise e Adele são completamente diferentes em todos os sentidos, o que deixou a história mais interessante (e Louise muito mais profunda do que no livro).

A suavização de David: até a metade do livro, nós temos certeza absoluta que David, o marido de Adele, é um marido tóxico e abusivo e que ele é a causa do transtorno mental de Adele. Tanto que, além dos plot twists da história, um outro ponto alto do livro é percebermos que, na realidade, David é a vítima. No entanto, na série, toda essa característica da narrativa de David ficou menos pesada, mais amena, e não sei dizer se a Netflix fez isso de propósito ou não. De um jeito ou de outro, não chega a afetar o desenvolvimento da trama e, se você não leu o livro, nem vai perceber que há algo ausente.

O elemento mágico mal explicado e completamente aleatório do livro ficou um pouco "menor pior" na adaptação para a série mas, ainda assim, não salva a falta de embasamento de Sarah. Se você não quer ler um spoiler leve, sugiro parar de ler por aqui. Não tenho absolutamente nada contra o conceito da projeção astral e também acho bem interessante como Sarah o introduziu em um enredo de suspense e traição. O que me incomodou no livro e seguiu me incomodando na série é a facilidade com que os personagens principais entram na projeção astral, simplesmente contando os dedos da mão antes de dormir. Eu não consigo engolir isso, me faz parecer que qualquer pessoa, literalmente qualquer um, poderia fazer isso e descobrir todos os segredos de Adele. 
Na minha opinião, Sarah deveria ter bolado algo mais criativo ou embasado para suportar esse elemento mágico no enredo, nem que fosse uma "pílula" mágica ou uma droga qualquer. Eu acreditaria mais na história se houvesse algo do tipo.

O segundo plot twist que, para mim, é o mais legal de todos, é praticamente dado de bandeja ao espectador mais atento. No livro, ele é um tapa na cara e lembro que fiquei dias - dias! - remoendo. Na série, eles se valem de um recurso gráfico visual para explicar a projeção astral e decidiram atribuir cores às almas das pessoas. Ou seja: se você prestar atenção nas cores, descobre o mistério antes do meio da série. 
Além disso, parte da graça do livro está nas sutilezas ao redor do personagem Rob, um amigo de Adele que aparece como um coadjuvante ao longo da leitura. Na série, embora o ator tenha feito um tremendo trabalho desenvolvendo Rob, sua presença fica, digamos assim, marcante demais, o que tira o impacto do segundo plot twist (isso se o mesmo espectador atento já não conectou todos os pontos muito antes do fim). 

O livro ou a série? Eu gostei dos dois, mas acho que gostei um pouco mais da série por causa do primeiro ponto que expliquei neste post, sobre as diferenças entre Adele e Louise serem mais marcantes. Louise é carismática e me apeguei a ela, mesmo depois dela cometer um erro de julgamento atrás do outro. Adele consegue ser distante e vulnerável ao mesmo tempo, o que é legal de se assistir. E o tom geral da série ficou bom e deu o clima de suspense que a história precisava.

Assim, recomendo as duas versões, série e livro, mas se você tiver tempo só para uma delas, escolha a série.

0 Comments