Já Li #90 - Por Trás dos Seus Olhos, de Sarah Pinborough



Se você gosta de plot twists, esta resenha vai te interessar. "Por Trás dos Seus Olhos" de Sarah Pinborough é um livro de suspense e mistério como você nunca leu antes.

Sarah Pinborough tem mais de vinte livros publicados e podemos dizer que ela é eclética: de fantasia a YA, passando por suspenses e romances, Sarah já escreveu de tudo um pouco, inclusive roteiros para tevê. 

Publicado em 2017, "Por Trás dos Seus Olhos" tem três narrativas em paralelo. Uma das personagens narradoras é Louise, outra narradora é Adele e, por fim, temos flashbacks do passado de Adele narrados em terceira pessoa.

Louise, recém-divorciada, cria sozinha um garoto. Esvaziada por uma rotina doméstica repetitiva e cansativa, uma noite ela conhece um homem no bar,  David, com quem troca alguns beijos, mas se decepciona ao descobrir que ele é casado. Alguns dias depois, porém, ela descobre que aquele homem é seu novo chefe, virando o médico responsável na clínica psiquiátrica onde ela trabalha como secretária. Louise fica ainda mais deprimida quando seu filho parte para uma viagem de férias com o pai e a nova esposa, que está grávida do primeiro filho do casal. Assim, Louise se enxarca de vinho todas as noites, querendo fugir de sua realidade.

Um dia, ao deixar o filho na escola, Louise esbarra em uma mulher desconhecida. Esta, Adele, a arrasta para um café nas proximidades e insiste em estabelecer uma amizade. A princípio, Louise resiste, mas a óbvia solidão de Adele a amolecem e acaba permitindo-se uma aproximação. No entanto, Louise descobre que Adele é a esposa de David, o que não a impede de continuar tendo um caso com o chefe.

Um dos problemas que eu tive com a leitura foi a "voz" usada nas narrativas em primeira pessoa. Achei que Sarah não desenvolveu muito bem as diferenças de discurso entre Louise e Adele. Por exemplo, Louise deveria ter um jeito de se expressar mais assertivo e "descontraído" do que Adele, o que refletiria sua personalidade e estilo de vida, ao passo que Adele deveria ter tido seus traços emocionais e mentais mais acentuados. Apenas em alguns trechos Sarah inseriu alguns pensamentos psicóticos de Adele, mas achei que eles foram muito breves e não se destacavam na leitura. Por isso, até mais ou menos a metade do livro, constantemente eu me perdia se estava lendo a parte de Louise ou de Adele.

Neste ponto da leitura, o que intriga é Adele saber do caso entre os dois. O grande mistério da trama, até o meio do livro, é entender e descobrir como Adele sabe de tudo. Eu pensei em escutas dentro do apartamento de Louise, câmeras escondidas ou espionagem, mas nada me preparou para a solução "fantástica/esotérica" que Sarah havia pensado para a estória. E aqui reside meu maior problema com este livro.

Quem acompanha o blog sabe que eu não tenho nenhum problema com elementos mágicos dentro de uma estória - ao contrário, abençoo a Fantasia e dela vivo. Porém, aqui em "Por Trás dos Seus Olhos" este elemento ficou desconectado do restante do enredo. As menções ao elemento - não vou contar o que é para não dar spoilers - são fragmentadas e rasas, quase imperceptíveis. Achei que Sarah falhou miseravelmente neste quesito.

Um ponto positivo foi a construção da personagem de David. No começo, ele parece ser o típico marido abusador, controlando cada passo de Adele e rastreando seu celular. Porém, conforme a leitura avança, nós descobrimos a verdade por trás dos seus olhos de David e achei essa reviravolta muito interessante. 

No final do livro, temos uma plot twist dentro da plot twist. É de mexer com a cabeça de qualquer um, eu nunca tinha lido nada semelhante até hoje. A primeira plot twist já é, por si só, um quebra-cabeça danado. Eu voltei vários capítulos na leitura para ver se as coisas faziam sentido, e faziam. Logo em seguida, vem a segunda plot twist e minha reação foi largar o livro na mesa e fica com "cara de tacho" tentando absorver o que eu tinha acabado de ler. 

Se Sarah não tivesse pecado no seu elemento mágico, seria um dos meus livros preferidos mas, infelizmente, achei que ela pisou muito na bola e não consegui comprar sua idéia. No entanto, ainda assim, é uma leitura que eu recomendo.

Avaliação do Perplexidade e Silêncio: 

0 Comments