O que ler se você gosta de... Contos de fada


Os contos de fada continuam sendo extremamente populares e despertam o interesse de leitores de todas as idades, das crianças aos adultos. E, em tempos difíceis, os contos de fada nos proporcionam alívio, permitindo que a gente desligue da realidade um pouquinho. No post de hoje, separei dicas de leitura para quem gosta do gênero (e já assistiu a todos os filmes da Disney nesta quarentena).

Se você quiser ler mais sobre o tema, veja também os posts abaixo:
Por que os contos de fada ainda são populares?

Trilogia Winternight, Vol. 1: O Urso e o Rouxinol, de Katherine Arden

Este livro é o primeiro volume de uma trilogia chamada Winternight, cuja protagonista é a garotinha Vasya. O cenário da história é digno de um conto de fadas, pois ela se passa em uma pequena vila da Rússia medieval, vila esta que é habitada por uma série de criaturas mágicas. Todas as criaturas foram inspiradas no folclore russo e temos árvores falantes, elfos domésticos, espíritos da floresta, e por aí vai. Somente Vasya é capaz de vê-los e de se comunicar com eles.
A mãe de Vasya morreu ao dar à luz a ela e seu pai se casa de novo com Anna. Anna, tremendamente católica, acha Vasya esquisita e a rotula de bruxa. Daí em diante, Vasya tenta não apenas se livrar da madrasta, mas sobretudo proteger as criaturas mágicas. 
Para ler a resenha completa, clique aqui.

Trilogia Kingdom of Fire, Vol. 1: Uma Sombra Ardente e Brilhante, de Jessica Cluess
Este livro é o primeiro volume da trilogia Kingdom of Fire. A premissa de toda a série, que se passa na Inglaterra Vitoriana, é de que o mundo será destruído pelos Ancestrais, sete criaturas horrendas e muito assustadoras que conseguiram romper o selo de proteção dos feiticeiros e espalham morte e terror.
A protagonista da história é Henrietta, uma orfã de dezesseis anos que leciona Matemática para as crianças de seu orfanato e tem poderes de dominação do fogo. Um dia, o feiticeiro Agrippa chega ao orfanato e a leva embora, sob o pretexto de que ela é a garota de uma profecia, a Escolhida que vencerá os Ancestrais. 
Foi uma leitura que eu adorei, do começo ao fim, e você pode conferir a resenha completa aqui. Também li e resenhei o segundo volume, "Um Veneno Sombrio e Sufocante", aqui.

Em Algum Lugar nas Estrelas, de Clare Vanderpool
Jack Baker perdeu a mãe logo após o término da Segunda Guerra Mundial. Seu pai, que combateu na guerra, volta com Síndrome de Estresse Pós Traumático e não se sente apto a cuidar do filho sozinho e, por isso, o coloca em um internato. Lá, Jack conhece Early Auden, que o ensina a remar e o estimula a, juntos, procurarem por seu irmão Fish que está desaparecido.
Na cabeça tortuosa de Early, ele conectou a história de Fish à lenda de Pi. Early leu o livro "A Vida de Pi" de Yann Martel (que gerou o filme de 2012) e acredita que, tanto quanto Pi retornou ao lar, Fish também irá. E para adicionar mais uma cama de excentricidade à sua teoria, Early junta a lenda de Pi com o número Pi, e nas mais de duzentas casas decimais dele Early enxerga cores, situações, geometrias, toda uma narrativa de que mais ninguém acompanha.
Para ler a resenha completa, clique aqui.

Enraizados, de Naomi Novik

No reino de Polnya, a cada dez anos, uma menina é raptada pelo mago do Rei, apelidado de Dragão. Enclausurados numa torre antiga, ninguém sabe o que acontece entre o Dragão e a sua escolhida mas todos sabem que, ao fim dos dez anos, as garotas tornaram-se mulheres e decidem viajar pelo mundo, insatisfeitas com a vida provinciana na vila onde moravam.
Na vila de Dvernik, uma das nove que compõem o reino, todos acreditam que o Dragão vai escolher Kasia, a menina mais bonita e mais inteligente da região. Ao longo de toda a sua vida, Kasia foi treinada e educada para isso, e todos ficam muito surpresos quando Agnieska, uma menina "normal e sem atrativos" é escolhida em seu lugar.
Eu não gostei muito desse livro (descrevi os motivos aqui), mas acho que a leitura é válida para quem gosta de contos de fada.

E você, tem alguma recomendação de livros para adicionar nessa listinha? Deixe aí nos comentários que vou adorar saber!

0 Comments