Novos livros de Sci-Fi que combinam com seu clássico preferido


Alguns livros de ficção científica são clássicos por um motivo. Isso é ótimo, exceto pelo triste momento em que você lê a última página, fecha o livro e deseja poder repetir a experiência. A boa notícia é que a ficção científica está produzindo novos clássicos o tempo todo, o que significa que você pode frequentemente encontrar um novo bom companheiro para seu clássico preferido. 

Se você gostou de "A Máquina do Tempo" de H.G. Wells (resenha aqui)
Seveneves, de Neal Stephenson
H.G. Wells foi um pioneiro da ficção científica, e seus romances clássicos ainda estão em muitas listas de leitura obrigatória - especialmente "A Máquina do Tempo". O que ainda é incrível na história de Wells, mais de um século após a sua publicação, é o seu senso de escala - o viajante do tempo sem nome inicialmente passa mais de 800.000 anos no futuro, depois mais tarde ainda. "Seveneves" de Stephenson tem uma página de título que diz "Cinco mil anos depois" e é depois da primeira metade da história, detalhando um futuro desastre. Ambos os livros especulam sobre o futuro da humanidade e imaginam como as mudanças drásticas em nosso ambiente, tecnologias e capacidades ocorrerão ao longo das eras.
Para ler a resenha completa de "Seveneves", clique aqui.

Se você gostou de "Duna" de Frank Herbert (resenha aqui)
Trilogia Red Rising, vol.1: Fúria Vermelha, de Pierce Brown
Se você adorou o épico arrebatador "Dune" de Frank Herbert, a série neoclássica Red Rising de Pierce Brown preencherá o vazio. Embora se incline mais para um universo frenético e hiperviolento do que o conto de Herbert, Brown constrói um império interplanetário grande e repleto de segredos, depois se ocupa em destruí-lo, enquanto conta uma história sobre um rebelde solitário que torna-se uma espécie de messias tecnológico. Se você está procurando um livro que reflita o senso de escala de Dune, personagens e relacionamentos complexos e a construção de um mundo extremamente imaginativo, Pierce Brown é o seu homem.


Se você gostou de "Fundação" de Isaac Asimov (resenha aqui)
Isaac Asimov não se contentou em simplesmente escrever uma história emocionante de viagem espacial e império. Ele escreveu uma série de romances que buscavam traçar as ondulações da história quando um império em escala galáctica entrou em declínio e acabou caindo, e um grupo misterioso tentou reduzir a idade das trevas resultante em milênios por meio de interferências sutis. O romance de Liu está interessado em um estudo semelhante de como a evolução e o desenvolvimento da humanidade podem ser afetados e manipulados por forças externas. A visão de Liu é mais restrita no tempo e no lugar do que o amplo conceito de Asimov, mas não é menos brilhante nas idéias em que atua.
Para ler a resenha completa do livro de Cixin Liu, clique aqui.

Quem acompanha o blog sabe que sou fanática por ficção-científica. Por isso, se você quiser mais recomendações de leitura deste gênero, sugiro que você dê uma passeada pela nossa tag especial
Tem alguma leitura para me recomendar? Deixe aí nos comentários que vou adorar saber!

1 Comments

  1. Boa tarde... Passando por aqui e conhecendo o blog. Também leio ficção científica desde minha infância.
    Hoje, com 65 anos, acabei descobrindo que, por mais que tenha lido, ainda tem muita coisa por aí.
    Li quase todos os livros de Júlio Verne e Arthur Clark. Também Isaac Azimov, René Barjavel, entre outros. Posso recomendar "Encontro com Rama", de Arthur Clark, que conta a história de um mundo artificial, o qual era habitado no seu interior, e não na superfície, como os mundos naturais... Simplesmente espetacular como o autor descreve as minúcias desse mundo. Vale conferir.
    Abraços,
    Alexandre

    ResponderExcluir