Sugestão de Leitura: A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón



Carlos Ruiz Zafón é um escritor contemporâneo em suas idéias e estrutura narrativa mas, em alguns aspectos, parece um escritor clássico, pela linguagem e vocabulário que apresenta. Não conhecia o trabalho dele antes de ler o livro desta Sugestão e, também, não li outros livros dele e, mesmo assim, contrariando todas as minhas "regras", ele está aqui merecendo um destaque especial. E ele me sobressaiu dentre tantos outros livros que li exatamente por esta combinação. Ele é um daqueles escritores com uma técnica excelente, técnica que lhe fez conquistar uma série sem fim de prêmios literários importantes. 

Por que escolhi este livro?

Já falei sobre a sinopse de "A Sombra do Vento" neste Quero Ler.
O livro mistura suspense e crime a là Agatha Christie. Narração e vocabulário a là Alexandre Dumas e seu O Conde de Montecristo. Relacionamentos e romances com um quê de sarcasmo e amargura. E descrições que mais parecem cenas de um filme (dos bons). Não tem como não se prender à estória, suas diversas reviravoltas e narrativas de tempos paralelos.
Muitas vezes, passado e presente se confundem, mas apenas por poucos parágrafos, pois logo Zafón desfaz os nós que atou com maestria que poucos conseguem.
Como leitora, fiquei satisfeita e conectada ao livro do começo ao fim.
Como escritora, Zafón me fez voltar a acreditar na literatura contemporânea e me estimulou a lapidar e escolher mais as palavras.




Recomendo a leitura sem pestanejar e mal posso esperar para ler outras obras dele.

Sugestão de Leitura anterior: Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley

1 Comments

  1. Oi, Ruh!

    Quero DEMAIS ler algo desse autor! Na biblioteca da minha faculdade tem esse título e mais outro (não lembro qual), mas sempre estão emprestados *emoticon triste* Todo mundo que já leu esse autor tem milhões de elogios e isso apenas serve para eu ficar cada vez mais curiosa! Quero demais conferir A Sombra do Vento! Espero que, nesse semestre, eu consiga!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir