Já Li #67 - Mitologia Nórdica, de Neil Gaiman


Nunca pensei que o mestre Neil Gaiman fosse me decepcionar com um livro. Mas este dia chegou. Ler "Mitologia Nórdica" foi uma decepção do começo ao fim, e neste post explico os motivos. 

Sou fã de carteirinha do Neil Gaiman e uma adoradora dos mitos nórdicos. Quando vi o lançamento deste livro, pensei: "Não há como dar errado!". Mas deu.

O livro é uma coletânea de contos sobre a mitologia nórdica. Neil Gaiman sempre comentou que é fã desta mitologia desde criança, o que fica claro quando lemos "Deuses Americanos" e seu protagonista Wednesday. A idéia desta coletânea é que Gaiman recontasse os principais mitos nórdicos, entregando a eles suas características de escrita e, sobretudo, aprofundando as personagens principais destes mitos, como Thor, Loki e Freya.

A coletânea de contos começa com o surgimento do Universo segundo a mitologia nórdica e termina com o Ragnarok, o Fim dos Tempos. A minha primeira decepção foi em relação aos contos escolhidos. Com exceção do primeiro e do último, achei os demais repetitivos, reduzindo-se, basicamente, a estórias de gigantes que tentam passar a perna em Thor e que, por sua vez, são enganados por Loki. A mitologia nórdica é  muito rica em lendas e achei que a seleção da coletânea foi simplória.

Minha segunda decepção foi o fato dos contos parecem meramente uma transcrição da Wikipedia, pois não encontrei absolutamente nenhuma contribuição de Gaiman aos relatos. Lá pelo terceiro conto do livro, comecei a pensar que ele foi lançado apenas para que a editora - e o próprio Gaiman - ganhassem dinheiro, e deve ter sido um dinheiro que veio fácil, pois não houve nenhum grande desenvolvimento em cima dos contos. Ler na Wikipedia é de graça e fornece o mesmo prazer.

A terceira decepção foi com o potencial desperdiçado. Gaiman é excelente em criar personagens ricas e verdadeiras, com as quais o leitor se vincula imediatamente. Eu esperava que ele fosse desempenhar esta função com Thor, Odin e os demais, partindo das características deles já estabelecidas nas lendas e aprofundando-as. Que nada. Gaiman repete as mesmas descrições das personagens conto após conto e, no final das contas, o livro tornou-se uma ladainha desinteressante e repetitiva.

Ou seja, não recomendo este livro e, além disso, fiquei brava com o titio Gaiman por permitir seu nome vinculado a ele. Por isso, vou terminar esta resenha/desabafo relembrando as obras boas dele, para não perdermos de vista o que realmente merece ser lido:

Top 5 | Meus cinco livros preferidos do Neil Gaiman
Já Li #45 - Os Filhos de Anansi, de Neil Gaiman
Sugestão de Leitura | Lugar Nenhum, de Neil Gaiman
O livro ou o filme? | Stardust (O Mistério da Estrela), de Neil Gaiman
Sugestão de Leitura | Belas Maldições
Sugestão de Leitura | Deuses Americanos (vídeo)
O livro ou o filme? | Coraline, de Neil Gaiman
Sugestão de Leitura | O Oceano no Fim do Caminho, de Neil Gaiman

Avaliação do Perplexidade e Silêncio: 

0 Comments