Como escrevo um livro #2: Perfil das Personagens


No post anterior, contei um pouco sobre métodos de construção de personagens. Agora, vou falar um pouco sobre a aplicação destes métodos no meu próximo livro, que é composto por cinco personagens. Desenhei pequenos sketches de cada personagem, e estes sketches não estão muito detalhados de propósito, pois quero deixar o resto para a imaginação dos (futuros) leitores. Ao lado de cada sketch, estão descritas as principais características das personagens.



Sofia e Virgínia são as principais personagens da estória. No início, imaginei que Virgínia seria a principal e Sofia a coadjuvante. Porém, ao longo do processo de escrever o livro, percebi que esta separação não só era desnecessária como seria impossível, pois a participação delas é igualmente importante para o enredo. Mantive a noção de que Virgínia seria mais velha (algo em torno dos 20 - 25 anos) e Sofia uma criança (entre 7 - 10 anos). 
Outra preocupação que tive ao longo do livro foi de que ambas deveriam ser fortes e autênticas. Não há nada mais brochante em uma narrativa do que personagens caricatas ou previsíveis, e quis ao máximo sair dos estereótipos femininos em ambas.


Além delas, há mais três personagens, que forneceram o elemento de fantasia para a estória: Destino, Tempo e Universo. E sim, há uma forte referência de Neil Gaiman na humanização de entidades, mas falarei sobre isso em outro momento. Minha maior preocupação na construção destas três figuras foi concretizar uma coisa abstrata (como o tempo) em personagens atraentes, carismáticos e interessantes, fugindo de caricaturas e clichês. Percebi que é muito fácil cometer erros na hora de escrever fantasia, recorrendo a elementos que já estão viciados. Logo, meu maior desafio foi ser original.
Também me preocupei em mostrar ao leitor que estas três entidades possuem relacionamentos entre si (Universo e Tempo disputam poder e são hostis, Universo e Destino tem uma ligação de amizade duradoura e Tempo e Destino se relacionam apenas para negócios). Estes relacionamentos precisavam estar condizentes com o que eles são para fazer sentido a quem lê.
Cada uma destas cinco personagens tem um objetivo e uma motivação, que pontuei no meu board antes mesmo de começar a escrever o livro. Quais são estes objetivos? Não vou contar agora, para não dar spoilers! (: Mas fiquem atentos que voltarei com mais detalhes e mais dicas de como se escrever um livro.

0 Comments