O livro ou o filme? | Nerve, de Jeanne Ryan


No primeiro debate "O livro ou o filme?" do ano, temos o romance Nerve, escrito por Jeanne Ryan e adaptado para os cinemas em 2016 com Emma Roberts e Dave Franco.

O gênero do livro "Nerve" é categorizado como techno-thriller. Este gênero mistura ficção-científica, suspense, espionagem e ação, normalmente com um foco bastante detalhado na tecnologia. 

No livro, um jogo chamado NERVE é um massivo sucesso entre os jovens dos Estados Unidos. O jogo propõe dois tipos de participação: Observador ou Jogador. Vários desafios são oferecidos àqueles que se inscrevem como Jogador, alguns destes desafios são meramente constrangedores ou difíceis mas, conforme o Jogador avança e conquista Observadores, os desafios vão ficando mais arriscados e perigosos. O NERVE também é uma rede social, onde as pessoas podem comentar e sugerir desafios aos demais participantes.
Em contrapartida, o NERVE recompensa os Jogadores com prêmios de altíssimo valor, cada um personalizado para os interesses e objetivos de cada participante. O NERVE monitora todas as redes sociais, relacionamentos, compras online e e-mails de cada inscrito no jogo e, a partir das informações coletadas, sugere as recompensas mais irresistíveis.

O livro inicia com um epílogo onde vamos uma garota chamada Abigail fugindo de um Observador que a ameaça de morte e, para escapar dele, ela se vê obrigada a pular de uma cachoeira. Ao longo da estória, as pessoas se referem a Abigail como um "exemplo" ou uma "vencedora" e que ela pulou da cachoeira apenas para ganhar Observadores. Isso mostra a perversidade envolvida no jogo.

A protagonista chama-se Vee, apelido de Vênus, uma capricorniana séria, focada nos estudos e muito responsável. Ela é responsável pelo figurino e maquiagem da peça da escola onde sua melhor amiga, Sidney, é a estrela principal. Vee gosta de Matthew, que lhe dá sinais confusos de interesse, até que Vee descobre que Matthew e Sidney estão tendo um caso, apesar de Sidney saber dos sentimentos de Vee. Em paralelo, Vee está de castigo porque seus pais acreditam que ela tentou se matar na garagem de casa meses atrás. Toda essa situação faz Vee "surtar" e querer ser uma pessoa completamente diferente e, por isso, ela entra no NERVE como Jogadora. 
É lá que ela conhece Ian, que se tornará seu parceiro oficial de jogo.

No filme, Emma Roberts faz o papel de Vee e Dave Franco faz o papel de Ian. Eles encaixaram perfeitamente nas personagens e foram escolhas muito certeiras. 
Agora, em relação à estória em si, o filme é completamente diferente do livro e, para facilitar a explicação farei uma breve lista abaixo:

- No filme, não há nada relacionado ao teatro da escola e nem sobre o castigo de Vee. O foco do background da personagem é sua vontade de ir para a Escola de Artes mas sua preocupação em deixar sua mãe sozinha. 
- No livro, ela mora com os pais, que ainda são casados, mas no filme fica implícito que a Vee tem uma mãe solteira.
- Os desafios em si são totalmente diferentes. No livro, o foco no constrangimento e no risco à vida é maior do que no filme, bem como o impacto emocional do jogo na vida dos participantes. 
- No livro, até o final, não sabemos a história de vida de Ian nem suas motivações principais. Também é difícil descobrir quais são suas reais intenções com Vee, se os sentimentos que ele demonstra fazem parte do jogo ou não. Já no filme, tanto a personagem de Ian como seu relacionamento com Vee ficam mais claros e definidos.
- O último desafio e o final da estória são absolutamente diferentes. O livro traz novas personagens, um risco real à vida de cada participantes e uma atmosfera mais cruel e perversa. Além disso, a mensagem final do livro é sombria e assustadora, diferente do filme.

O livro ou o filme? O filme.
Escolhi o filme por vários motivos.
O primeiro deles é Ian. No livro, achei a personagem muito caricata e forçada e não consegui "comprar" que Vee tenha se apaixonado por ele. Já no filme, a interpretação de Dave Franco foi muito boa e seu Ian fica na medida certa entre "vilão" e "herói", deixando-o muito mais interessante.
Além disso, as mudanças de desafio que ocorreram no filme foram fundamentais para trazerem mais ação e emoção à estória pois, sem estes ajustes, o filme talvez tivesse ficado muito parado.
Também gostei que excluíram o castigo de Vee e sua suposta tentativa de suicídio pois, mesmo no livro, é uma subplot avulsa, que nada agrega de fato à trama.
E, por fim, o filme é um pouco menos adolescente do que o livro.

Mas, ainda assim, gostei do livro. Contudo, se eu tivesse que recomendar apenas um dos dois, recomendaria o filme.


0 Comments