O que ler se você gosta de... F.R.I.E.N.D.S.

F.R.I.E.N.D.S. ainda é uma das minhas séries favoritas, mesmo não tendo envelhecido tão bem assim desde sua criação, em 1994. Já assisti todos os episódios um zilhão de vezes e, mesmo assim, me vejo dando o play nela no Netflix quase todos os dias. Por isso, pensando em quem é fã dessa série como eu, separei algumas recomendações de leitura que tem a mesma energia.

"Os Casos de Amor de Nathaniel P.", de Adelle Waldman
Nathaniel está solteiro e parece ter adotado a abordagem de Joey Tribbiani para namorar. Acostumado a ser rejeitado por mulheres, Nate não tem certeza de como lidar com seu novo apelo sexual. Com as garotas aparentemente se jogando em cima dele, ele luta para manter a imagem de cara legal que sempre teve e, ao mesmo tempo, quer manter sua liberdade recém-descoberta.
Este é o primeiro romance de Adelle Waldman, que ganhou reconhecimento por ter escrito todo o livro narrado em primeira pessoa, do ponto-de-vista de um homem, evitando clichês e estereótipos. Ela também traz uma perspectiva moderna do amor, como se atualizando o Joey para os nossos tempos, e quais são os desafios do homem hoje em dia.

"Má Feminista", de Roxane Gay
Vocês lembram de um episódio, aquele que o roommate psicopata do Chandler nunca quer ir embora, que as meninas falam sobre um livro chamado "Be Your Own Wind Keeper?". Monica, Rachel e Phoebe passam todo o tempo compartilhando frases de efeito motivacionais (e, em tese, empoderadoras) até que acabam brigando por causa de um quiz do livro. 
Se fôssemos transportar essa mensagem para os dias atuais, o livro de Roxane Gray escrito em 2014 seria o seu equivalente, e provavelmente seria ele o alvo das referências das meninas. 
A compilação de ensaios de Roxane Gay aborda cultura popular, política e as amizades femininas que farão com que as mulheres se sintam fortalecidas e inspiradas a agir por conta própria.

" O Noivo da Minha Melhor Amiga" (Darcy & Rachel, vol.1), de Emily Giffin
(e uma das capas de livro mais feias que já vi)
Esse livro vai fazer os fãs de F.R.I.E.N.D.S. pensarem naquele romance esquisito entre a Rachel e o Joey, que acontece quase no final da série, ainda com o bônus de que a protagonista dos livros também se chama Rachel.
Rachel é advogada e faz o tipo conservadora/certinha e, no seu aniversário de trinta anos, surta (o que também me lembra aquele episódio maravilhoso da série que mostra como cada um deles reagiu quando fez trinta anos. É um dos meus episódios preferidos!). Ela fica deprimida que não está casada nem tem filhos e, bêbada, transa com o noivo de sua melhor amiga, a Darcy. Daí em diante Rachel percebe que sempre amou Dex, o noivo, e o conflito do enredo se passa ao redor disso.

"O Clube do Tricô", de Kate Jacobs
Na cidade de Nova York, um grupo de mulheres ecléticas come juntas uma vez por semana para fazer tricô. A história é focada principalmente em uma mulher e sua filha, mas o grupo de amigas do clube de tricô as ajuda a atravessar o ano mais difícil de suas vidas. 
A mãe, Georgia Walker, viu a popularidade da sua lojinha de tricô crescer rápido em pouco tempo e decide criar o clube. Sua filha, Dakota, ajuda na organização dele e faz os muffins deliciosos que todos esperam ansiosamente a cada encontro. A paz de Georgia termina quando James, o amor de sua vida, retorna pedindo que ela lhe dê uma segunda chance.
Este testemunho de amizade Nova York é ótimo para os fãs de F.R.I.E.N.D.S. e a história de Georgia me fez pensar em Monica e Richard.

Você adicionaria mais algum livro nessa listinha? Deixa aí nos comentários que vou adorar saber! 

0 Comments