Rory Gilmore Book Challenge | As Neves do Kilimanjaro e Outros Contos, de Ernest Hemingway


Ao longo do seriado Gilmore Girls, são mencionados 340 livros e este desafio é sobre ler todos eles. Para saber quais livros do desafio o Perplexidade e Silêncio já leu, clique aqui (alguns posts são feitos para outras sessões do blog, mas fazem parte da lista de livros da Rory).

Falei mais sobre o escritor Ernest Hemingway neste post. Além das três obras mencionadas ali, falei também sobre este livro dele.

"As Neves do Kilimanjaro e Outros Contos" é uma coletânea de contos escritos pelo autor entre os anos 1930 e 1940. A antologia é composta por dez contos sendo que "As Neves do Kilimanjaro" é uma das obras mais famosas de Hemingway, e chegou a ser adaptada para o cinema em 1952 e novamente em 2011.

Em "As Neves do Kilimanjaro", Helen e seu marido escritor Harry escalam o monte que dá nome ao título. Harry está morrendo por causa de uma gangrena e um de seus desejos antes de morrer é ver a neve no topo do Kilimanjaro. Enquanto eles estão no processo de subida do monte, Harry vai se tornando cada vez mais agressivo e violento com Helen e a narrativa se concentra nos distúrbios e devaneios emocionais de Harry. Ele intercala as explosões de raiva com momentos ternos e doces, deixando Helen (e o próprio leitor) perplexa. Ao longo da expedição, Harry começa a lembrar-se de coisas do passado e o leitor fica curioso e aflito para saber se ele irá ver a neve no topo do monte do Kilimanjaro.

Outro conto que vale mencionar é "Os Assassinos".  Nele, aparece Nick Adams, uma personagem recorrente nos contos do escritor. Neste conto, seu estilo é bastante minimalista, em contraponto com os frequentes fluxos de consciência de suas estórias. Max e Al, em Illinois na época da Lei Seca (quando vender bebidas alcoólicas era considerado crime) entram no bar de Henry e George. Max e Al estão ali para executar um assassinato sob encomenda e Nick Adams é feito de refém, na cozinha, junto com um funcionário negro. O conto é praticamente todo narrado em diálogos e há várias referências ao crime organizado da época.

Um conto que gosto muito é "A breve, feliz vida de Francis Macombe". Francis e Margot são casados e estão em uma viagem de safári pela África (um tema bem comum nas estórias de Hemingway). Francis contratou um caçador profissional, chamado Robert, para lhe ensinar a caçar, pois o sonho de Francis é matar um leão. Porém, ao ficar frente-a-frente com o animal, Francis tem um ataque de pânico e foge, enquanto Margot atira no leão com facilidade. Depois deste acontecimento, o casamento deles desanda, pois Francis sente-se humilhado pela esposa e esta começa a desprezá-lo. O final do conto é trágico.

Hemingway tem uma visão intimista e pessimista das relações interpessoais, sobretudo dos casamentos, que permeia todas as suas obras. Além disso, suas personagens masculinas normalmente são homens fracassados em busca de rendição. Gosto muito de suas obras e recomendo a leitura desta coletânea.

0 Comments