12GLCGM | A Bruxa Não Vai Para a Fogueira Neste Livro, de Amanda Lovelace


O Desafio 12 Grandes Livros com Grandes Mulheres (12GLCGM) é uma homenagem às protagonistas femininas que deixaram sua marca no mundo literário, transformando a imagem da mulher, trazendo uma mensagem de empoderamento e força e promovendo reflexões. O Desafio surgiu desta lista com algumas adaptações. No post de hoje, teremos "A Bruxa Não Vai Para a Fogueira Neste Livro" da poetisa Amanda Lovelace.

Amanda Lovelace vem se destacando no mercado literário, principalmente nos últimos anos, por causa do seu estilo de poesia direto e agressivo. Ela mantém sua vida pessoal bastante afastada das mídias e redes sociais, reforçando um posicionamento bastante comum entre os poetas, o de ser recluso. Ela ganhou destaque com a trilogia "Women Are Some Kind of Magic" cujo primeiro volume é "A Princesa Salva a Si Mesma Neste Livro".

A premissa de "A Bruxa Não Vai Para a Fogueira Neste Livro" é resgatar a figura da bruxa nas mulheres, uma figura vista como temível e assustadora e que merece ser queimada na fogueira. Para Amanda, este arquétipo da bruxa é importante no empoderamento feminino, uma vez que resgata o sagrado, o místico e o poderoso nas mulheres, conceitos que foram soterrados por séculos de patriarcado. 
Além disso, Amanda incentiva que as mulheres se conectem com a raiva, poeticamente chamada de fogo, um sentimento imprescindível na luta pelos direitos iguais.
As poesias são divididas em quatro partes: O julgamento, A queima, A tempestade de fogo e As cinzas. 

Amanda aborda assuntos pesados em suas poesias, de estupro à transtornos alimentares, passando por relacionamentos abusivos e morte. E, principalmente, a autora foca na sororidade como forma de superar as adversidades o que, na minha opinião, é o grande trunfo do livro.

"nesse romance / a mulher protagonista / afirma que ela não é / como as outras / não porque ache / que a feminilidade delas / é um insulto ou uma fraqueza / não... / é porque ela sabe / que todas as mulheres tem / sua magia própria e única / que não pode ser replicada por ela / ou nenhuma outra mulher." (A reviravolta do enredo que todos estamos esperando, Amanda Lovelace)

Minha única ressalva diz respeito ao conceito por trás das premissas feministas de Amanda. Neste livro, ela chama os homens de "caras dos fósforos", numa alusão àqueles que queimam as bruxas na fogueira. Seu discurso é agressivo e vingativo, onde postula que as mulheres deveriam fazer aos homens o mesmo que eles fizeram a elas por tantos séculos. Particularmente, esta é uma abordagem do feminismo que eu não concordo, embora entenda seus méritos e contribuições. Ao mesmo tempo, simpatizo com a energia e influência do discurso de Amanda, em poesias apaixonadas e carregadas de emoção.

Separei minhas duas poesias preferidas:

"eu sei / sobre aquela voz / dentro de você. / sim, eu sei / tudo sobre a mulher / que tem gritado / a vida inteira / pela chance de ser ouvida / por alguém. / pegue essa caneta / de mim / & liberte." (Você deve isso a si mesma, Amanda Lovelace)

"você acha / que seu corpo é / em sua maior parte / composto de água / mas na verdade / seu corpo é / em sua maior parte / composto de poesia. / aonde quer que vá / você deixa para trás / poças de palavras no seu despertar. / junto os pedaços de si mesma / & chame as palavras de volta. / você merece / ser inteira de novo." (O sinal pelo qual você estava esperando II, Amanda Lovelace)

Caso você tenha familiaridade com o inglês, recomendo a leitura dos poemas neste idioma, pois eles soam mais harmônicos e líricos. De qualquer forma, foi uma leitura que me agradou e que me provocou muitas reflexões. Recomendo muitíssimo !

0 Comments