Top 5 | Cinco coadjuvantes que roubaram a cena

 

Estes dias percebi que os meus livros favoritos ganharam este posto porque tem excelente coadjuvantes sustentando a história. E, de forma geral, eu me conecto mais com estes personagens do que com os protagonistas que, com algumas exceções, tendem a cair em clichês, sobretudo em livros de fantasia. Por isso, resolvi fazer um post dedicado a eles, aos meus coadjuvantes favoritos.

Trilogia Scythe, de Neal Shusterman
A série se passa em um futuro distante do nosso, onde a civilização alcançou um status de utopia. Nesta civilização, os humanos alcançaram a imortalidade e todos os nossos problemas - pobreza, miséria, fome, doenças, crimes - foram solucionados. Toda a Terra é controlada pela Nimbo-Cúmulo, uma inteligência artifical perfeita que jamais comete erros em seus cálculos e movimentos e, por causa dela, não existem mais governos, política ou leis.
Para controlar o excesso de população na Terra, existem os Ceifadores. Eles são uma entidade à parte da Nimbo-Cúmulo e são os responsáveis por coletar - ou seja, matar - pessoas, de acordo com estatísticas de controle populacional.
Os protagonistas, Rowan e Citra, são bem escritos, mas eles não me cativaram tanto quanto os coadjuvantes desta trama - os Ceifadores Farraday e Curie, mentores de ambos, e o melhor amigo de Rowan, Tiger. A personalidade dos Ceifadores foi muito bem desenvolvida e eles adicionam profundidade à história que, sem eles, seria um romance meio bobo entre dois adolescentes. 
Para ver todas as resenhas da trilogia, navegue pelos links abaixo:
Trilogia Scythe, Vol.1: Ceifador, de Neal Shusterman
Trilogia Scythe, Vol. 2: A Nuvem, de Neal Shusterman
Trilogia Scythe, Vol. 3: O Timbre, de Neal Shusterman

Série A Roda do Tempo, de Robert Jordan
Cada vez que eu tento falar sobre a minha série preferida, meu coração até dispara. Às vezes não sei bem nem por onde começar, mas posso garantir que os coadjuvantes desta série são, de forma geral, maiores e melhores que o protagonista, o herói da saga.
Jordan criou um mundo extremamente detalhado, complexo e criativo - e daí surgem as comparações com Tolkien. Há um grande número de personagens, mas, ao contrário do que acontece normalmente, não as confundimos e nem nos perdemos nas referências, pois há muita coesão entre as estórias, as personagens e os capítulos.
Há diversos povos e culturas ao longo dos livros, que são apresentados ao leitor conforme as personagens percorrem o mundo em busca de completar suas próprias missões. As missões são interligadas, pois fazem parte da Roda do Tempo, um elemento análogo ao Destino, que tece um padrão que ninguém pode alterar.
Eu gosto particularmente de Perrin, um dos melhores amigos do protagonista Rand al'Thor, e de Lan, o escudeiro/protetor de uma sacerdotisa chamada Moiraine. Eu vibrava cada vez que eles apareciam na trama e me conectei muito com eles.
Para saber mais sobre os livros, veja abaixo:
Sugestão de Leitura | A Roda do Tempo de Robert Jordan
Já Li #32 - A Roda do Tempo, Vol.5: As Chamas do Paraíso, de Robert Jordan
Sugestão de Leitura | A Roda do Tempo, Vol. 6: O Senhor do Caos, de Robert Jordan

Skyward - Conquiste As Estrelas, de Brandon Sanderson
É lógico que Brandon Sanderson estaria nessa lista, ele que é o mestre - mais que mestre, O Rei - em construir personagens maravilhosos. Precisei me segurar para não sugerir uma dezena de livros dele, então escolhi a obra mais recente.
"Skyward - Conquiste as Estrelas" é o primeiro volume do que será uma tetralogia sobre a incrível personagem feminina Spensa Chaser, codinome Spin. O livro se passa em um planeta chamado Detritus, onde os seres humanos buscam refúgio em cavernas dos ataques de alienígenas chamados Krell. Detritus é envolto em satélites quebrados, claraboias, pedaços de metal e outros itens de tecnologia antiga e esquecida. Os Krell se aproveitam desta órbita poluída para atacarem os humanos de surpresa.
Para mim, quem roubou a cena é M-Bot, uma inteligência artificial que Spensa encontra nos escombros de uma nave e que tem uma personalidade deliciosa. Eu amei cada parte que ele aparece. Se você quiser ver a resenha completa, clique aqui.

Trilogia Wayfarers, de Becky Chambers
Esta é outra trilogia que eu amei do começo ao fim, sobretudo por causa dos coadjuvantes incríveis que existem ao longo da trama.
A premissa da trilogia é que o cosmos é governado pelo Galactic Commons (GC). É este governo, que contém um representante de cada planeta, que estipula quais são as regras de navegação e comércio através do espaço sideral. Assim, para viajar longas distâncias, as naves podem acessar uma subcamada da matéria-escura e, através desta, criar um túnel, criando um buraco de minhoca artificial e bastante perigoso.
Oito planetas compóem o GC: Terra, Marte, Aganon, Hagarem, Hashkath, Porto Coriol, Risheth e Sohep Frie.
Dentro desse contexto, a estória se passa a bordo de uma nave chamada Wayfarer que contém seres de todos os contatos de GC, que é o que torna tudo tão rico e interessante. Me apaixonei, principalmente, por Sissix, do planeta Aandrisk, que eu garrei um crush imediato.
Se você quer saber mais sobre a trilogia, veja as resenhas abaixo:
Sugestão de Leitura | Wayfarers, Vol.1: A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil, de Becky Chambers
Sugestão de Leitura | Wayfarers, Vol. 2: A Vida Compartilhada em Uma Admirável Órbita Fechada, de Becky Chambers
Já Li #93 - Wayfarers, Vol. 3: Record of a Spaceborn Few, de Becky Chambers

A Crônica do Matador do Rei, de Patrick Rothfuss
A maior prova de que Rothfuss criou uma excelente coadjuvante é que ela - Auri - virou a protagonista de seu próprio livro, "A Música do Silêncio".
A Crônica do Matador do Rei é uma triologia composta pelos seguintes títulos: 1. O Nome do Vento; 2. O Temor do Sábio e 3. As Portas de Pedra (título provisório, pois Patrick ainda está escrevendo o terceiro volume). Cada livro corresponde a um dia de "contação de estórias" de Kvothe, a personagem principal, a um cronista que o visita em sua hospedaria.
Kvothe é um arcanista, ou seja, estudou na Universidade onde aprendeu desde magias e simpatias até medicina e artificiaria.
A resenha completa está aqui e também te dei 6 Razões para se Apaixonar por Patrick Rothfuss, onde falo mais de um segundo coadjuvante que conquistou meu coração, Bast.

Quem você adicionaria nesta lista? Deixe aí nos comentários!

0 Comments