Top 5 | Cinco Clubes do Livro para você fazer parte


Sempre que eu sinto que estou ficando sem idéias de livros para ler, ou de temas interessantes aqui para o blog, recorro aos Clubes do Livro. Por isso, separei meus cinco clubes preferidos e espero que eles inspiram você também.

1. Hello Sunshine

Hello Sunshine é um clube do livro fundado e organizado pela atriz Reese Witherspoon. Reese também é dona de uma produtora de filmes que exclusivamente produz obras com mulheres protagonistas. Para isso, ela busca inspiração e referência no mundo literário, de onde saiu sua idéia do clube do livro. Assim, grande parte dos livros que ela indica estão em fase de produção de filmes. 
Todo mês, seu clube do livro indica um livro, com personagens femininas longe de estereótipos e com estórias focadas em drama e romance. Recomendo o Instagram do Hello Sunshine, onde os comentários nas fotos dos livros do mês são cheios de análises incríveis das leituras, pessoas comuns como eu e você - e o melhor de tudo, ninguém dá spoiler. É uma comunidade deliciosa de se fazer parte.

2. Our Shared Shelf

Este Clube do Livro foi fundado pela Emma Watson e tem o objetivo de compartilhar sugestões de leituras feministas. Assim, as recomendações de livro, na grande maioria das vezes, são biografias de mulheres que fizeram a diferença na sociedade ou que deixaram sua marca na história. 
Minha única ressalva quanto a este clube é que as recomendações de leitura do mês são divulgadas via grupo no Good Reads, que é uma versão americana do nosso Skoob. Acho difícil acompanhar e passo meses sem saber qual é a sugestão de leitura da vez. E a própria Emma não divulga nas redes sociais dela com frequência. Mas, tirando isso, os livros deste Clube são densos, para te fazer refletir e te dar vontade de mudar o mundo.

3. Belletrist

Este Clube do Livro foi fundado pela atriz Emma Roberts e sua amiga Karah Preiss. É fácil seguir as recomendações de leitura pelo Instagram do clube. Além das sugestões de leitura, no blog do Clube elas fazem posts sobre as escritoras - porque sim, mais uma vez as mulheres são as grandes protagonistas dos livros selecionados. Elas tem uma abordagem um pouco mais voltada para o gênero YA.
Outra coisa super legal é que elas divulgam, todo mês, além do livro, uma livraria ou editora que sejam pequenas e/ou independentes ao redor do mundo.

4. Between Two Books

Este Clube do Livro pertence à cantora Florence Welch, vocalista da banda Florence and The Machine
Florence foca mais nos clássicos, como "O Grande Gatsby", e em romances, sobretudo os de época. Também há sugestões de leitura bastante "fora da caixinha", perfeitas para os leitores que não gostam de livros/autores da moda e preferem conteúdos alternativos e desconhecidos ao grande público.
Porém, não espere regularidade neste grupo. Florence recomenda livros como e quando quer. E o site do Between Two Books deixa a desejar também.

5. Oprah's Book Club

De todos os Clubes do Livro que sigo, o da Oprah Winfrey é o mais "sério" - até o site dele tem um pegada diferente e não tem Instagram.
Oprah escolhe livros que falam de preconceito, terrorismo, política e dramas sociais e, não à toa, o maravilhoso "Minha História" de Michelle Obama faz parte dele. 
Quem já viu algum programa da Oprah sabe que ela, como poucos, nos emociona, e os livros que ela escolhe seguem essa mesma tradição.
Há também entrevistas com os autores escolhidos que falam das obras em seu programa de tevê.

Adoro participar destes clubes e eles me ajudam muito a encontrar tesouros preciosos no mundo literário.

0 Comments