Sugestão de Leitura | Lugar Nenhum, de Neil Gaiman


Além de "Lugar Nenhum" ser um excelente livro para quem gosta de fantasia, é também uma ótima leitura para quem é apaixonado por Londres. Senti como se Neil Gaiman quisesse homenagear a cidade. As descrições das ruas e estações do metrô me deram muita saudade de lá. Assim, a mistura de ficção com realidade tornou este livro um dos meus preferidos e, por isso, ela é a Sugestão de Leitura deste post.

"Lugar Nenhum" (Neverwhere, no original) conta a estória de Richard Mayhew. Ele é um rapaz que se muda, a trabalho, para Londres, onde fica noivo de Jéssica. Logo no início da estória, o leitor percebe que ele e Jéssica não são compatíveis para um relacionamento amoroso, devido às suas diferenças na forma de ver a vida. No caminho para um importante jantar de negócios, Richard se depara com uma garota sangrando na calçada. Ele deixa tudo de lado (Jéssica, o jantar, o chefe de Jéssica, etc) e salva a garota, levando-a para seu apartamento.

A garota chama-se Door e tem a aparência de uma menina de rua. Ela tem o poder de abrir portas sem chaves e, por causa disso, ela consegue transitar por mundos paralelos com facilidade. Richard logo descobre que Door está sendo perseguida por dois assassinos, Croup e Vandemar, e acaba se envolvendo na vida da garota. Juntos, eles vão atrás do Marquês de Carabas, que é a única pessoa de confiança de Door e que pode livrá-la dos assassinos.

O mais interessante, no entanto, é a descoberta principal de Richard, que é a estrutura de todo o livro: existem duas Londres, a Londres de Cima e Londres de Baixo, e Door e Richard são uma das pouquíssimas pessoas que foram capazes de transitar entre elas. No momento em que ele decide ajudar Door, ele passa a fazer parte da Londres de Baixo, que é uma versão alternativa da Londres de Cima (a real, que todos nós conhecemos). Na Londres de Baixo, há criaturas míticas; ratos que falam; pessoas que vivem nos esgotos, túneis, estações do metrô, e assim por diante. Richard só percebe que algo fantástico está acontecendo quando, na tentativa de retomar sua vida na Londres de Cima, ele nota que ficou invisível e que sua existência foi apagada de lá.

Assim, vendo-se sem opções e desejoso de salvar Door, ele junta-se a ela, ao Marquês de Carabas e à Hunter, uma guarda-costas contratada para proteger Door. Eles precisam encontrar o anjo Islington, que tem várias respostas que eles procuram: por que querem matar Door? por que assassinaram seus pais? e assim por diante. Conforme a estória se desenrola, o leitor fica sabendo mais detalhes sobre a vida de todos os seres da Londres de Baixo e logo aparecem traições, aventuras, buscas por uma chave mágica e outros elementos fantásticos que só Neil Gaiman sabe imaginar.

É muito interessante acompanhar a evolução da personagem de Richard. No início, ele sente-se completamente perdido na Londres de Baixo, e, assim como o leitor, ele não compreende o funcionamento das coisas naquele universo paralelo. Conforme o enredo se desenrola, Richard tenta encontrar sua identidade e sua utilidade na missão de salvar Door e, a partir disso, começa uma jornada de autoconhecimento que é relevante para a estória como um todo. 

Quando terminei a leitura, minha sensação foi a de ter presenciado uma estória fofa, agradável, mágica e bonita. Percebi que estava sorrindo quando fechei o livro.

Em termos de mensagem que a obra oferece, este livro me lembrou o filme "Meia-Noite em Paris", pois achei a estrutura da estória e o final muito parecidos, o que é mérito para ambas as obras. Além disso, este livro também é uma série da BBC, que foi ao ar em 1996.

Avaliação do Perplexidade e Silêncio: 

Outros livros do Neil Gaiman que passaram por aqui:

O livro ou o filme? | Stardust, o Mistério da Estrela
Deuses Americanos
Belas Maldições
O livro ou o filme? | Coraline
O Oceano no Fim do Caminho

2 Comments

  1. Eu comecei a ler esse livro ano passado se eu não me engano, mas tive que interromper a leitura e acabei não retomando. Mas apesar de estar bem no comecinho, já tava gostando muito!
    Tenho MUITA vontade de conhecer Londres, por isso amo livros que se passam lá <3 E adoro a temática de mundos/lugares paralelos.
    Assim que der quero pegar pra terminar de ler!
    Gostei muito da resenha :)

    ResponderExcluir