Já Li #136 - O Fio da Vida, de Kate Atkinson

 


A resenha de hoje é de um livro que não sei muito bem como classificar. "O Fio da Vida" de Kate Atkinson é uma mistura de romance histórico, ficção-especulativa e fantasia, e hoje darei minha opinião sobre o que achei dessa mistura toda.

Kate Atkinson ficou mais conhecida com a série de livros Jackson Brodie, um detetive que virou adaptação para a TV na Inglaterra e foi muito famoso nos anos 90. Ela também escreve roteiros e contos e, a partir de 2013, voltou a se dedicar a séries literárias, que é o caso do livro desta resenha.

"O Fio da Vida", publicado em 2013, acompanha a vida de Ursula Todd em uma estrutura bastante diferente dos romances históricos comuns. A narrativa propõe diversas versões alternativas da vida de Ursula, nascida em fevereiro de 1910 em uma família da classe média-alta do interior da Inglaterra. A cada vez que Ursula morre, o capítulo seguinte a ressuscita e mostra como seriam outras possibilidades de sua vida caso ela não tivesse morrido daquela forma.

Logo no início da história, Ursula morre ainda bebê, enforcada pelo cordão umbilical no parto. Depois, logo a seguir, ela vive até os cinco anos de idade mas morre afogada no mar. E assim sucessivamente, a cada ciclo Ursula vivendo um pouco mais, até que enfim chega à vida adulta.
O leitor precisa prestar atenção nas datas do começo da cada capítulo pois elas são a única direção e explicação que Atkinson provê. Eu mesma demorei um tempo até entender o que estava acontecendo porque não me atentei a essas datas.
Outro momento que Atkinson contextualiza as premissas do livro é quando a própria Ursula começa a ter um fortíssimo sentimento de dèja-vu e, a partir disso, ela percebe que aquela vida atual dela não foi a primeira e nem será a última. Essa percepção dela em nada muda a trama e parece só surgir no enredo para ajudar o leitor a entender o que está acontecendo.

Ursula passa por um casamento abusivo onde é morta pelo marido possessivo, depois renasce para ser uma mulher solteira e professora e há até uma versão onde ela conhece e convive com Hitler. O único ponto comum entre todas as suas versões é a Segunda Guerra Mundial, que permeia todas as suas narrativas. 

O ponto positivo é que Atkinson foi criativa ao simular todas as possibilidades de vida de uma mulher como Ursula no início do século 20. Embora a autora pareça achar que não existiam finais felizes, ainda assim ela fez um bom trabalhando pensando quais detalhes da vida de Ursula mudar e quais os impactos dessa mudança na vida seguinte.

Porém, num determinado ponto da leitura, eu comecei a perder a vontade de ler. Eu senti que Atkinson se preocupou tanto em construir os enredos que acabou se esquecendo de construir a própria Ursula. Senti falta de uma personalidade mais desenvolvida, de uma identidade mais constituída, e depois de ler e reler sobre todas as suas vidas, me vi não me importando muito com o futuro da protagonista.
Além disso, acho que a autora extrapolou na quantidade de versões da vida de Ursula. Ela poderia ter deixado de fora várias delas (pelo menos umas quatro ou cinco), já que as mudanças entre uma e outra não eram muito significativas. E mesmo a versão que tem Hitler pareceu absurda demais e não entendi muito bem onde a escritora quis chegar.

Os personagens ao redor de Ursula também não são interessantes - com exceção de Izzy que, por mim, teria sido a real protagonista da história. Os irmãos de Ursula parecem todos a mesma pessoa, sua mãe é sempre chata e, seu pai, insosso. As vidas dos outros personagens não varia muito e eles mesmos são quase inúteis no enredo, pois não contribuem em nada para o desenvolvimento da trama.

Com isso, me custou muito chegar ao fim da leitura e quase desisti várias vezes. O que me manteve lendo foi querer saber qual seria a versão de Ursula que chegaria mais longe mas, infelizmente, não foi nada excepcional. Atkinson poderia ter parado de escrever o livro em qualquer ponto da história que daria no mesmo.

Por isso, não é uma leitura que recomendo.

Avaliação do Perplexidade e Silêncio: 

0 Comments