As três trilogias mais legais que eu já li (até agora) - Categoria: Ficção Científica


Para o post de hoje, separei as três trilogias que mais me marcaram na minha eterna saga de ler todos os livros de ficção-científica disponíveis *riso de nervoso*. São leituras que continuaram me acompanhando muito tempo depois de eu terminado a leitura, além de terem sido obras que devorei e não conseguia largar. 

Trilogia MaddAddão, de Margaret Atwood
A premissa da trilogia é que toda a raça humana foi exterminada, propositalmente, devido a uma pandemia que derreteu os seres humanos. A pandemia foi possível através da inserção de componentes químicos específicos nas vitaminas e nos remédios contra impotência sexual, os dois medicamentos mais vendidos no mundo. Esta praga foi construída em laboratório com o objetivo de substituir os seres humanos por uma raça superior, chamada Crakes. Os Crakes foram nomeados a partir de seu criador, Crake, que dá o título do 1º volume, Oryx e Crake. Os Crakes são seres geneticamente construídos para não possuírem os defeitos físicos, morais e psicológicos dos seres humanos: eles não sentem medo, não são violentos, são amorais, ingênuos, possuem uma pele que repele insetos para evitar doenças de contágio, entre outras características.
Eu sei que muitas pessoas conheceram Atwood através de "O Conto da Aia" mas, para mim, as reais obras-primas dela são estes três livros. A forma como ela imagina o futuro, conecta as histórias dos personagens, cria suspense e constrói o clímax da trilogia é incomparavelmente bom. Eu SUPER recomendo que você conheça estas obras dela e depois converse comigo.
Volume 1: Oryx e Crake, de Margaret Atwood
Volume 2: O Ano do Dilúvio, de Margaret Atwood
Volume 3: MaddAddão, de Margaret Atwood

Trilogia Arquivos Têmis, de Sylvain Neuvel
"Arquivos Têmis" é uma trilogia de ficção-científica que parte do pressuposto de que uma civilização alienígena deixou na Terra, há cinco mil anos, partes de um robô que se completariam formando uma arma com poder destrutivo nunca antes visto. Não sabemos se esta arma foi deixada como defesa para a Humanidade contra algum mal vindo do Universo ou se a própria raça alienígena virá buscá-la em algum momento. Também não sabemos se a tal raça retornará à Terra e com qual intenção.
Quero falar sobre o formato narrativo deste livro. A estória é contada através de relatórios e entrevistas das pessoas envolvidas na escavação do robô - um lingüista canadense (Vincent, igual a Sylvain), dois ex-militares (Kara e Ryan), uma geneticista (Alyssa) e uma médica (Rose Franklin). Tais relatórios e entrevistas são fornecidos a um homem, cuja identidade e nome não são revelados em nenhum momento, que parece ser o coordenador do projeto e é quem intermedia as relações da equipe com o governo norte-americano, através do Secretário de Segurança. No começo, estranhei bastante a narrativa, pois o leitor conhece os fatos a partir dos relatos da equipe e precisa fazer algumas inferências e extrapolações. Porém, passada a minha estranheza, fiquei completamente tomada pela leitura e devorei o livro em dois dias.
Para explicar porquê amo essa trilogia e também falando um pouco sobre o terceiro volume, veja este post: 5 Motivos para Ler Arquivos Têmis, de Sylvain Neuvel
Volume 1: Gigantes Adormecidos, de Sylvain Neuvel
Volume 2: Deuses Renascidos, de Sylvain Neuvel

Trilogia Wayfarers, de Becky Chambers
A premissa da trilogia é que o cosmos é governado pelo Galactic Commons (GC). É este governo, que contém um representante de cada planeta, que estipula quais são as regras de navegação e comércio através do espaço sideral. Assim, para viajar longas distâncias, as naves podem acessar uma subcamada da matéria-escura e, através desta, criar um túnel, criando um buraco de minhoca artificial e bastante perigoso.
Oito planetas compóem o GC: Terra, Marte, Aganon, Hagarem, Hashkath, Porto Coriol, Risheth e Sohep Frie.
Assim, o universo da trilogia Wayfarers é muito rico e dinâmico. Becky Chambers criou seres alienígenas, culturas, idiomas, economias e política para cada um destes planetas e todas estas criações soaram naturais e fluidas. Só por isso Becky já conquistou meu coração de leitora.
Eu recomendo muito, muito, muito que você leia os três volumes:
Volume 1: A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil, de Becky Chambers
Volume 2: A Vida Compartilhada em Uma Admirável Órbita Fechada, de Becky Chambers
Volume 3: Record of a Spaceborn Few, de Becky Chambers


E você, quais são suas top 3 trilogias de ficção-científica? Deixe aí nos comentários que vou adorar saber!

0 Comments