12 Dicas para Escritores de Stephen King


Qualquer pessoa que tenha lido pelo menos um livro de Stephen King entende, nem que seja parcialmente, porque ele é um dos autores mais vendidos de todos os tempos. Ele cria atmosferas de suspense como ninguém, agarrando o leitor de um jeito que poucos escritores são capazes. Além disso, ele é responsável pela melhor série literária de todos os tempos (na minha opinião): A Torre Negra. Por isso, hoje é a vez dele de trazer dicas para escritores.


King acredita que, se o escritor dedicar-se aos três pilares de uma estória (narração, descrição e diálogo), dificilmente ele irá criar uma obra ruim. Narração é o que acontece entre os pontos A e B da estória e a descrição é como estes acontecimentos se desenrolam, sendo que os diálogos são os responsáveis por trazer vida e movimento ao enredo. Além disso, King aconselha que o escritor inicie as frases com situações, mas finalize-as com as emoções das personagens.


King também reforça que qualquer estória deve ser sobre pessoas, e não sobre eventos. Os eventos só serão emocionantes/aterrorizantes/dramáticos se as personagens propiciarem estas emoções ao leitor. Sem as pessoas, fatos são apenas fatos: chatos e sucessivos. Por isso, é importante o escritor não abusar da voz passiva, que deixa a narrativa monótona e arrastada e coloca a personagem numa posição submissa, que é completamente entediante ao leitor.


Embora King proponha que a descrição é um dos pilares de um bom escritor, ele também aconselha que o escritor deve apenas oferecer uma parte das descrições, e deixar que a outra parte seja completada pela imaginação do leitor. É importante que o leitor tenha espaço para depositar seus próprios conteúdos na estória e, assim, ficar entretido. King também alerta para o excesso de advérbios, que acabam pesando na narrativa e tornando a leitura cansativa.

Aqui no blog já compartilhei as dicas para escritores de Sylvia PlathJ. R. R. TolkienVirgínia Woolf Brandon Sanderson. Se você é escritor(a) e está precisando de inspiração, leia os artigos relacionados e divirta-se!

0 Comments