Top 5 | Cinco livros ótimos de ficção-especulativa


Adoro um livro de ficção-especulativa. Às vezes misturado com distopia e às vezes misturado com ficção-científica, é um dos gêneros literários que mais chamam minha atenção. Por isso, escolhi cinco obras incríveis para compartilhar com vocês.

Contextualizando o gênero para aqueles que não o conhecem, a ficção-especulativa parte de um "e se". E se a sociedade não tivesse divisão de gêneros? E se a superpotência do mundo fosse a Índia? E se Hitler nunca tivesse nascido? E assim por diante. As estórias tem o objetivo de conjecturar as consequências, causas, premissas e desdobramentos sobre mundos diferentes do mundo real em que vivemos. A ficção-especulativa é considerada um subtipo da ficção-científica e escrevi um post dedicado a este assunto. Para maiores detalhes, clique aqui:

O País das Mulheres, de Gioconda Belli

E se a política, a economia e o trabalho fossem completamente dominados pelas mulheres?
Se, de um lado, temos O Conto da Aia de Margaret Atwood como uma distopia, "O País das Mulheres" seria o seu oposto, ou seja, uma utopia. A premissa da obra é a seguinte: O PEE (Partido de Esquerda Erótica, cujo símbolo são os pés com as unhas pintadas de vermelho da capa) ganhou a eleição para a presidência do país fictício de Fáguas, através da incrível Viviana. Este novo governo fez uma série de mudanças de paradigmas na sociedade, o que divide opiniões.
A autora postula que as mulheres não devem perseguir atributos masculinos na sua busca pela liderança - como, por exemplo, racionalidade, agressividade, objetividade - e sim, que as mulheres devem se orgulhar daquelas características que, normalmente, são atiradas contra nós como se fossem defeitos: intuição, emotividade, cuidado, acolhimento, ternura, maternidade, delicadeza.
Para ler a resenha completa, clique aqui.

Eu Sou a Lenda, de Richard Matheson

E se uma pandemia exterminasse os seres humanos da Terra?
Robert Neville é o único sobrevivente de uma pandemia que transformou as pessoas em seres próximos aos vampiros. Robert é retratado como alcoólatra e depressivo - o que, aliás, não é muito surpreendente, uma vez que sobrou só você no mundo com várias criaturas querendo te matar.
O livro é focado em mostrar como é a rotina do único ser humano da Terra, com suas dificuldades de sobrevivência e o convívio com uma solidão completa e absoluta. Além disso, Robert precisa se defender, diariamente, do ataque destes "zumbis", que aparecem em sua casa para matá-lo. Um deles é seu antigo vizinho, o que torna a situação ainda mais horrível. 
Para ler a resenha completa, clique neste post: O livro ou o filme? | Eu Sou a Lenda, de Richard Matheson

Oryx e Crake, de Margaret Atwood

E se os seres humanos fossem aprimorados geneticamente?
Margaret Atwood extrapola como seria o nosso mundo caso os seres humanos resolvessem manipular não apenas as plantas, os alimentos e os animais, como também a genética do próprio ser humano. Assim, o leitor é introduzido a um cenário futurista, sem ano definido, mas com um background tecnológico intenso e uma grande apropriação da Biologia e da Natureza por parte do homem, que se estabelece como uma raça superior.
Primeiro volume da maravilhosa trilogia MadAddam, conhecemos Jimmy, Oryx e Crake, o criador desta nova geração de criaturas que irão dominar o mundo.
Para ler a resenha completa, clique aqui.
Se ficou interessado pela trilogia, navegue pelos links abaixo:

Andróides Sonham com Ovelhas Elétricas?, de Philip K. Dick

E se os andróides tentassem dominar os seres humanos?
Escrito em 1968, a estória do livro acontece em uma São Francisco pós-apocalíptica em 1992, mostrando que a Terra foi atingida por uma guerra nuclear. Os seres humanos precisaram emigrar para Marte, onde uma nova colônia foi estabelecida, mas algumas pessoas ainda continuaram no planeta. Estas pessoas foram afetadas pela poeira e denominadas Especiais, pois ficaram com o sistema cognitivo depreciado (e foram apelidadas pejorativamente de "cabeças de galinha"). 
Os andróides foram construídos para ajudarem na colonização de Marte mas alguns, contra a lei, fugiram da colônia e vieram para a Terra. É aí que aparece o caçador de recompensas Richard Deckard, que tem a missão de aposentar - ou seja, matar - estes andróides fugitivos.
Se você ficou interessado, clique neste post: O livro ou o filme? | 8 coisas que não aparecem em Blade Runner

Fahrenheit 451, de Ray Bradbury

E se os livros fossem considerados um perigo para a sociedade?
Existe uma equipe de bombeiros que é responsável por patrulhar a comunidade e verificar se ninguém está praticando o ato mais ilegal de todos: ler. Caso alguém esteja fazendo isso, os bombeiros não só queimam todos os livros e bens materiais daquela pessoa, como também a levam presa - e, em alguns casos, deixam a pessoa em sua casa para morrer queimada.
O protagonista do livro é Guy Montag, um bombeiro que não concorda com a prática de queimar os livros. Em uma das "cenas do crime", ele encontra um livro que deseja ler e o esconde em sua própria casa.
Para ler a resenha completa, clique aqui.

E você, conhece algum livro do gênero que gostaria de me indicar? Deixe aí nos comentários que vou adorar saber!

0 Comments